como escolher uma empacotadora

A resposta para “como escolher uma empacotadora?” pode estar no seu dia a dia. No entanto, quem dará a melhor opção a você, é o seu fornecedor. Saiba mais!

A decisão por automatizar um processo produtivo, é, de longe, algo simples de ser feito. A escolha dos equipamentos, por exemplo, é decisiva para o sucesso do processo. Pensando assim, como escolher uma empacotadora?

A resposta pode estar no seu dia a dia, sem que você tenha se dado conta disso. No entanto, somente o seu fornecedor é capaz de esclarecer isso e dar a melhor solução para a sua empresa. 

Por isso, neste conteúdo, separei as perguntas que devem ser feitas para que você tenha um processo de empacotamento útil e funcional aí na sua empresa. Confira!

1- Como escolher uma empacotadora: qual o tipo de alimentação utilizada?

Quando for responder a pergunta sobre “como escolher uma empacotadora”, é imprescindível que o fornecedor entenda se há, atualmente, alguma forma de levar o produto até a sua empacotadora. 

É comum que muitas empresas tenham parte do processo automatizado e queiram complementá-lo. Por isso, o fabricante precisa saber se há necessidade de um sistema de transporte por esteira ou por helicoide, dependendo do produto. 

Tendo essa informação, é possível automatizar todo o processo de empacotamento, unificando o que já existe, com o que será criado na etapa posterior.

2- Qual é o seu produto?

Saber qual produto será embalado é fundamental para incluir o tipo de dosador mais adequado no processo de como escolher uma empacotadora. Porque, afinal, um processo de embalagem não é composto apenas pela empacotadora, não é?!

Além disso, as condições físicas desse produto vão influenciar também no tipo de dosador utilizado. Por exemplo, pó, grãos, produtos congelados, líquidos, tudo isso influencia na hora da embalagem.

Por exemplo, se o produto for arroz ou feijão, podem ser utilizados o Dosador de Gaveta ou o Dosador de Caçambas Giratórias. No entanto, se for batata chips, é preciso usar um Dosador Multi Cabeçote. Se for café, geralmente é utilizado o Dosador de Rosca. 

Ou seja, tendo esta informação, é possível moldar um layout específico para cada cliente, de acordo com a sua necessidade. Vale lembrar ainda que os dosadores fazem parte do processo de escolha da empacotadora, por isso o tipo de produto a ser embalado é importante.

3- Qual a velocidade de empacotamento?

O fornecedor precisa entender também qual é a quantidade de PPM (Pacotes Por Minuto) que o cliente precisa ou deseja fazer. A partir disso, ele desenvolve uma solução que atenda a essa demanda.

Com essa informação em mãos, é possível selecionar um dosador e uma empacotadora que atendam a velocidade necessária da operação.

4- Qual é o tamanho e o tipo da embalagem?

Existem vários tipos de embalagens disponíveis no mercado, desde almofadados, sanfonados, com fundo chato, envelope, 4 soldas, 5 soldas, entre outros. Além disso, cada modelo de pacote possui ainda largura, altura e profundidade diversas.

Portanto, entender exatamente qual é o tamanho específico da embalagem e seu modelo, é imprescindível. Desta forma, é possível selecionar a empacotadora que possui o tubo formador melhor adaptado para esse tipo de embalagem.

Como escolher uma empacotadora: seja franco com o fornecedor

Como você pode ver, em geral, dificilmente será você a pessoa que vai escolher a empacotadora da sua linha de produção. Portanto, ao pedir um orçamento, não omita informações, elas são cruciais para o desenvolvimento de uma solução real e adequada às suas necessidades.

Tenha em mente que o fornecedor tem um papel fundamental nesse processo, pois, analisando essas quatro informações, ele consegue identificar quais são os equipamentos que ele desenvolve que melhor se adaptarão às suas necessidades.

Por isso, avalie muito bem o fornecedor, se a solução que ele propõe se encaixa com a sua realidade e com a sua necessidade. E por fim, lembre-se sempre que a resposta para a pergunta “como escolher uma empacotadora?” é o seu fornecedor quem dará!

 

Quer saber mais sobre a Perfil Maq e nossas soluções? Clique aqui e fale com nossos consultores!