Dosador-industrial-o-salgadinho-crocante-depende-dele-Perfil-Maq

Automatizar os processos na indústria de alimentos é fundamental para que sua empresa se mantenha competitiva em um mercado cada vez mais concorrido!

A automação dos processos industriais é uma condição fundamental para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado. Na indústria de alimentos, por exemplo, a etapa de dosagem e embalagem é de suma importância para garantir a qualidade do produto embalado, evitando desperdícios e tornando o processo mais ágil. 

O dosador industrial é um componente básico da máquina empacotadora e tem como função fracionar a quantidade de produto que deve conter cada embalagem. A sua utilização é determinante para garantir um processo eficiente, de acordo com as normas e exigências técnicas. 

No caso dos salgadinhos e da batata chips, no processo final de empacotamento é inserido nitrogênio nas embalagens, para que eles continuem crocantes por mais tempo. Esse ar dentro dos pacotes também serve para garantir a integridade dos salgadinhos e batatas chips durante o transporte, evitando que eles se quebrem.

As vantagens de um dosador com múltiplos cabeçotes

Se você tem uma empresa alimentícia que lida com produtos sólidos, necessita de mais precisão e agilidade nos processos, deve considerar o investimento na compra de um dosador industrial de múltiplos cabeçotes. Estes equipamentos são específicos para realizar o fracionamento do produto antes dele ser embalado.

Enquanto os dosadores industriais volumétricos, em sua maioria, são utilizados para farináceos e produtos em pó, o dosador de múltiplos cabeçotes é indicado para produtos com formatos irregulares ou que têm densidade instável, como é o caso dos salgadinhos e das batatas chips.

Mas, além destes produtos, este tipo de dosador também é ideal para fracionamento de pão de queijo congelado, cortes de carne congelados, flocos de arroz, flocos de milho, biscoitos, balas, diversos tipos de macarrão, goma de tapioca, amendoim, queijo ralado, rações animais e outros produtos com características equivalentes.

De que modo funciona este tipo de dosador?

O dosador de múltiplos cabeçotes possui um sistema eletrônico de alta performance, que permite unir a agilidade na produção à precisão na pesagem. 

O equipamento funciona da seguinte forma: os produtos de diferentes tamanhos e pesos chegam pela esteira e são depositados dentro do dosador, onde são fracionados em canecas, com isso o algoritmo faz um cálculo combinando as canecas que tem o produto e comparando com o valor a ser dosador. Quando o peso real ficar igual ao peso estipulado o produto é despejado, vai para a empacotadora onde é selado.

O número de balanças variam de acordo com o tipo de dosador. Podem ser de 9, 10, 14, 22 entre outros. Quanto maior o número de cabeçotes, maior vai ser a precisão de pesagem.

Fabricado em aço inoxidável, facilita o processo de limpeza além de garantir a integridade do produto pois as partes que entram em contato com o produto são todas em inox, uma exigência da ANVISA para processamento de alimentos in-natura

A importância da pesagem correta

A regularidade na pesagem é imprescindível para controlar a produção, gerir o estoque, a logística e o atendimento às demandas, evitando retrabalhos e o desperdício de produtos. 

A conformidade no peso final das embalagens precisa ser respeitada e, para que isso ocorra, órgãos como o Inmetro fiscalizam pesos e medidas, através de amostragens. Uma empresa que não estiver em conformidade com as exigências sofrerá penalidades legais, ficando sujeita ao pagamento de pesadas multas, além do fato de ter sua imagem prejudicada junto aos seus clientes e fornecedores.

O equipamento tem que ter a capacidade de dosar e fazer a repetição da mesma dosagem várias vezes sem que o peso varie, ou que tenha uma faixa de variação bem baixa. Por isso, investir na aquisição de equipamentos modernos para otimizar os processos industriais garante inúmeras vantagens para os negócios!

Solução oferecida pela Perfil Maq

A Perfil Maq possui para venda o dosador industrial multicabeçotes, especialmente desenvolvido para realizar o fracionamento de produtos com diferentes tamanhos. O equipamento é composto por até 22 balanças dosadoras com célula de carga, que são alimentadas via mecanismos de dosagem gravimétrica. 

Devido à tecnologia de combinação de pesagem, este dosador industrial garante o máximo de precisão na pesagem em comparação a outros modelos de dosadoras disponíveis no mercado.

Você precisa otimizar o processo de pesagem e empacotamento dos seus produtos de sua empresa? Solicite um orçamento agora mesmo!

Galeria de imagens