Máquina automática para empacotamento: menor desperdício e maior lucratividade na indústria

Conheça agora mesmo as vantagens que a automatização do empacotamento pode oferecer para sua empresa e veja como ter menos desperdícios.

As máquinas automáticas de empacotamento parecem ser equipamentos comuns à indústrias alimentícias, mas não são! Muitas empresas ainda contam com processos manuais de empacotamento, que resultam em problemas como desperdício de produtos e de embalagens, além de ter uma produção mais lenta.

No fim tudo isso impacta na lucratividade da empresa. Pensando nisso, vamos listar os benefícios da inserção de uma máquina de empacotamento na indústria alimentícia. É importante lembrar que alguns investimentos tornam-se muito mais rentáveis do que o “gasto” inicial transparece.

Os benefícios adquiridos juntamente com esse equipamento impactam nos mais diversos setores da empresa. Seja no tempo total de produção, na finalização do produto, na conservação, na qualidade da embalagem e no custo final do produto. Conheça agora o que a produção da sua indústria tende a ganhar ao realizar um investimento como esse:

Os benefícios da automatização do empacotamento

Ao optar por automatizar o empacotamento você já percebe de cara a redução do desperdício de produto. A verdade é que os índices de erro ao efetuar o empacotamento de maneira automática é muito pequena, fazendo com que o conteúdo a ser embalado seja devidamente inserido no local correto.

Outra melhoria nítida é a redução na perda de embalagens. Uma das falhas frequentes do empacotamento manual é o dano causado na embalagem. Com a automatização esse outro prejuízo é reduzido fortemente.

O aumento da produtividade é outra vantagem adquirida juntamente com a automatização desse processo. Além de melhorar a qualidade da embalagem, também otimiza o tempo de serviço para embalar o produto.

Também deve-se destacar a padronização da embalagem, isto é, mantê-las uniforme, fazendo com que a qualidade superior seja um padrão. Isso em função da qualidade nas soldas, processo que é fundamental para garantir a qualidade do produto que está dentro dos pacotes, garantindo com que o produto não seja contaminado por fatores externos.

E não acaba por aí, você também irá sentir uma forte redução do custo de mão de obra, pois o equipamento pode suprir o trabalho de até 10 pessoas, uma vez que a máquina substitui completamente a intervenção humana.

É importante salientar sobre o impacto ético e social da redução do quadro de funcionários. A substituição da mão de obra não desmerece o trabalho humano, e sim o preserva a tal ponto de evitar possíveis lesões causadas pelo esforço repetitivo, por exemplo.

Além disso, esse é um passo para o aperfeiçoamento da empresa de acordo com o modelo da indústria 4.0. Existe um impacto sobre isso, mas não é por culpa da empresa.

Em resumo, você poderá observar uma crescente melhoria da eficiência na etapa de embalar o produto. São benefícios facilmente detectados a curto e longo prazo.

Vantagens de adquirir uma máquina para embalagem de produtos secos

Quando o assunto é produtos secos, uma grande vantagem de se investir em uma máquina para empacotamento é aumentar a produção diária, abrindo as possibilidades de redução no custo final do produto.

Algo que deve ser observado é o payback destes equipamentos. O investimento inicial pode parecer alto, porém, a taxa e tempo de retorno sobre esse investimento, que acontece de forma inevitável.

A integridade do produto é outro item que se manterá com facilidade ao optar pela máquina automática para empacotamento. A qualidade no fechamento do pacote e a precisão dos movimentos garantem uma conservação do produto de maneira superior à manual.

Outra vantagem em adquirir essa máquina é o aperfeiçoamento do design da embalagem. O acabamento realizado por ela torna o alimento mais atraente, contribuindo para a parte visual do produto.

A máquina automática para empacotamento para produtos secos é indicada para diversos produtos, como: grãos, farináceos, biscoitos, doces, ração para cães, entre outros.

Se você pensa na melhoria da produção a longo prazo, vale muito a pesquisa e aquisição sobre esse produto. Além disso, o custo-benefício é excelente. A rentabilidade concedida por este maquinário supera com facilidade o investimento inicial.

Como escolher a máquina ideal para a minha empresa?

Esse é um investimento, que ao ser decidido pelos gestores deve imediatamente compor o planejamento da empresa. Além disso, alguns questionamentos devem ser feitos a fim de não errar na escolha.

Para isso, produzimos um checklist para te auxiliar:

  1. Produto: o primeiro passo é saber qual é o produto que será empacotado, com isso conseguimos selecionar o dosador mais adequado (dosador volumétrico, de esteiras, helicoidal, de cabeçote múltiplo), um fator que vai influenciar diretamente no que o equipamento irá operar;
  2. Design do pacote: detenha-se a essa definição, isto é, quantas soldas serão feitas nos pacotes. Além de alterar o modelo da máquina a ser escolhido, é necessário lembrar que quanto mais soldas o pacote necessita, menor é a produtividade;
  3. Espaço disponível: é necessário verificar o espaço útil que a empresa possui no seu setor de produção para a instalação do equipamento;
  4. Sistema utilizado: procure saber se o sistema utilizado pela máquina é de ar comprimido e qual é a energização do equipamento. Para que a empacotadora opere com eficiência, o ar comprimido tem que ser de qualidade e a energia não pode ser oscilante, ou seja, faltar durante o processo. Isso causa erros na máquina e é necessário fazer o reset para reiniciar a produção;
  5. Mão de obra qualificada: a empresa deve ter, no mínimo uma pessoa com uma capacidade para operar o equipamento. É necessário que, no mínimo ela saiba ler e entender o que o equipamento está fazendo, ou quais atitudes tomar quando acontecer algum problema. A Perfil Maq, por exemplo, realiza o treinamento ao operador da máquina com certificado.

Na hora de definir qual é a máquina que se adequa às necessidades da empresa surgem várias dúvidas: tamanho da máquina, demanda suprida por ela, demanda existente na produção, velocidade da operação desejada, entre outros fatores. O mais interessante de tudo, é que as máquinas da Perfil Maq podem ser adaptadas especialmente à suas demandas.

Nós customizamos a máquina de acordo com a demanda da empresa, realizando os ajustes necessários, fazendo com que ela atenda exatamente ao que empresa precisa.

Temos os exemplos dos modelos Linepack SD 300 e Packer MS 1000, equipamentos que estão disponíveis para sua indústria e podem se encaixar nas sua necessidade!

E ainda, outros modelos disponíveis, cada um voltado para uma demanda específica. Você pode conhecê-los melhor clicando aqui.

Restam dúvidas de qual máquina melhor se adequa às suas necessidades? Converse agora mesmo conosco e solicite seu orçamento clicando aqui!

Galeria de imagens