produção industrial

Hoje, é essencial contar com a automação para otimizar a produção industrial. Ao começar um negócio é preciso atentar, ainda, para outros fatores. Confira!

A indústria alimentícia é uma das atividades econômicas que mais cresce em todo o mundo e dentro desse segmento há inúmeras subdivisões, com necessidades distintas e que, portanto, exigem o uso de diferentes máquinas e equipamentos.

Empresas que produzem ou distribuem alimentos industrializados e prontos precisam de equipamentos mais complexos para que o processo produtivo seja otimizado.

Além disso, o processo de produção muda de acordo com o tipo de alimento, matérias-primas e o modo com que os ingredientes são misturados. No entanto, na hora de embalar o produto finalizado as necessidades são bastante parecidas.

Continue a leitura e veja o que você deve analisar antes de iniciar as suas atividades no setor de alimentos.

Produção industrial: o que analisar antes de iniciar um negócio

O primeiro ponto que deve ser analisado é de que forma as máquinas podem ajudar você nas necessidades da sua empresa. Para isso, observe a concorrência, procure entender como ela trabalha e de que modo executa os processos.

Assim, é possível saber quais são os equipamentos indispensáveis para desenvolver cada etapa da linha de produção, lembrando que o retorno dos investimentos feitos em automação ocorre a longo prazo.

A importância da automação industrial

Nos dias de hoje, a automação dos processos produtivos é uma condição indispensável para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado, especialmente na indústria de alimentos e bebidas.

A automação industrial faz com que as tarefas ou pelo menos boa parte delas sejam realizadas por máquinas inteligentes que trabalham conforme a programação. 

Com isso, ocorre a padronização dos processos, a redução de erros, falhas e retrabalhos, a diminuição do desperdício e da necessidade de contratação de mão de obra. O resultado final é a redução dos custos e uma maior produtividade, ou seja, um aumento nos lucros, que é o objetivo de qualquer empreendimento.

Uma empresa automatizada divide-se entre o trabalho que é responsabilidade dos operadores e o trabalho que é executado pelas máquinas através de dispositivos.

Existem diferentes maneiras de implantar os sistemas de automação industrial: ela pode ser completa ou atender somente as etapas mais importantes.

A atividade industrial no setor alimentício permite que vários equipamentos sejam acoplados em um único sistema, agilizando a produção. Exemplo: a empacotadora automática trabalha em conjunto com o dosador industrial ou a seladora a vácuo.

No caso do dosador, ele é importante porque o fracionamento dos produtos deve ter o máximo de precisão. As embalagens não podem conter nem mais nem menos produto do que o indicado. Produtos a mais representam prejuízo para a empresa e produtos a menos resultam em sanções legais, como o pagamento de pesadas multas.

Conte com fornecedores de confiança

Além de adquirir as máquinas e utilizá-las na sua cadeia de produção, é importante que você crie um laço de confiança com a empresa que fornece os equipamentos, pois isso pode ser bastante útil no decorrer do tempo.

Quando você se torna um cliente fiel pode obter bons descontos na hora de comprar novos maquinários, fazer a substituição de peças e outros tipos de manutenção.

Fidelizar-se com empresas de maquinários é uma estratégia que ajuda muito na hora de buscar manutenção, substituição e até compra de novos equipamentos. 

Atente para a certificação dos equipamentos

Antes de investir na aquisição de equipamentos, é preciso observar se eles possuem os devidos certificados, pois isso é o que garante a qualidade dos produtos e segurança dos operadores.

Todos os equipamentos desenvolvidos pela Perfil Maq utilizam alta tecnologia e atendem a todas as exigências da norma regulamentadora 12 (NR 12). 

A NR 12 envolve uma série de procedimentos de segurança voltados para a instalação, operação e manutenção de máquinas em locais de trabalho, de modo a assegurar a saúde e a integridade física dos funcionários que irão operá-las.

Invista nos equipamentos certos

Além de adquirir equipamentos certificados, é preciso que você compreenda exatamente qual é a finalidade de cada maquinário, para evitar fazer um mau investimento. 

É muito importante que você entenda quais são as funcionalidades de cada equipamento, a sua capacidade produtiva e a qualidade do serviço que eles realizam.

A Perfil Maq possui uma equipe técnica com profissionais altamente qualificados que podem ajudar você a definir as melhores soluções em automação para o seu negócio. 

A empresa, com sede na cidade de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, atua há quase uma década, atendendo a todo o mercado nacional com modernas soluções para automação industrial, em especial para o segmento alimentício.

O mix de produtos da empresa inclui diferentes modelos de máquinas de empacotar (verticais e horizontais), enfardadeiras, seladoras a vácuo, dosadores industriais e exaustores industriais.

Empacotadoras compactas com pagamento facilitado

Conheça as empacotadoras compactas, 100% automáticas, desenvolvidas e fabricadas pela Perfil Maq. Elas possuem 1 ano de garantia e o pagamento é facilitado em 11 parcelas (uma entrada + 10 vezes).

Ao investir na aquisição de um equipamento de produção industrial da Perfil Maq você recebe atendimento personalizado e consultoria técnica gratuita.

 

Você também pode aproveitar que está aqui e solicitar um orçamento de qualquer uma das soluções disponibilizadas pela Perfil Maq. E se esse conteúdo foi útil à você, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!