Indústria

A baixa lucratividade tem sido um problema na sua indústria? Você não está sozinho! Saiba como resolver e voltar a ter lucros bem melhores.

 

10 em cada 10 empresários da indústria tem por objetivo reduzir gastos e aumentar a lucratividade! Os dados não são de nenhuma pesquisa, mas todos nós concordamos que este é um desejo comum, mesmo em época de recuperação lenta da economia brasileira.

Mas, quando a lucratividade está mais baixa do que você tolera ou a ponto de ameaçar a sua empresa, o que se deve fazer? Este é um desafio que você não vai encarar sozinho, pois criamos um conteúdo que vai lhe ajudar.

Veja como resolver a baixa lucratividade da sua indústria com os tópicos a seguir.

 

Avalie os pontos positivos e negativos da sua indústria 

Nem tudo está correto e nem todos os pontos são negativos na sua indústria. Analise os dados e a situação dos setores da empresa que estão gerando lucro ou causando prejuízos. Nesse sentido, avalie a qualidade dos produtos e serviços e quais deles precisam ser otimizados ou melhorados.

Acesse as informações de anos anteriores e faça o cruzamento dos dados, comparando os resultados. Pode ser que você está faturando menos por motivos já conhecidos.

Uma maneira eficiente de avaliar os pontos positivos e negativos é por meio da lucratividade de cada produto. É possível verificar quais produtos geram mais lucros à empresa com menos trabalho e, consequentemente, adotar uma estratégia de divulgação mais voltada a eles.

Outro modo interessante é avaliar a capacidade de inovação da equipe em relação aos processos e produtos. Será que o funcionário está entregando o que se espera dele? Incentivá-lo ou mesmo desafiá-lo é estrategicamente importante.

 

Reveja o planejamento financeiro

Como o mercado é extremamente dinâmico, e a indústria não fica de fora disso, pode ser que o seu planejamento financeiro tenha que ser alterado. Vale a pena rever contratos e serviços, negociar com fornecedores e verificar os custos com a infraestrutura e as despesas fixas.

Ter um controle minucioso de todos os gastos da sua indústria é ponto positivo para compreender a capacidade de investimento atual e aumentar a lucratividade.

 

Avalie e reveja a sua estrutura de equipamentos

Como estão os equipamentos na sua indústria? Avalie se eles estão rendendo o quanto você espera ou estão defasados diante de outros modelos mais modernos. Pode ser ainda que eles sejam responsáveis por boa parte do desperdício de produtos e do tempo.

Ao encontrar pontos negativos, faça um planejamento para investir em equipamentos melhores e otimizar a sua produção. As consequências serão mais produtividade e maiores lucros.

Outra excelente medida é avaliar a estrutura dos equipamentos em relação à sua produtividade, comparando-a com a qualidade dos produtos. Pergunte-se: “quanto a minha empresa está perdendo em função de processos que não são automatizados ou que estejam com uma automação falha? ”. Os números podem revelar quando está na hora de investir em novas tecnologias e novos processos.

Reveja a sua precificação de produtos

Descontos e promoções são armas poderosas para atrair clientes. Porém, nem sempre elas acontecem no momento mais adequado. Mantenha a coerência dos valores de seus serviços e o tempo que você levou para fazer um produto. Não precisa baixar exageradamente o seu preço, comprometendo o fluxo de caixa, apenas em função de uma época de menor volume de vendas.

Faça as suas promoções, mas não esqueça que o ideal é analisar bem o preço médio praticado pelo mercado e criar estratégias de atração em períodos específicos.

Reveja seus preços através de uma análise minuciosa sobre os processos produtivos, pois são eles que agregam valor aos produtos. Concorda? Na tomada de decisão, uma alternativa viável é trabalhar com a terceirização de alguns processos e de produtos.

Com a terceirização, a indústria pode diminuir os investimentos em determinados processos, capital humano, matéria prima, equipamentos, entre outros itens. No entanto, antes de terceirizar, é necessário saber quanto estará pagando pela produção e qual o valor que você gastaria produzindo você mesmo.

 

Invista em captação de novos clientes

A captação de novos clientes é sempre uma oportunidade de alavancar os seus negócios. No início desta fase, é interessante aumentar a abrangência da sua indústria, oferecendo produtos e serviços de maneira diferenciada. Para tanto, indicamos começar pelo engajamento dos consumidores a partir de estratégias inovadoras de marketing e comunicação, como nas mídias sociais, google, site ou dentro das suas atuais ferramentas de divulgação.

É claro que manter os clientes atuais com um atendimento personalizado é fundamental. Mas, realizar a captação de novos clientes é uma fórmula da rentabilidade.

 

Avalie o retorno sobre o investimento (ROI)

Em muitas situações, o retorno sobre o investimento (ROI) é lento e progressivo, não ocorrendo da maneira esperada.

Para que saiba qual é o tempo de retorno, o empresário pode dividir a forma de medição em objetivos menores dentro do ROI. Assim, fica mais claro quanto a indústria está tendo de retorno com cada investimento.

 

A baixa lucratividade na indústria tira o sono de muita gente, não permita que as suas noites sejam de pesadelo em decorrência deste problema. Tome por base as atitudes acima e volte a ter lucros maiores.

E então? Encontrou respostas para o seu problema, neste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e entenda outros pontos importantes sobre bens de consumo, tipos de indústria, rentabilidade e outros assuntos.