manutenção da máquina de empacotar

Uma dúvida muito comum, mas de resolução simples. Veja como e quando realizar a manutenção da máquina de empacotar!

A produtividade de um equipamento de empacotar está ligada a diversos fatores e isto é fato. O lado humano, ou seja, o operador, é fundamental na cadeia produtiva. No entanto, a manutenção da máquina de empacotar é outro fato super importante para garantir a boa e alta produtividade.

O caminho para garantir a performance da sua máquina é, sem dúvida, realizando a sua manutenção periodicamente. Porém, de nada adianta ficar “mexendo” na máquina, sem saber ao certo o que deve ser feito e o mais importante: como fazer.

Por este motivo, neste conteúdo vou abordar o que você precisa saber sobre como e quando realizar a manutenção da máquina de empacotar, sem mistério e sem complicação.

A importância de realizar a manutenção da máquina de empacotar

Assim como qualquer outro equipamento da empresa, a parada inesperada é algo extremamente negativo, concorda comigo?

Os lucros (que por vezes já não é tanto), passam a virar custo quando alguma situação adversa acontece. No entanto, cuidar do seu patrimônio maquinário é o mesmo que cuidar do seu lucro no final do mês.

A atenção para seus equipamentos deve ser minuciosa, ainda mais na máquina de empacotar. Imagine sua linha de produção completamente parada, porque o dosador está cheio de produto e não há como embalar. Só prejuízo, não é?!

Portanto, tenha sempre em mente que cuidar do seu patrimônio é cuidar também da saúde do seu pé de fábrica, é ficar de olho nas necessidades emanadas dele. Afinal, ninguém quer prejuízos no final do mês, estou certo?

Qual o melhor tipo de manutenção: preventiva ou corretiva?

Sem sombra de dúvida, o melhor tipo de manutenção da máquina de empacotar é a preventiva. Afinal, esse tipo de manutenção prevê um desgaste antes dele acontecer, por exemplo, dando uma margem de tempo à solução.

Por este motivo, disponibilizamos em nosso plano de manutenção preventiva quais são as peças que devem ser trocadas e em qual periodicidade. Desta forma, é possível manter a sua máquina funcionando, sem que surpresas desagradáveis aconteçam de maneira inesperada.

É importante lembrar que você opte por utilizar sempre componentes originais nas trocas, para evitar problemas e desgastes (como tempo e dinheiro) desnecessariamente.

A cada quanto tempo é preciso realizar a manutenção?

Em sua maioria, o fabricante quando é comprometido, envia junto da máquina um manual de instruções/manutenção. Nele consta toda a funcionalidade do equipamento, o que fazer em caso de situações específicas e muitas outras informações relevantes.

Vale lembrar que cada fabricante possui um método de montagem, contando com sistemas e peças diferentes. Então, sempre que for necessário realizar algum tipo de manutenção, consulte o seu fornecedor, ok?

No plano de manutenção da Perfil Maq, constam todas as informações necessárias de peças que devem ser trocadas e em qual período.

Quem deve realizar a manutenção?

Essa resposta é muito relativa e vai variar de acordo com o seu fornecedor. Então, sempre valide com ele!

Aqui na Perfil Maq, a manutenção deve ser feita por manutentores autorizados da empresa ou de suas representações comerciais. Desta maneira, a assistência técnica da empresa é muito mais assertiva na solução e na agilidade de resolução, porque já conhece a máquina e o processo de manutenção.

Como garantir o melhor desempenho da máquina de empacotar?

Antes de chegar até a etapa de manutenção preventiva, é possível ter alguns cuidados extras com a embalagem, assim como com pequenos cuidados no dia a dia com a máquina.

A embalagem é muito importante porque ela está ligada diretamente ao desempenho da máquina. Além disso, as embalagens representam um alto custo no processo de empacotamento. Por isso, todo cuidado é pouco! 

Veja alguns exemplos do que analisar para ter o seu máximo de rendimento:

  • Verifique a quantidade de emendas da família;
  • Valide se a quantidade de deslizante está dentro dos limites estabelecidos;
  • Analise se o bobinamento está correto.

 

Quanto à máquina, você deve:

  • Realizar a limpeza das partes da máquina que ficam em contato com a embalagem;
  • Verificar se a pressão de ar comprimido está na faixa necessária;
  • Fazer inspeções diariamente na qualidade do teflon da solda horizontal, assim como na vertical;
  • Efetuar o alinhamento entre a fotocélula e o datador;
  • Repor itens de consumo e de desgaste natural;
  • Lubrificar periodicamente o equipamento.

 

Percebeu o quão importante é realizar a manutenção da máquina de empacotar? E mais importante ainda, saber como fazer isso da maneira correta? Caso você queira saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!