Melhore-seus-resultados-com-uma-empacotadora-a-vácuo-PerfilMaq

Embalagens a vácuo aumentam em até 10 vezes a vida útil de produtos alimentícios. Saiba mais!

Não é uma delícia quando você abre a embalagem do café e sente aquele aroma gostoso e inconfundível? Pois este aroma, assim como a cor, a textura e o frescor do café são garantidos com o empacotamento a vácuo, que preserva totalmente as características dos produtos embalados.

Além de ser uma maneira eficiente de aumentar a vida útil dos alimentos, o empacotamento de produtos alimentícios a vácuo traz outras vantagens que vão otimizar os resultados de sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens do empacotamento a vácuo na produção industrial!

 

Quais os benefícios do empacotamento a vácuo? 

O sistema de empacotamento a vácuo resulta nas seguintes vantagens:

  • Maior vida útil dos produtos: nas embalagens a vácuo, todo oxigênio é retirado, evitando a proliferação de microrganismos e aumentando a validade dos alimentos em até 10 vezes;
  • Manutenção do peso: o alimento embalado a vácuo não desidrata, por isso mantém o seu peso;

  • Garantia de integridade: as características físicas, como a cor, sabor e cheiro, assim como as propriedades nutricionais dos alimentos são mantidas;
  • Facilidade no transporte: como as embalagens a vácuo são mais compactas, elas ocupam menos espaço e facilitam a logística de armazenamento e transporte;
  • Reduz perdas e custos: como a vida útil do alimento embalado a vácuo aumenta em até 10 vezes, as perdas por vencimento da validade diminuem significativamente. 

Embalagens compactas também ocupam menos espaço e permitem um armazenamento maior de produtos em estoque. É importante observar que, quando um produto é adquirido em grande quantidade, a tendência é que haja uma barateamento no seu custo.

 

Que tipos de alimentos podem ser embalados a vácuo?

Confira uma lista dos produtos alimentícios mais comuns que podem ser empacotados a vácuo:

  • Grãos, sementes, castanhas e cereais: podem ser embalados in natura, moídos ou triturados. O sistema a vácuo mantém a frescura e a textura crocante desses produtos por muito mais tempo. Quando moídos, o processo de empacotamento a vácuo preserva o aroma e as propriedades do alimento, assim como ocorre com o café e com a erva-mate.
  • Tubérculos, legumes, raízes e verduras: a maioria dos legumes, raízes, tubérculos e caules, como o salsão e o aipo, podem ser embalados a vácuo normalmente. Já as folhas, como couve, agrião e alface, assim como outros alimentos que podem ser danificados com facilidade, necessitam de uma máquina especial, que faça a injeção de gás para modificar a atmosfera no interior da embalagem, evitando o “esmagamento” dos alimentos mais sensíveis.
  • Frutas: as frutas com textura mais sólida, secas ou cristalizadas, como damasco, ameixa e uva passa, podem ser embaladas a vácuo fatiadas ou congeladas. Contudo, algumas frutas oxidam e escurecem se não forem mantidas e embaladas em temperatura ideal.
  • Conservas: produtos alimentícios em conserva, como pepino, azeitona e palmito, devem ser embalados a vácuo junto com o líquido.
  • Alimentos cozidos: alguns alimentos cozidos como, por exemplo, o feijão, precisam de alguns cuidados, pois podem liberar gases. Nestes casos, é preciso utilizar uma máquina de atmosfera modificada.
  • Salgados e Massas: salgados como coxinhas e risoles, por exemplo, devem ser embalados semi-congelados, em atmosfera modificada, para impedir que sejam esmagados. As massas frescas e pré-cozidas, como massas de pastel e de lasanha, podem ser embaladas à vácuo normalmente.
  • Carnes, peixe, queijos e embutidos em geral: a embalagem a vácuo é perfeita para alimentos embutidos e carnes, pois o processo retira todo o ar de dentro da embalagem, impedindo a proliferação de microrganismos que necessitam de oxigênio para sobreviver. Para embalar peixes, o ideal é a embalagem a vácuo em atmosfera modificada, para que os seus óleos naturais sejam conservados.

 

Conheça a empacotadora a vácuo SV 200 da Perfil Maq 

O modelo de empacotadora a vácuo SV 200, comercializada pela Perfil Maq, realiza o processo completo – forma o pacote, fraciona o produto e faz o vácuo. Ela pode ser programada para dosar diferentes quantidades de produto – 250g, 500g e 1kg. A empacotadora a vácuo SV 200 é ideal para embalar grãos, farináceos, doces, biscoitos, açúcar, café, erva-mate e outros produtos similares.

Se você está pensando em melhorar o processo de empacotamento de sua empresa, a Perfil Maq tem a solução que você precisa! Solicite um orçamento sem compromisso!

Galeria de imagens