Design de embalagens

O consumidor prefere o design de embalagens atraentes e que tornem a sua experiência de compra mais positiva do que no passado. Confira!

Segundo um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias)75% das empresas que investiram em design de embalagens registraram aumentos em suas vendas. Destas, 41% também conseguiram reduzir os seus custos.

A mesma pesquisa revela ainda que entre os produtos semelhantes, o consumidor prefere aquele com a embalagem mais atraente, bonita e prática. Inclusive, ele está disposto a experimentar uma nova marca se a embalagem oferecer esses três quesitos.

O design de embalagens é tão decisivo no momento da compra, que nos incentivou a escrever o conteúdo. Você vai ler e entender mais sobre este fator e quais são os itens mais importantes para produzir uma embalagem com qualidade.

O design de embalagens não é artigo de luxo, mas uma necessidade do mercado

Aquela velha opinião de que somente a qualidade do produto interessa foi eliminada! Mesmo as pequenas e médias empresas estão investindo no design de embalagens, pois sabem que este não é mais um artigo de luxo de grandes marcas, mas uma necessidade e até mesmo uma relação “custo x benefício” positiva.

No ato da compra, certamente o consumidor é atraído pelas embalagens que se destacam, seja pelas cores, desenhos, formatos diferenciados, informações claras ou praticidade.

Mais poder para as embalagens

Para se ter uma ideia do poder do design de embalagens, imagine as suas compras de alimentos: uma carne, por exemplo, não possui uma aparência muito apetitosa, certo? No entanto, se a embalagem tiver uma imagem de um prato prontinho, acompanhado de uma salada bem bonita, as coisas mudam. Concorda?

Outro exemplo são dos medicamentos para a terceira idade. No layout você vai encontrar idosos felizes e em pleno movimento. Sabe por quê? É uma forma de atraí-los e ainda incentivar a prática de exercícios físicos.

As cores e grafias tem um poder enorme! Os produtos com tipografias clássicas e em cor dourada ou preta sugerem um estilo “premium“. Em contrapartida, a cor vermelha é capaz de estimular o apetite e o amarelo as boas vibrações — só para citar alguns exemplos.

O efeito contrário de embalagens ruins

Uma embalagem ruim tem o poder de transformar produtos excelentes em prejuízos para a empresa! No caso de bens de consumo, principalmente, as chances do cliente enxergar o produto e embalagem como componente único é muito grande. Ou seja, “embalagem feia, produto ruim“!

O fato é que não se trata apenas de uma aquisição de mercadoria. Com o novo comportamento do consumidor, muito mais exigente e que flerta o tempo todo com outras marcas, a compra passou a ser uma experiência e uma busca por satisfação.

Os principais itens para criação de uma boa embalagem

Para que uma empresa invista de maneira certeira no design de embalagens, é necessário levar em consideração estes itens:

O design

Conheça bem o seu público e desenvolva uma embalagem de acordo com perfil dele, o que inclui material, tipografia, cores e até mesmo o formato. Assim, por meio de um design exclusivo, a empresa mostra que se importa com o consumidor e quer dialogar.

A embalagem, que no passado tinha seu papel reduzido a proteger o produto, hoje incorpora a comunicação entre a empresa e o cliente. Impacta, entre outras questões, na experiência de compra que citamos anteriormente.

Economia e sustentabilidade

Uma empresa pode desenvolver embalagens mais baratas e, ao mesmo tempo, ecológicas, como já acontece com algumas marcas de água mineral brasileiras. Além do design e responsabilidade com o meio ambiente, a marca tende a conquistar a simpatia de mais consumidores.

Para se ter uma ideia da importância de aliar economia e sustentabilidade, um levantamento realizado em 2016 pela consultoria Nielsen constatou que, nas 20 categorias mais importantes em faturamento nos supermercados (como bebidas, derivados de carne e laticínios), a importância da embalagem econômica nas vendas aumentou em 60%.

Facilidade e manuseio

Fácil manuseio para o transporte em logística e também para o consumidor! Desenvolva uma embalagem bonita, mas não esqueça de sua funcionalidade.

Novas tecnologias

Fique atento às novas tecnologias, sejam elas para melhorar o design de embalagens ou para contar com sensores de rastreamento e outras ferramentas úteis na hora do transporte de cargas.

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A empresa investiu tempo e dinheiro em uma nova embalagem, certo? Agora, é preciso “contar” para o público-alvo que o produto está de cara nova.

 

Então, compreendeu por que o design de embalagens faz a diferença na hora da venda? O poder de um produto não está apenas em sua qualidade primária, mas no encantamento, na experiência e em sua responsabilidade com o meio ambiente.

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