Cuidados para obter o máximo das empacotadoras Perfil Maq

Acompanhe o post e saiba como atingir resultados de alta performance com a sua empacotadora Perfil Maq!


Você sabia que a embalagem representa o segundo maior custo para uma empresa e que a sua qualidade tem ligação direta com o desempenho da empacotadora? Por isso, é fundamental alcançar o máximo de eficiência no empacotamento de produtos.

Continue a leitura e saiba quais procedimentos devem ser seguidos para alcançar este objetivo!


Utilize embalagens adequadas

O uso de embalagens adequadas é determinante para que a empacotadora automática atinja os melhores resultados. Atualmente, isso não é difícil, pois existem matérias-primas (resinas) para produzir filme plástico bastante eficientes com relação à soldabilidade em alta velocidade.

Podemos citar como exemplo o Polietileno Base Metaloceno, que é mais resistente aos impactos, possibilitando menor tempo de solda e permitindo o aumento da velocidade, sem comprometer a qualidade da selagem.

É muito importante que a espessura do filme seja mantida até que toda a bobina de plástico seja consumida. Variações na espessura (devido a falhas na fabricação do filme) prejudicam a solda.

Outra questão importante diz respeito à estabilidade do Coeficiente de Atrito (COF) do filme. É necessário que o COF se mantenha constante, já que sua variação pode desalinhar ou perder transpasse, o que prejudica a performance da máquina.

Você conhece aquele ditado que diz que “o barato pode sair caro”? Isso se aplica à compra do filme. Por isso, ao adquiri-lo não considere somente o preço. Tenha cuidado com a qualidade do filme, pois se ela for inferior, poderá resultar em perda de performance da empacotadora, redução da produtividade e falhas na entrega dos produtos.

O uso de um COF mais alto ou mais baixo vai depender da aplicação da embalagem. O controle desse coeficiente permite otimizar o desempenho, evitando problemas na formação, estocagem e transporte dos pacotes. 

 

Faça manutenção periódica das máquinas e equipamentos

Para obter a melhor performance possível da empacotadora, é essencial fazer a manutenção periódica do equipamento, seguindo sempre as orientações do fabricante, já que a sua eficiência operacional depende das condições que ele tem para operar plenamente. Com isso, você evita possíveis prejuízos causados por paradas não programadas na produção.

É importante que o equipamento seja preparado com quantidades suficientes de matérias-primas e com consumíveis em bom estado, de modo que ele possa trabalhar de modo ininterrupto o maior tempo possível.

 

Use somente peças originais 

Qualquer que seja a máquina ou equipamento, o uso de peças originais é sempre a melhor escolha. Além de garantir que o acessório ou peça terá encaixe perfeito, atendendo os padrões da sua empacotadora, a utilização de peças genuínas assegura a você o suporte técnico da marca, no caso de um eventual defeito.

 

Operador de máquinas precisa ter capacitação


Até aqui, nós vimos que investir em equipamentos de ponta e em filmes de alta qualidade são fatores essenciais para alcançar uma boa produtividade. Mas, além disso, é necessário que o operador da empacotadora tenha conhecimentos e domine a técnica,utilizando todos os recursos da máquina empacotadora.

Veja uma lista resumida de cuidados rotineiros que você precisa ter para que possa obter o máximo em performance das empacotadoras Perfil Maq:

 

  • diariamente, faça inspeções na qualidade do teflon da solda vertical e horizontal;
  • verifique se o ar comprimido está com a pressão na faixa adequada no tubo formador;
  • limpe todas as partes da máquina que têm contato com a embalagem;
  • faça o alinhamento do datador e da fotocélula;
  • lubrifique o equipamento periodicamente;
  • mantenha itens que são substituídos com frequência em estoque. Avalie sempre o custo do item com o tempo que o equipamento pode ficar parado caso este componente seja danificado.

Além destes cuidados fundamentais com a empacotadora, também é necessário ter atenção especial com a embalagem. Alguns pontos básicos devem ser observados para que ela tenha um rendimento maior. Verifique sempre:

  • se há emendas demais na bobina;
  • se a quantia de deslizante está dentro dos limites definidos;
  • se o bobinamento está certo.

 

Ao adotar esses procedimentos, será possível otimizar o uso de sua empacotadora, melhorando ainda mais a qualidade do serviço realizado e aumentando a produtividade do seu negócio!

 

A Perfil Maq tem seu foco no desenvolvimento de equipamentos industriais para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Galeria de imagens