Enfardadeira automática: mais eficiência para a sua empresa

Com uma enfardadeira industrial, você torna o processo de empacotamento da sua empresa mais ágil e eficaz, além de reduzir custos. Confira o post e saiba mais!

Automatizar os processos industriais é uma tarefa indispensável para reduzir custos e aumentar a produtividade. No enfardamento automático, por exemplo, assegurar o mínimo de paradas e obter o máximo em eficiência no uso do material otimiza o processo e resulta em produtos com mais qualidade.

Nesse sentido, contar com enfardadeiras automáticas é uma grande vantagem. Mas, os benefícios do seu uso podem ser ainda maiores quando são utilizados os acessórios de enfardamento corretos. Por isso é necessário conhecer as opções oferecidas pelo mercado e compreender como cada uma delas funciona.

Continue a leitura e conheça alguns dos acessórios de enfardamento que compõem a linha de enfardadeiras da Perfil Maq. Assim, você saberá qual é o equipamento ideal para a demanda produtiva da sua empresa!

Acessórios para enfardadeiras Perfil Maq

Veja a seguir uma lista de 6 dispositivos para enfardadeiras e conheça as funcionalidades de cada um deles!

 

1 – Ajuste automático de fardo

As enfardadeiras da Perfil Maq contam com um sistema chamado “ajuste automático de fardo”. Este acessório faz o controle da mesa de apoio do fardo, para que fiquem mais compactos, reduzindo o consumo de filme plástico.

Quando a máquina opera sem esse dispositivo, o espaço no topo do fardo acaba sendo maior para evitar mordidas em pacotes que, por acaso, tenham caído de modo desalinhado na hora de formar o fardo.

Com o uso desse acessório, o fardo que ficou maior terá alguns milímetros a mais, no entanto, todos os outros, que foram bem formados, sairão justos e compactos, em um processo que contribui para reduzir o consumo de plástico.

 

2 – Desbobinador de fita

Este dispositivo substitui as bobinas impressas e é usado para tornar mais fácil a integração entre a mercadoria, sua distribuição e o ponto de vendas. Ele é utilizado com fitas de código de barras ou com dados de armazenagem e manuseio.

O desbobinador tem baixo custo e assegura mais praticidade na padronização do estoque de bobinas, pois o espaço e o custo dos materiais em estoque são reduzidos.

 

3 – Pressostato digital

Uma parte dos acionamentos da enfardadeira industrial ocorre por meio de cilindros pneumáticos, onde a força e a precisão resultantes vão depender da rede de ar estável, ou seja, da pressão de entrada na máquina.

No caso de ocorrer uma queda ou elevação da pressão ou, ainda, a despressurização da rede, o pressostato digital – que não é um item de série, mas um acessório opcional – faz com que a máquina se desligue automaticamente.

Quando a enfardadeira trabalha com baixa pressão, os fardos podem ficar com a solda incompleta, fazendo com que eles se abram na entrega e gerando reclamações dos clientes. Além deste, podem acontecer outros problemas, como a má formação das colunas dos fardos.


4 – Furador de fardo pneumático

Para uma melhor acomodação dos pacotes no fardo e melhor empilhamento no pallet, o plástico do fardo é furado para a saída do ar. Em geral, assim como nas empacotadoras, os furos são feitos por anéis com pontas (tipo agulhas). No entanto, dependendo da formulação do plástico, o furo não fica perfeito ou seu tamanho não é suficiente para a extração do ar. Neste caso, a melhor solução é a implementação do furador de fardo pneumático.

Esse acessório da enfardadeira possui 4 vazadores que perfuram a película plástica dos fardos, possibilitando a saída mais rápida de ar e consequente redução do volume.

 

5 – Eixo de bobina expansivo

Este acessório é uma tecnologia que melhora muito a fixação da bobina no eixo da enfardadeira. Sua principal vantagem é diminuir o tempo que a máquina precisa ficar parada para que seja realizada a troca de bobina. Além disso, o eixo de bobina expansivo elimina a necessidade de paradas devido ao afrouxamento das porcas de aperto.

O dispositivo também permite o uso de tubete de PVC, que é o mais procurado pelas empresas que fabricam embalagem. Já o eixo de bobina tradicional (com fuso e porcas cônicas de aperto) dificulta o uso do tubete de PVC devido ao deslizamento da superfície rígida e lisa do material, por isso, nesse caso é indicado o uso do tubete de cartão, que tem base de papelão.

O uso de tubete de PVC contribui para a circulação da economia e também com a preservação do meio ambiente, pois é um material reutilizável, aceito pelos fabricantes de filmes.

 

6 – Encoder no tracionador 

A função deste dispositivo é assegurar a uniformidade no consumo de filme plástico durante a operação de enfardamento. Com ele, é possível controlar a tração e monitorar a movimentação linear do filme utilizado.

O encoder também supervisiona a vida útil das correias de tração de filme e detecta contaminações causadas por resíduos de pós do deslizante do filme ou do próprio ambiente.

Em situações assim, o dispositivo lerá que não foi tracionado o comprimento correto que teria que ser deslocado, e gera um alarme na tela da enfardadeira. Assim, o operador pode realizar a limpeza ou troca das correias para dar sequência ao trabalho.

 

Conheça as soluções da Perfil Maq 

A Perfil Maq é uma empresa catarinense que atua no desenvolvimento de soluções para a automatização dos processos industriais, projetando e fabricando equipamentos de alto desempenho. A empresa possui empacotadoras automáticas, seladoras a vácuo, exaustores, dosadores e enfardadeiras. 

São dois os modelos de enfardadeiras da Perfil Maq. Confira:

 

Enfardadeira Cyklop SD 40

A Enfardadeira Cyklop SD 40 foi projetada para atender às necessidades dos sistemas de agrupamento de indústrias que têm alta produção, com diferentes layouts de agrupamento dos pacotes no fardo. 

Ela possui um sistema de tração de filme por meio de correias sincronizadas e desbobinador de filme automático. É um equipamento que une alta produtividade e baixo custo de aquisição. 


Enfardadeira EF 1000

A Enfardadeira Horizontal EF 1000 foi projetada para realizar o agrupamento de pacotes da linha SOS. Com ela, é possível obter alta produtividade e escolher entre diferentes opções de layouts para as embalagens. Esse modelo foi desenvolvido para funcionar em alta ciclagem, mas garante a segurança dos operadores e a qualidade dos fardos.

Agora que você já sabe o quanto os acessórios podem otimizar o desempenho da enfardadeira, que tal solicitar um orçamento sem compromisso?