Conheça as embalagens mais usadas na indústria alimentícia

Os tipos de embalagens variam de acordo com as necessidades de preservação do alimento embalado, mas elas também têm a função de tornar o produto mais atrativo aos olhos dos consumidores. Saiba mais!

O mercado voltado para a indústria alimentícia disponibiliza uma infinidade de opções em embalagens para produtos, que são fabricadas em diferentes materiais, como plástico, alumínio, papel, papelão, isopor, vidro e outros. Por isso, a escolha da melhor embalagem deve levar em conta as necessidades de conservação do alimento que será acondicionado.

Sendo assim, para escolher a melhor opção devem ser considerados fatores como a textura e umidade do alimento, a eficiência da embalagem para preservar a temperatura no seu interior e a questão estética, uma vez que o layout pode ser o diferencial para ganhar a preferência do consumidor, diante da forte concorrência entre os diferentes produtos e marcas que encontramos nas prateleiras dos supermercados.

Quais os layouts mais usados pela indústria de alimentos?

Entre os layouts de embalagem mais utilizados para acondicionar alimentos, estão os de tipo almofada, sanfonada, fundo chato, 6 soldas e 7 soldas. Todas essas embalagens podem ser desenvolvidas pela Empacotadora Linepack SD 300, bastando trocar o tubo formador de acordo com o tipo de cada uma delas.

Com capacidade para atender às demandas de empresas de pequeno e médio portes, este equipamento versátil possui o melhor custo-benefício do mercado, aliando tecnologia de ponta, segurança e facilidade de operação. 

A Empacotadora Linepack SD 300 é compacta, mas garante alta produtividade, com flexibilidade e precisão. Seu uso é indicado para quem quer aumentar a produtividade de sua empresa alimentícia, mas não dispõe de espaço físico para máquinas de portes maiores.

O equipamento alcança os seguintes índices de produtividade:

  • 50 pacotes do tipo almofada por minuto;
  • 40 pacotes do tipo sanfonado por minuto;
  • 35 pacotes de fundo chato por minuto;
  • 35 pacotes com 6 ou 7 soldas por minuto.

 

Lembrando que basta trocar o tubo formador de acordo com o tipo de cada uma das embalagens, de modo que é possível adequar o uso da máquina de acordo com as as necessidades da sua empresa. 

Conheça as embalagens mais usadas na indústria alimentícia_Perfil Maq

Os pacotes tipo almofada são indicados para produtos como arroz, feijão, farinhas, milho de pipoca, macarrão, sal, açúcar e similares; os sanfonados são ideais para café e erva-mate; os de fundo chato são indicados para embalar aveia, granola, achocolatados e outros. Já os pacotes com 6 ou 7 soldas podem acondicionar qualquer tipo de produto que fique em pé na prateleira, como é o caso do café e da erva-mate, por exemplo. Este tipo de  embalagem é indicada para melhorar a apresentação visual dos produtos.

 

Embalagens precisam ser eficientes e bonitas

A qualidade das embalagens é essencial para garantir a integridade dos produtos acondicionados, mas elas também precisam ser bonitas para atrair a atenção dos consumidores. 

Hoje, até as pequenas empresas se preocupam em apresentar embalagens com design bonito e atraente, como forma de se sobressair, pois a concorrência no setor alimentício é enorme e cresce a cada dia. Sendo assim, uma embalagem com um bom layout pode ser o diferencial para que o cliente escolha o seu produto e não o do seu concorrente!

Mesmo que um produto tenha qualidade, uma embalagem pouco atrativa pode prejudicar de forma decisiva o volume de vendas, pois uma embalagem ruim é vista por muitos consumidores como sinônimo de produto ruim.

Ou seja, a embalagem que antigamente tinha a função básica de proteger os produtos contra influências externas, mantendo suas características físicas de sabor, aroma e textura, atualmente funciona praticamente como um canal de comunicação entre as empresas e os consumidores.

Uma tendência que surgiu nos últimos 30 anos são as embalagens ecologicamente corretas, que causam menos prejuízos ao meio ambiente. Um exemplo disso são os refis de produtos que, além de serem menos poluentes, também barateiam o seu custo final, tornando outro ponto positivo perante os consumidores.

Se você tem uma empresa de alimentos e quer otimizar a sua linha de produção, reduzindo custos e melhorando a produtividade, não deixe de conhecer as soluções em equipamentos desenvolvidos pela Perfil Maq e solicite um orçamento sem compromisso!

Galeria de imagens