Indústria alimentícia: o que saber sobre seus equipamentos

Confira 3 perguntas fundamentais que você deve fazer ao fabricante, antes de adquirir máquinas e equipamentos para a produção industrial da sua empresa!


Para evitar futuros prejuízos e dores de cabeça, antes de adquirir uma máquina para fabricar, embalar, selar ou realizar qualquer outra função na sua indústria de produtos alimentícios, é preciso fazer 3 perguntas básicas e fundamentais ao fabricante. 

Você sabe quais são essas perguntas? Continue a leitura e descubra!

 

1 – A fábrica de equipamentos oferece treinamento para os operadores?

 

É de fundamental importância que os operadores de máquinas sejam muito bem treinados. Esta é uma parte importantíssima em qualquer programa de manutenção de máquinas, pois os funcionários que irão trabalhar diretamente com os equipamentos precisam ser capacitados para saber como configurar, ajustar e operar as máquinas de forma correta.

Além de melhorar a qualidade final dos serviços de manutenção desses equipamentos, a qualificação dos operadores também resulta em:

  • maior vida útil para as máquinas;
  • melhor desempenho;
  • aumento da produtividade.

 

2 – A fábrica possui peças originais para reposição?

Uma empacotadora, por exemplo, possui diversas peças elétricas e mecânicas e há algumas delas que acabam sofrendo um desgaste maior do que outras. É por isso que, no ato da compra, o fabricante desse equipamento precisa disponibilizar uma série de peças de reposição, que deve incluir todas as peças de desgaste, conforme classificação da frequência com que necessitam ser substituídas.

Normalmente, as peças são classificadas da seguinte forma:

  • reposição: correias, metais, mordentes, facas e kit reparo, que costumam necessitar de troca a partir de 6 meses; 
  • consumíveis: perfis, teflons e resistências, cuja frequência de troca costuma ser de 15 dias em média; 
  • acessórios: itens opcionais, como esteiras, dosadores, carimbadores, conjunto microfuros e impressora de transferência térmica.

Máquina parada é sinônimo de prejuízo e, sendo assim, é aconselhável que você mantenha peças consumíveis no estoque de sua empresa. Desse modo, as peças estarão disponíveis para quando houver necessidade de troca e você vai economizar tempo e dinheiro.

 

3 – Que tipo de suporte a fábrica disponibiliza?

Geralmente, uma boa parte dos equipamentos utilizados no processo de empacotamento de produtos já têm o seu problema diagnosticado e, dessa forma, uma simples ligação ao suporte técnico já é suficiente corrigi-los. Por isso, é a Perfil Maq possui um setor de serviço técnico e disponibiliza um suporte técnico direto, com tempo resposta super ágil.


Entretanto, nem sempre é possível solucionar o problema desta maneira. Sendo assim, você precisará saber também se há técnicos locais ou na região que possam prestar o suporte técnico presencial em caso de necessidade. A Perfil Maq conhece todas essas necessidades, por isso oferece um suporte completo para que os clientes possam usufruir ao máximo os seus equipamentos.

Soluções da Perfil Maq para a indústria

Hoje, para que um negócio possa se manter competitivo no mercado, é necessário investir em automação e em novas tecnologias. Ao automatizar e integrar processos, você obtém os seguintes benefícios:

  • menos desperdício de insumos;
  • eliminação de falhas e retrabalhos;
  • mais agilidade nos processos;
  • menor necessidade de contratação de mão de obra;
  • aumento da qualidade e da produtividade.

Consequentemente, a redução dos custos e o aumento da qualidade e da produtividade vão melhorar os resultados do seu negócio, tornando-o mais lucrativo.

 

Se você pretende iniciar a automação da sua empresa, não deixe de conhecer as soluções da Perfil Maq. São enfardadeiras, empacotadoras verticais e horizontais, seladoras a vácuo, dosadores e exaustores industriais pensados para otimizar a sua produção industrial.

Aproveite que está aqui e solicite um orçamento sem compromisso. Nós também podemos ajudar você a definir quais são os equipamentos mais adequados para o seu negócio. Não espere mais. Entre em contato conosco agora mesmo!

Galeria de imagens