Embalagens-ideais-para-pão-de-queijo-congelado---Perfil-Maq

Na indústria de alimentos, a embalagem é fundamental para manter a qualidade dos produtos.


Na hora que bate aquela fome, você consegue resistir a um pão de queijo quentinho com uma xícara de café, chocolate quente ou com um suco gelado? Difícil encontrar quem não goste dessas combinações! E a prova é que o consumo de pão de queijo vem crescendo cada vez mais no mercado brasileiro. Com isso, as empresas estão buscando automatizar o processo de empacotamento do produto. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância da embalagem

A embalagem tem importância fundamental para a durabilidade de produtos, principalmente dos perecíveis, como é o caso dos alimentos. Por isso, ela precisa ser eficiente para conservar o alimento, protegendo-o de contaminações por microrganismos, insetos e outras influências externas. Ou seja, uma boa embalagem tem como principal objetivo garantir um alimento seguro para o consumo.

 

Ela ainda tem a função de informar a data de validade do produto, os ingredientes de que ele é feito, modo de uso/preparo/consumo e outras informações técnicas exigidas pelos órgãos reguladores. E a embalagem também precisa ser bonita e atraente, para chamar a atenção dos consumidores em meio à concorrência.

Eficiência no processo de embalagem

Na indústria alimentícia, é imprescindível contar com equipamentos eficientes, por isso a automatização se faz cada vez mais necessária para que as empresas mantenham sua capacidade produtiva e a competitividade em um mercado extremamente concorrido.

 

No processo de embalagem, a automação assegura maior produtividade e elimina perdas, além de diminuir custos com  mão de obra. Mas, no caso da produção de pão de queijo, qual é o tipo de equipamento mais indicado?

 

A Perfil Maq é especializada em sistemas de empacotamento e enfardamento, oferecendo soluções para todo o processo de empacotamento de produtos alimentícios, que inclui a dosagem correta das quantidades e a selagem das embalagens. No caso específico do pão de queijo, que é um produto não homogêneo, a indicação é utilizar o Dosador de Cabeçotes Múltiplos, aumenta significativamente a precisão da pesagem em comparação a outros modelos de dosadores. Este equipamento, que também pode ser usado para dosar produtos não-alimentícios, é indicado para dosar vegetais, frutos do mar, cereais, nozes, batata palha, ração animal e outros materiais não homogêneos.

 

Características técnicas do Dosador de Cabeçotes Múltiplos:

 

  • Possui sistema de controle modular, que aumenta a precisão da pesagem;
  • Tem um sistema de pesagem por célula de carga, atendendo aos diversos requisitos do sistema de dosagem;
  • Grau de proteção IP65 à prova d’água, que facilita o processo de limpeza;
  • As peças que ficam em contato com os alimentos são de fácil desmontagem e limpeza;
  • Os índices de produtividade podem ser verificados on-line no equipamento ou baixado no PC;
  • Sistema multi-idiomas.

 

Aumento na oferta de produtos congelados

A praticidade nas tarefas do dia a dia tem se tornado cada vez mais indispensável e nada mais prático para a rotina diária do que produtos alimentícios congelados. Hoje, basta entrar em qualquer supermercado para constatar o quanto aumentou a oferta de produtos congelados in natura (não processado, sem conservantes ou outras adições). 

 

São cortes de carne, massas dos mais variados tipos, vegetais e legumes, entre outros produtos que facilitam o dia a dia das pessoas, principalmente de quem tem pouco tempo para cozinhar. Muitos vegetais e legumes são vendidos congelados e embalados a vácuo. Com este sistema de embalagem, os alimentos se mantém saborosos por muito mais tempo.

 

Sem dúvidas, a praticidade é uma das principais vantagens do consumo de alimentos congelados, mas, além disso, eles também são saudáveis. Portanto, a tendência é que a oferta deste tipo de alimento continue crescendo.

 

A Perfil Maq fabrica empacotadoras e  dosadores para diversos tipos de produtos. Uma medida que é capaz de baixar os custos de produção.

 

Como já vimos, o uso de sistemas automatizados é essencial para o processo produtivo das indústrias, pois eles otimizam todas as etapas, evitando desperdícios, reduzindo a necessidade de mão de obra, baixando custos, aumentando a produtividade e assegurando o padrão de qualidade.

Este conteúdo foi útil para você? Quer saber mais sobre as soluções inteligentes em equipamentos disponibilizados pela Perfil Maq? Entre em contato conosco para maiores informações.

Galeria de imagens