Indústria alimentícia: veja quais são os desafios para 2021

A automatização dos processos e a inovação de produtos e embalagens são alguns dos principais desafios para a indústria alimentícia. Leia o post e saiba mais!

O setor alimentício é um dos mais competitivos, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Sendo assim, as empresas precisam estar atentas às novas tendências para garantir sua presença no mercado, principalmente nos dias atuais, em que os clientes são mais bem informados e estão mais exigentes do que nunca.

Leia esse post e saiba quais são as principais tendências e desafios que a indústria de alimentos terá em 2021!

 

Automação de processos é indispensável


Atualmente, a tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas, que estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos e agilidade dos serviços.

Assim, automatizar a gestão de processos continuará sendo uma tendência na indústria de alimentos e bebidas em 2021. No entanto, a enorme diversificação de produtos do setor alimentício torna a automatização um grande desafio.

As inovações tecnológicas para os próximos anos envolvem sensores e softwares para conectar o maquinário das empresas, além de sistemas que simulam a produção e contribuem para detectar falhas na operação antes mesmo delas ocorrerem.


Investimento em transparência e segurança


O acesso irrestrito à informação através da internet está fazendo com que os consumidores se tornem cada vez mais exigentes. Hoje, eles buscam saber mais sobre a origem e a composição dos produtos alimentícios que consomem.

Assim, investir na transparência tem sido cada vez mais importante, pois isso ajuda a empresa a conquistar a confiança dos consumidores, tornando-os clientes fiéis.

É preciso ter em mente que, além da qualidade e do preço dos alimentos que compram, os consumidores também estão atentos à reputação das empresas produtoras.

 

Rastreabilidade dos produtos


Fazer o acompanhamento do produto, desde sua saída da fábrica até sua chegada ao consumidor final, é vantajoso tanto para os clientes quanto para as empresas.

Quem compra fica sabendo qual é a procedência do produto e, para quem produz, é uma maneira de ter mais controle sobre o escoamento da produção.

Assim, a implementação de tecnologias para rastreamento tornam o processo de distribuição mais eficiente.

 

Sustentabilidade

Uma boa parte dos consumidores está disposta até mesmo a pagar mais caro por produtos “verdes”, que causam menos impactos ao meio ambiente, especialmente quando se tratam de alimentos industrializados.

Assim, a sustentabilidade se tornou um desafio para esse setor da indústria, pois não basta assegurar o selo verde somente para o produto, mas sim repensar a cadeia produtiva como um todo.

Buscar alternativas sustentáveis, especialmente no processamento e empacotamento dos produtos – com o uso de embalagens recicláveis e biodegradáveis – continuará trazendo vantagens frente à concorrência.

 

Alimentos clean label


O aumento na procura por uma alimentação mais natural, saudável e limpa está fazendo com que os produtos clean label ganhem mais espaço nas prateleiras dos supermercados e a tendência é que essa demanda cresça ainda mais nos próximos anos.

O termo em inglês significa “rótulo limpo” e indica produtos feitos com ingredientes conhecidos pelos consumidores, que estão cada vez mais atentos à qualidade da nutrição.

O principal desafio para as indústrias atingirem o conceito de clean label será fazer com que os rótulos tragam informações completas e fáceis de entender

 

Alimentos plant-based

A procura por produtos plant-based (vegetais e alimentos integrais minimamente processados) vai continuar crescendo em todo o mundo. 

Desse modo, um dos desafios para a indústria da alimentação será diminuir o foco na soja e encontrar novas alternativas para essa demanda.

Além disso, os produtos substitutos da carne nas grandes redes de fast food continuarão sendo uma tendência, por isso, investir na diversificação é fundamental. Sementes comestíveis, grãos, algas marinhas e outros produtos são alternativas à proteína animal.

 

Inovar para se destacar


O segmento da alimentação é um dos mais concorridos em todo o mundo. Sendo assim, fazer com que uma marca se destaque em meio a outras tantas continuará sendo um desafio para as empresas em 2021.

Investir em embalagens inovadoras é uma das formas de chamar a atenção dos consumidores.


Alimentos comercializados em “porções únicas”

O aumento no consumo de alimentos em porções únicas também continuará sendo uma tendência na indústria alimentícia em 2021. 

Esses alimentos, bastante encontrados na seção de produtos refrigerados dos supermercados, têm como objetivo oferecer mais praticidade aos consumidores, com porções prontas que só precisam ser aquecidas.

As versões pré-prontas podem abranger uma grande diversidade de produtos, mas é necessário ter muita atenção ao seu empacotamento, pois eles necessitam de embalagens diferenciadas.

Conclusão

Além da busca constante pela redução de custos e para garantir a qualidade dos produtos, tão necessários para que uma empresa se mantenha competitiva, o crescimento da indústria da alimentação vai depender, ainda, da sua capacidade de inovação, que abrange também as embalagens.

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