Indústria

Muitos gestores fazem os ajustes na indústria conforme os problemas vão surgindo. Não há um planejamento das ações. Veja como manter o crescimento industrial em 5 itens.

Em geral, o gestor de uma indústria acaba focando em resolver os problemas que vão aparecendo no dia a dia, quando ele deveria parar e arrumar a casa, para então seguir em frente. O crescimento  industrial precisa de uma base sólida e deve ser planejado norteando itens que podem estar necessitando de ajustes e, muitas vezes, o gestor não percebe.

Crescer na indústria é um desafio que merece atenção especial, como o olhar deste conteúdo que vai direcionar você aos 5 itens necessários para alcançar seus objetivos. É uma excelente leitura para o crescimento da indústria!

 

1. Você conhece tudo do seu produto? 

Faça uma avaliação do seu produto, mesmo que o conheça há bastante tempo. Veja se as suas qualidades representam as seguintes características ao consumidor: eliminação de dificuldades, desconfortos, infelicidade, descontentamentos e medo.

Se o seu produto corresponde à maioria das questões acima, as chances dele e da sua indústria crescerem aumentam consideravelmente. Além disso, o valor agregado do produto também ganha um reforço. Agora, se o produto não atende boa parte das características, é melhor rever a situação.

Existem muitas situações em que o empresário produz o mesmo produto há muitos anos e não avalia as tendências do mercado, ou seja, acha que o cliente quer que o produto seja feito daquele jeito. No entanto, é o empresário que insiste e quer produzir da mesma maneira.

Além de vender uma solução, a indústria deve oferecer um conjunto de atividades que facilitem a resolução de um problema interior pessoal, ou em caso de venda B2B (empresa para empresa), um problema interno.

Dica: elimine de vez a seguinte frase: “sempre foi feito assim”.

 

2. Os cuidados com seus colaboradores

Quando alguém lhe falar que o processo começa “de dentro para fora”, acredite! Os colaboradores da sua indústria precisam estar envolvidos diretamente, notando que eles formam uma parte essencial neste processo de crescimento. São eles, inclusive, que representam a imagem da empresa “lá fora”.

Ofereça oportunidades de crescimento profissional a eles, estabelecendo também canais de comunicação que facilitem as relações internas. Promova dias de palestras, café da manhã com bate-papo, vídeos, cursos de atualização, atividades com as famílias e o que mais colaborar no crescimento industrial como um todo.

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3. Tenha um olhar especial para os atuais clientes

Conquistar novos clientes é muito bom, obviamente. No entanto, fazer um esforço extra para manter os atuais, oferecendo a eles atendimento personalizado e canais para a troca de informações, é indispensável para a sua indústria crescer. São os clientes, juntamente com a sua equipe de colaboradores, os principais responsáveis pelo sucesso da empresa.

Os custos com a aquisição de um novo cliente são maiores do que ampliar o seu relacionamento com os atuais. A perda de clientes, então, é um prejuízo e tanto. Sem contar que os clientes que você tem hoje podem lhe indicar para outras pessoas em potencial.

 

4. Invista em tecnologia na sua indústria

A tecnologia não tem volta, tenha isso na sua mente todos os dias! Ela está em todos os processos, desde a gestão até a produção de um produto, para garantir uma maior qualidade entregue ao cliente e diminuir desperdícios. Como já mencionamos em outro conteúdo aqui no blog, vivemos a era da economia digital. Quem não investir em tecnologia para melhorar os processos de produção e as formas de comunicação com o mercado, está “com os dias contados”.

Portanto, além de avaliar o seu produto, reveja as funcionalidades das máquinas e equipamentos que você usa hoje em dia. Será que elas estão produzindo de acordo com as suas expectativas? Não poderia ser melhor?

 

5. Qual é o propósito do seu produto e da sua marca? 

A sua indústria pode produzir o melhor produto ou oferecer os melhores serviços do mercado. Mas, se eles não forem apresentados de maneira correta, podem não ajudar no crescimento da empresa. As pessoas precisam perceber que o seu produto é o melhor, principalmente pelo esforço que a indústria faz para que isso se torne realidade.

 Leia aqui: a importância da embalagem no marketing.

Leve uma mensagem positiva do seu produto até os consumidores. Mostre que se importa com eles e por isso a sua marca é a mais recomendada. Seja convincente sem ter que “forçar a barra” com o objetivo apenas de vender.

Os 5 itens que vão fazer a sua indústria crescer devem estar bem alinhados! Por isso, os chamamos de “fundamentais”. Faça uso deles a partir de agora e alcance ainda mais sucesso

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