Embaladora-a-vácuo-rentabilidade-e-segurança-alimentar-Perfil-Maq

O método de empacotamento a vácuo traz inúmeras vantagens, aumentando a vida útil dos produtos e, consequentemente, a sua rentabilidade. Saiba mais!

A embalagem a vácuo é um dos métodos mais eficientes para a conservação de produtos in natura, pois ela possibilita aumentar a vida útil de gêneros alimentícios em até 5 vezes, mantendo quase 100% de suas propriedades nutricionais.

Veja a seguir o que é e como funciona o método de embalagem a vácuo e as vantagens que ele traz para a indústria de alimentos!

O que é embalagem a vácuo?

O processo de empacotamento a vácuo consiste na retirada de todo o ar que está dentro do invólucro, evitando a proliferação de microrganismos que deterioram os produtos. Como esses microrganismos dependem de oxigênio para se desenvolver, a retirada do ar impede que isso aconteça.

Sendo assim, a técnica de embalagem a vácuo é uma grande aliada da indústria de alimentos, garantindo a conservação dos alimentos, mais praticidade para o consumidor e maior rentabilidade para a empresa.

Como é o funcionamento da máquina a vácuo?

As máquinas de empacotamento a vácuo funcionam da seguinte forma: primeiro o produto é dosado e colocado dentro da embalagem. Em seguida, o equipamento retira todo o ar dos pacotes e faz o selamento da embalagem através de um mordente de solda. Com isso, depois que a câmara de vácuo for despressurizada a pressão interna do pacote ficará negativa, podendo variar de acordo com o nível de vácuo que o cliente quer, que pode variar de -0,3 a -0,9 Bar.

Já o processo de selagem é feito através do aquecimento do invólucro com uma peça específica. Esse método é diferente, Primeiro é feito o vácuo nos pacotes depois injetada algum gás inerte

A importância da embalagem a vácuo na conservação dos alimentos

Se você trabalha no setor alimentício, já sabe a importância que uma embalagem adequada tem para a conservação dos alimentos e para aumentar a sua vida útil, tornando-o próprio para consumo por um período bem maior. 

Os riscos à saúde, causados pelo consumo de alimentos com validade vencida, são conhecidos por todos. Por isso, a empresa fabricante tem a obrigação legal de assegurar a qualidade dos produtos, de modo que cheguem intactos ao consumidor final. Além de proteger a saúde de seus clientes, embalagens bem feitas também melhoram a visibilidade da sua marca no mercado. 

Embalagens a vácuo aumentam a rentabilidade

O fato de conservar alimentos com maior eficiência, garantindo a preservação de suas características nutricionais por ainda mais tempo, a embalagem a vácuo reduz o desperdício decorrente da perda de produtos com validade vencida.

Além disso, esse método de embalagem agrega mais valor ao produto final, pois você pode adquirir grandes quantidades de gêneros alimentícios como carnes, frios e castanhas, por exemplo, e vendê-los de forma fracionada, aumentando significativamente os seus lucros!

Essa rentabilidade também tem relação com o peso dos produtos, que é mantido, já que quando são empacotados a vácuo, os alimentos não perdem líquidos através da evaporação. 

A lista de gêneros alimentícios que podem ser embalados a vácuo é extensa e, além dos já citados, inclui ainda:

  • salgados;
  • café;
  • erva-mate;
  • grãos;
  • biscoitos;
  • doces;
  • farináceos;
  • Tapioca;
  • alimentos cozidos prontos para consumo, como feijão, dobradinha e outros.

Conheça a solução Perfil Maq para empacotamento a vácuo

A Perfil Maq desenvolveu a Empacotadora a Vácuo SV 200, com capacidade para realizar todo o processo de embalagem – forma o pacote, dosa a quantia certa de produto por unidade e faz o vácuo.

Apesar dos benefícios da embalagem a vácuo, o mercado de soluções em automação industrial ainda oferece poucas alternativas em equipamentos para esse fim. Desta forma, sua empresa terá um grande diferencial competitivo com o uso da Empacotadora a Vácuo SV 200.

Além de realizar o processo completo de empacotamento a vácuo, o equipamento pode ser programado para fracionar diferentes quantidades de produto, atendendo demandas de 250 g, 500 g, 1 kg.

Quer saber mais sobre a Empacotadora a Vácuo SV 200 e conhecer outras soluções da Perfil Maq para a indústria alimentícia? Entre em contato com a gente!

Galeria de imagens