Empacotadora e enfardadeira: como limpá-las de modo seguro

A correta limpeza destas máquinas na rotina da produção industrial é imprescindível para assegurar o seu bom funcionamento e a qualidade do produto embalado. Leia o post e saiba como proceder para higienizar a empacotadora e a enfardadeira de forma segura!

A rotina de empacotamento em uma indústria alimentícia inclui uma série de cuidados, entre eles a limpeza dos maquinários, incluindo a empacotadora e enfardadeira. Esse procedimento precisa ser realizado periodicamente e é essencial para o bom desempenho dos equipamentos e para assegurar a qualidade do produto embalado.

Continue a leitura e saiba como proceder para realizar a higienização segura da empacotadora e enfardadeira da sua indústria alimentícia!

 

Empacotadora e enfardadeira: como fazer a limpeza dos equipamentos com segurança?

Com este passo a passo, é possível higienizar os equipamentos com eficiência e segurança. Confira as etapas:

  1. Desligar a alimentação elétrica do equipamento usando o cadeado na chave geral para evitar que ele seja, eventualmente, religado por outra pessoa;

  2. Desligar a alimentação pneumática do equipamento e travar o cadeado;

  3. Durante a manutenção as proteções mecânica podem ser abertas, mas depois as portas devem ser fechadas e se alguma proteção foi solda, deve ser fixada novamente. São obrigatórios perante a NR12
  4. O operador deve fazer uso dos EPIs, ao usar a pistola de limpeza para remover a sujeira mais grossa;
  5. Faça a higienização dos conjuntos e componentes da máquina de acordo com as recomendações do fabricante. Em alguns casos podem ser usados jatos d’agua externamente e internamente, mas o cliente deve saber o grau de proteção do equipamento antes de fazer a limpeza (IP69K, IP69, IP68). E lembre-se de que a parte interna do painel de controle não necessita de limpeza interna. Evite sempre o contato destes componentes com líquidos ou detergentes;

  6. Use um pano limpo, macio e seco para enxugar o equipamento;

  7. Depois do equipamento limpo, engraxe os componentes que precisam de lubrificação, seguindo sempre as orientações do fabricante;

  8. Recoloque as proteções mecânicas nos seus devidos lugares;

  9. Ligue a alimentação pneumática e elétrica do equipamento;

  10.  Certifique-se de que os dispositivos de segurança estão funcionando corretamente;

  11. Faça alguns testes no equipamento sem produto;

  12. Atente para o caso de haver alguma anomalia no funcionamento do maquinário;

  13. Após se certificar de que o equipamento está em condições normais, é hora de iniciar o ciclo automático com o produto.

 

Como realizar a limpeza 

Se o equipamento for pintado com tinta a pó, sua higienização precisa ser feita com detergente neutro. Se for necessário, use uma mistura de 3 partes de água e 7 partes de álcool, tomando cuidado para que a peça fique o mínimo de tempo em contato com esta solução.

Evite sempre o contato do equipamento com solventes oxigenados, tais como acetona e thinner, pois estes produtos podem provocar o amolecimento da película de tinta. Também devem ser evitados produtos de limpeza com abrasivos, assim como soluções ácidas ou alcalinas, como água sanitária, por exemplo, ainda que sejam diluídas em água.

Não use esponja de aço, pois elas riscam e tiram o brilho da pintura. Já ceras polidoras de uso automotivo ou doméstico podem ser aplicadas sem problemas.

Já os equipamentos fabricados em aço inoxidável, facilitam o processo de limpeza além de garantir a integridade do produto pois as partes que entram em contato com o produto são todas em inox, uma exigência da ANVISA para processamento de alimentos in-natura.

Jatos d´água e produtos de limpeza químicos não podem ser usados na limpeza do sistema pneumático e do painel elétrico. Essa é uma condição que precisa ser observada para evitar danos aos cilindros pneumáticos e ao sistema elétrico do equipamento. 

A mangueira de ar pode ser usada para higienização superficial do equipamento, desde que a qualidade do ar esteja em conformidade com as especificações técnicas.

 

Como limpar a correia do tracionador

Para limpar a correia do tracionador, use um pano limpo e macio embebido em álcool etílico (tomando precaução ao manusear o álcool, que é altamente inflamável). Para realizar a limpeza, siga os seguintes passos:

  1. Desligue a alimentação elétrica do equipamento usando o cadeado na chave geral para evitar que o seu religamento por outra pessoa;

  2. Desligue a alimentação pneumática da máquina usando o cadeado;

  3. Espere o tempo que for preciso até que as soldas estejam em temperatura ambiente;

  4. Abra o tracionador usando o botão “tracionador” presente no painel:

  5. Abra a porta de proteção do equipamento;

  6. Tire a proteção da correia do tracionador;

  7. Abra o braço de solda vertical;

  8. Use um pano limpo embebido em álcool etílico e pressione a área das correias tracionadoras (retirando o excesso com um pano limpo e seco);

  9. Para dar sequência à limpeza, gire a correia manualmente;

  10. Repita os últimos passos até que a limpeza seja concluída.

 

Com os procedimentos descritos acima, a limpeza de sua empacotadora e enfardadeira estará garantida. Porém, lembre-se de que assim como a limpeza, a manutenção preventiva dos equipamentos também é essencial para evitar problemas no processo produtivo.

Gostou das dicas? Aproveite que está aqui e confira outros artigos do nosso blog que podem ser úteis para você!