Embalagem para pet food - saiba os requisitos necessários - Perfil Maq

Assim como os alimentos para humanos, os produtos para animais também precisam ser bem embalados para manter sua qualidade. Confira o post!

Os animais domésticos estão ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros e, com isso, tem aumentado também o comércio de produtos pet. O Brasil ocupa hoje, o segundo lugar no ranking mundial de produção de alimentos para nutrição animal.

 

E utilizar embalagens de qualidade para proteger a integridade dos pet foods, mantendo-os seguros para o consumo, é tão importante quanto o é para manter a qualidade dos alimentos humanos.

 

Além da função de preservar, a embalagem para alimento animal também serve como uma “propaganda” do produto. Ou seja, quanto mais atrativa for a embalagem, maior a possibilidade dela se destacar entre os concorrentes, conquistando a preferência do consumidor.

 

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância das embalagens para garantir a qualidade dos pet foods!

 

Proteção contra fatores externos

A principal função da embalagem para produtos alimentícios é proteger o produto contra influências externas, de modo que suas características físicas e nutricionais sejam mantidas. 

 

E, do mesmo modo que ocorre com os alimentos humanos, os pet foods têm características que variam de acordo com o seu tipo e o seu shelf life – vida útil ou tempo de prateleira – que é o prazo que o alimento possui para ser consumido, a partir de sua fabricação ou processamento, sem que haja perda de suas características e qualidade. Desde a matéria-prima até a embalagem, diversos fatores podem afetar o shelf life de um produto alimentício industrializado.

 

Os alimentos para nutrição animal se dividem basicamente em três grupos: úmidos, secos e semiúmidos. Todos necessitam de embalagens que preservem suas características com relação ao sabor, cheiro, cor e textura. 

 

Sendo assim, as embalagens precisam ter propriedades específicas, servindo como barreiras de proteção, além de atender às exigências da legislação e do mercado. O resultado final é o aumento da competitividade do produto.

 

Que propriedades as embalagens precisam possuir?

Como vimos até aqui, as embalagens são essenciais para proteger os alimentos, mantendo suas qualidades físicas e nutricionais. Confira suas principais funções:

 

1- Proteção contra a luz: conserva as propriedades nutricionais dos produtos, como vitaminas, sais minerais, proteínas e gorduras. Nos alimentos úmidos e semiúmidos, tais, como as refeições prontas e rações com índice mais elevado de vitaminas, a interferência da luz é ainda mais prejudicial. 

Assim, para esse grupo de pet foods se faz necessária a aplicação de filmes de alumínio para aumentar a barreira da embalagem contra a luz.

2- Proteção contra gordura: a eficiência da embalagem para impedir a passagem de gordura varia de acordo com o polímero e a espessura do filme empregado na sua fabricação. 

O uso de embalagens de qualidade para esses produtos é fundamental, pois a gordura pode se unir à poeira, prejudicando a fixação de tintas e adesivos da embalagem, de modo que a imagem do produto e as vendas podem ser afetados.

Para que uma estrutura seja considerada ideal como barreira à gordura, ela deve resistir a cerca de 170 horas em exposição. Os materiais mais indicados para esse fim são o pet, o nylon, o PEAD e o PP.


Proteção contra a umidade: em alguns alimentos, a umidade favorece o desenvolvimento de microrganismos responsáveis pela deterioração do produto, causa perdas nutricionais e alterações na cor e sabor, entre outros efeitos negativos.

Além de evitar esses problemas, a barreira à umidade também contribui para que seja mantida a crocância e a maciez dos produtos, evitando ainda a proliferação de ácaros. 

 

Barreira contra gases: o oxigênio é indispensável para a proliferação de microrganismos, o que faz dele um dos principais agentes contaminantes de produtos alimentícios. No caso dos animais, que possuem um olfato bastante apurado, qualquer mudança no aroma do alimento pode resultar na sua rejeição.

Não restam dúvidas sobre a importância de embalagens eficientes para manter a qualidade dos produtos e também para torná-los mais atrativos aos olhos dos consumidores!

Você gostou de saber mais sobre esse assunto? Aproveite para conferir outros conteúdos interessantes no nosso blog!

Galeria de imagens