Top 3: conheça dosadores industriais e garanta precisão na pesagem

Os dosadores industriais desenvolvidos pela Perfil Maq realizam o fracionamento dos produtos com alta precisão. Leia o post e saiba mais!

 

Quem atua na indústria de alimentos sabe o quanto é fundamental que a dosagem de um produto seja feita de forma correta, correspondendo exatamente ao peso indicado na embalagem. Essa informação é exigida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, caso não corresponda à realidade, a empresa certamente será multada com valores que podem ser bem altos!

 

Empresas que ainda fazem a dosagem de produtos de modo manual, por exemplo, acabam sendo prejudicadas porque para garantir o peso mínimo é comum que as embalagens sejam preenchidas com uma quantidade a mais de produto. Ou seja, ocorrem desperdícios e o resultado final é uma queda nos lucros.

Se você está pensando em automatizar o processo de dosagem dos produtos em sua empresa, não deixe de ler esse post e conheça os modelos de dosadores industriais fabricados pela Perfil Maq!

Dosadores industriais Perfil Maq

 

O dosador é um componente essencial da máquina empacotadora e, como o próprio nome indica, ele é responsável pela dosagem ou fracionamento do produto. Seu bom funcionamento é indispensável para garantir um processo ágil e de acordo com as exigências técnicas do Inmetro. Portanto, é imprescindível usar um modelo que seja realmente eficiente.


A Perfil Maq possui modelos de dosadores divididos em vários modelos: DG 50, DR 100, DV 5000, DSE 4000 e Dosadores Multi Cabeçotes, que foram desenvolvidos para garantir uma dosagem com alta precisão. Seu uso é especialmente indicado para dosar produtos que não apresentam variação de volume durante o processo de fracionamento. Confira!

 

Dosador Industrial de Gaveta DG 50

Com um sistema de acionamento pneumático, essa linha de dosadores é perfeita para realizar com máxima precisão o fracionamento de produtos sólidos finos e granulares, que não sofrem variação de volume durante o processo de empacotamento, como feijão, arroz, lentilha, pipoca de milho e outros produtos com características similares.

 

Dosador de Rosca da linha DR 100 

O dosador da linha DR 100 também é indicado para fracionar produtos granulares e sólidos finos (pó) com altíssima precisão, podendo ser utilizado também para fracionar outros materiais, como argamassa, por exemplo. Seu sistema de controle é acionado por servo motor e sua faixa de dosagem vai de 10g a 3kg, com capacidade para dosar 50 (cinquenta) pacotes por minuto.

 

Dosador Industrial Volumétrico DV 5000

Este equipamento foi especialmente desenvolvido para dosar produtos sólidos finos (pó) e granulares, tais como café, leite em pó, achocolatados, polvilho, farináceos e condimentos em geral, erva-mate e outros materiais similares.

 

O Dosador industrial volumétrico da linha DV é composto por dois discos giratórios com acionamento via motoredutor, possui cinco canecas dosadoras e cinco canecas de redução, com ajuste de volume manual. A sua faixa de dosagem vai de 20g a 3kg e consegue fracionar 50 (cinquenta) pacotes por minuto.

 

Dosador Industrial de Esteira DSE 4000

Formado por quatro sistemas de pesagem por células de carga, alimentadas através de esteiras transportadoras, esse equipamento é indicado para fracionar diversos tipos de produtos homogêneos, como erva-mate e farináceos em geral, como farinhas de trigo, milho, mandioca etc.

Seu sistema de controle de dosagem é realizado através de inversores de frequência, que asseguram uma das dosagens com maior precisão da categoria de dosadores.

 

Dosador Industrial Multicabeçote 

Este equipamento foi desenvolvido para realizar o fracionamento de produtos heterogêneos, ou seja, produtos cuja geometria não é uniforme, como por exemplo, pão de queijo, legumes e carnes em pedaços congelados.

 

Ele pode ser composto por 9, 10, 14, 16 20, 24 e 32 cabeçotes, que são alimentadas via mecanismos de dosagem gravimétrica. Graças à sua tecnologia que combina a pesagem, esse equipamento é um dos mais precisos do mercado.

 

A quantidade de cabeçotes é selecionada avaliando o tipo de produto, volume do produto a ser dosador e a quantidade a ser fracionada. Com isso selecionamos o tamanho da caneca (que pode ser de 0,5L, 1,6L, 2,5L e 5,0L (L=Litros).

 

Precisão na dosagem

 

Como dito no início deste texto, quando o peso do produto excede o indicado na embalagem, a empresa tem prejuízo. Da mesma forma, se a dosagem for inferior à indicada no pacote, a empresa pode ser multada e os valores não costumam ser baixos.

 

Por isso, é fundamental que você possua um dosador eficiente para fracionar seus produtos. Assim você evita problemas, reduz custos e otimiza sua produção, além, é claro, de preservar a transparência nas negociações, tanto com revendedores quanto com os consumidores finais.

Se você está pensando em automatizar o processo de fracionamento e embalagem de produtos na sua empresa de alimentos, não deixe de conhecer as soluções da Perfil Maq. Aproveite que está aqui e solicite um orçamento sem compromisso!

Galeria de imagens