máquinas de empacotar alimentos

A Perfil Maq é uma empresa inovadora, especializada no desenvolvimento de máquinas de empacotar alimentos e outras soluções para a indústria alimentícia.

Fundada em 2012, na cidade de Concórdia (SC), a Perfil Maq surgiu a partir de uma demanda que não estava sendo suprida pelo mercado regional: máquinas de empacotar alimentos e outros equipamentos importantes para melhorar a produtividade das empresas.

Na época, os empresários André Luís Raimundi e Marcos Roberto da Silva, que viriam a ser os fundadores da Perfil Maq, já trabalhavam na fabricação e manutenção de equipamentos pequenos. 

A reclamação de um empresário do setor alimentício quanto à falta de máquinas para automatizar a produção e a embalagem da erva-mate foi o ponto de partida para os dois sócios decidirem iniciar o negócio. E foi assim que, em 2012, a Perfil Maq iniciou suas atividades.

Perfil Maq é destaque nacional em inovação

Em agosto do ano passado, a Perfil Maq foi uma das 10 empresas selecionadas no quesito “inovação”, numa premiação da qual participaram aproximadamente 800 pequenas, médias e grandes empresas de todo o Brasil.

A premiação ocorreu no Museu de Arte de São Paulo (MASP), durante um seminário realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

O evento contou, ainda, com o apoio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Na ocasião, a Perfil Maq esteve representada pelo empresário André Luís Raimundi.

Perfil Maq: movidos por um desafio

Os empresários André Luís Raimundi e Marcos Roberto da Silva começaram as atividades da Perfil Maq com um desafio: desenvolver uma máquina para melhorar a etapa de empacotamento dos produtos, com pacotes padronizados e dosagens exatas.

Seis meses se passaram e a meta proposta não havia sido alcançada. Assim, um novo desafio foi lançado: com o apoio do empresário André Luís Raimundi, que é professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Perfil Maq lançou no mercado a primeira empacotadora automática com pesador duplo.

Com capacidade para empacotar com alta precisão até 18 pacotes por minuto (embalagens de papel), 13 unidades por minuto (para pacotes laminados) e 10 embalagens por minuto (para empacotamento a vácuo), a máquina se tornou um sucesso absoluto no setor ervateiro.

Depois, com a aplicação de novas tecnologias, foram desenvolvidas outras 5 versões da empacotadora automática. E em meados de 2017, a Perfil Maq iniciou a fabricação de empacotadoras de bobina, enfardadeiras, seladoras a vácuo e dosadores. 

Projeto Inova Mais Indústria

No Senai, o empresário André Luís Raimundi e o engenheiro Emerson Ferrari conheceram o Projeto Inova Mais Indústria, que teve início no final de 2016. Ele visava possibilitar um maior amadurecimento na gestão da inovação de micro e pequenas indústrias catarinenses.

Raimundi ressalta que o Projeto Inova Mais Indústria é resultado de parceria entre o Senai estadual, por meio do IEL e do Sebrae.

Com o apoio de uma consultoria em gestão da inovação, a Perfil Maq foi completamente reestruturada, criando novas possibilidades de inovação como, por exemplo, as parcerias estratégicas e a melhoria nas relações com fornecedores e clientes.

O relacionamento com novos fornecedores resultou em benefícios importantes, como a redução de custos para a Perfil Maq. Exemplo: compra de componentes elétricos, sendo que eram compradas de mais de seis empresas diferentes e atualmente, são utilizadas apenas três marcas para todos os componentes.

Em 2017, a Perfil Maq iniciou uma consultoria e ela auxiliou na exploração de novas possibilidades. Com isso, a empresa inovou e começou a fabricar empacotadoras para diferentes segmentos, para não ficar dependente de um único mercado (que até então era da Erva-Mate). 

Com isso, a empresa expandiu os negócios! Agora produz equipamentos versáteis para embalar qualquer tipo de produto seco, como cereais e outros itens da indústria alimentícia, incluindo rações animais. Assim, em um curto período de tempo, a empresa lançou 12 novos equipamentos voltados ao setor de alimentos.

Hoje, a Perfil Maq atende clientes do Brasil todo e ainda no exterior, tendo máquinas vendidas para Uruguai e Venezuela. Além disso, há negociações de máquinas em empresas do Chile, Canadá, Estados Unidos, México, Emirados Árabes, Síria, entre outros. A Perfil Maq ainda conta com uma capacidade de fabricar um equipamento novo em menos de um mês!

Presença digital e proximidade com os clientes

Com o objetivo de estreitar a comunicação com potenciais clientes, a Perfil Maq passou a contar com os serviços de uma agência especializada em marketing digital.

Com base no fato de que hoje os consumidores fazem pesquisas na Internet antes de adquirir um produto, o site da Perfil Maq foi reformulado, passando a apresentar toda a sua linha de equipamentos.

A empresa também começou a investir na produção de conteúdos relevantes voltados, principalmente, para quem atua na indústria de alimentos. 

Além disso, a Perfil Maq possui 20 representantes comerciais para levar o nome da empresa para outros estados brasileiros e 3 fora do país.

Outra estratégia inovadora da empresa foi a inclusão dos equipamentos comercializados em uma rede de tecnologia da informação, possibilitando a assistência técnica remota.

 

Quer otimizar os processos da sua indústria de alimentos através de máquinas para empacotar alimentos e outros equipamentos? A Perfil Maq tem a solução! Aproveite que está aqui e solicite um orçamento!