Empacotamento automático: prepare a sua empresa em 4 passos

O empacotamento automático é indispensável para aumentar a produtividade e melhorar os lucros da sua empresa. Veja como fazer isso seguindo 4 passos!



A automatização dos processos tem se tornado uma necessidade cada vez maior para otimizar a produção industrial, independentemente do tamanho e da área de atuação da empresa. A indústria alimentícia, por exemplo, é uma das mais concorridas e, hoje, os consumidores estão mais exigentes do que nunca. Por isso, baixar custos e aumentar a produtividade é fundamental para quem quer se manter competitivo frente à concorrência. 

 

Continue a leitura e veja como o empacotamento automático pode beneficiar a sua pequena indústria de alimentos!

 

Empacotamento automático: o que fazer antes de adotar este sistema?

Você decidiu que vai automatizar o processo de empacotamento da sua empresa? Ótimo! Porém, antes de colocar isso em prática é necessário preparar o espaço físico e os operadores que vão operar o sistema. Este planejamento é fundamental para evitar problemas e gastos extras.

 

Leia o post até o final e conheça os passos que devem ser seguidos para implementar um sistema de empacotamento automático!

 

1º passo: prepare o setor de empacotamento

Por mais trabalhoso e demorado que seja, antes de qualquer coisa é preciso mapear muito bem o setor de empacotamento da sua empresa. Isso é essencial para iniciar o planejamento da transição do sistema manual para o automático, evitando gastos desnecessários.

Para que você não tenha aumento nos custos ao implementar o empacotamento automático no seu negócio, atente para as seguintes questões:

 

 

  • quais produtos serão empacotados?
  • de que forma será feita a alimentação do produto na empacotadora automática?
  • o produto será levado até o dosador com qual equipamento de transporte?
  • de que forma os pacotes serão agrupados?
  • como os pacotes agrupados serão levados ao estoque?
  • as embalagens padronizadas para agilidade do processo?
  • a velocidade de empacotamento necessária para atender a demanda de produção?
  • qual a precisão de pesagem?
  • Como os pacotes serão posicionados no mercado?


2º passo: deixe o setor pronto para receber a empacotadora 

A empacotadora automática exige um espaço físico adequado para a sua instalação, pois de nada adianta ter um equipamento eficiente se a sua empresa não possui um local apropriado para ele. Além disso, você também deverá ter insumos para realizar os testes práticos e certificar-se de que a empacotadora está funcionando perfeitamente.

 

3º passo: realize a capacitação dos operadores

Apesar da máquina de empacotamento automático não necessitar de contato manual frequente, é muito importante que os funcionários que vão operar o equipamento sejam bem treinados, de modo que saibam lidar com cada uma das etapas do processo. Somente funcionários capacitados terão condições de resolver eventuais problemas.

É possível que com o treinamento, operadores possam efetuar pequenas manutenções e ajustes, mais conhecida como manutenção autônoma, com isso agilizando o processo. Além da manutenção do equipamento como a lubrificação  sem contar com a higienização.

4º passo: tenha um plano preventivo de manutenção

Equipamentos desenvolvidos com alta tecnologia, como é o caso da empacotadora automática, não necessitam de manutenção frequente, porém, é imprescindível estar preparado para qualquer eventualidade

Justamente por ser uma máquina de alta tecnologia, muitas vezes as peças e insumos necessitam de tempo para serem projetados e fabricados. Isso resulta na paralisação do trabalho e pode afetar consideravelmente a produtividade da sua empresa. Sendo assim, para evitar possíveis prejuízos é preciso ter um planejamento bem definido para a realização de manutenção periódica no equipamento. 

 

Ao aliar a manutenção técnica preventiva com a capacitação dos funcionários que vão operar a máquina e com a garantia do fabricante de que há um estoque das peças que precisam ser substituídas com maior frequência, você assegura que a empresa terá um fluxo contínuo de produção e evita possíveis prejuízos.

 


Soluções Perfil Maq para a indústria de produtos alimentícios

Com foco nas pequenas e médias empresas, a Perfil Maq se especializou no desenvolvimento de máquinas e equipamentos que contribuem para que o setor industrial de alimentos otimize seus processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade. 


Isso é possível porque a automatização das linhas de produção diminui a necessidade de contratar mão de obra, evita falhas, retrabalhos e desperdício de tempo e de insumos, garantindo a qualidade do serviço.


A linha de produtos da Perfil Maq inclui empacotadoras horizontais e verticais, enfardadeiras, dosadores industriais, seladoras a vácuo e sistemas de exaustão. A empresa também conta com profissionais qualificados para tirar suas dúvidas e ajudar você a implementar projetos de automatização sob medida para as necessidades da sua empresa.

A MP 100 e MP 50 foram desenvolvidas especificamente para atender a demanda das pequenas empresas, mas que tem uma alta produtividade. 

Ambas são uma alternativa eficiente voltada para pequenas empresas, que não possuem um volume tão grande de produção. Ela é um equipamento compacto com alta capacidade produtiva e um excelente custo x benefício, pois não exige um grande investimento.  

Estes modelos de empacotadora automática é ideal para melhorar o processo de empacotamento de produtos com dosagens menores (20g a 500g) e perfeito para embalar condimentos em geral, além de produtos para amostragem. 

A MP 50 é ainda mais compacta e um ótimo custo benefício. Já que tem todos os benefícios da MP 100, mas em tamanho menor.


Aproveite que está aqui para conhecer melhor as soluções desenvolvidas pela Perfil Maq. Você também pode solicitar um orçamento sem compromisso!