Rastreabilidade de alimentos eleva a segurança dos produtos

Na indústria alimentícia, a rastreabilidade representa um avanço, especialmente com relação à segurança dos alimentos. Confira o post e saiba mais!


Os consumidores estão mais exigentes do que nunca. Atualmente, as pessoas se preocupam com a qualidade dos produtos alimentícios que consomem, se interessam em conhecer a sua origem e a forma como eles foram feitos. Por isso, as indústrias de alimentos começaram a investir em ações para garantir a segurança dos seus produtos e entre elas está o sistema de rastreabilidade da embalagem.

Continue a leitura e veja como a rastreabilidade de alimentos tem se tornado um requisito básico nos processos produtivos!

 

Embalagem rastreável: o que é?

É uma embalagem que possui um código de barras estampado, selo ou QR Code que possibilita a identificação e a localização de um produto ou de cada lote de produtos alimentícios. Com esse sistema, é possível obter todas as informações sobre o alimento e saber exatamente qual é a localização dele ao longo da cadeia produtiva e que caminho percorre, desde a sua origem até a chegada às mãos do consumidor final.

 

Principais características das embalagens rastreáveis

A principal característica das embalagens rastreáveis é a garantia de uma segurança alimentar maior, contribuindo para agilizar soluções para eventuais falhas durante o processo de produção. Por exemplo: se necessário, as embalagens rastreáveis possibilitam realizar um recall rápido de alimentos, reduzindo os riscos de problemas à saúde dos consumidores.

Mas, além da questão relacionada à segurança alimentar e do atendimento à legislação, a rastreabilidade de alimentos é importante para registro das informações que poderão então ser repassadas aos consumidores, tais como a origem e todo o trajeto percorrido pelos alimentos.


Como fazer a rastreabilidade de embalagens?

As novas ferramentas de gestão auxiliam na criação de mecanismos eficazes de rastreamento. Assim, cada empresa tem a possibilidade de usar o método mais adequado à sua realidade produtiva e às exigências do mercado.

Hoje, existem alguns códigos facilitadores que podem ser incorporadas à operação final de lacre e fechamento da embalagem. Os mais comuns são:

 

Códigos de barra

Projetado para fazer a leitura em equipamento específico ou smartphones, os códigos de barra também são úteis para embalagens. Há, ainda, o QR Code, uma tecnologia em 2D que traz informações detalhadas e é muito usada em caixas, paletes e containers, permitindo o acompanhamento e a locomoção dos produtos, assim como as baixas nos estoques.

Etiquetas

A impressão das etiquetas é feita via código de barras ou 2D, podendo até mesmo ser realizada internamente, com o uso de equipamento próprio. Na maior parte das vezes, as etiquetas são confeccionadas em tamanho médio, com impressão por termotransferência, e trazem os dados fundamentais a respeito do produto.

Nas embalagens maiores ou paletes, as etiquetas também são maiores para facilitar a visualização e identificação durante a leitura do código no leitor específico, possibilitando, assim, a rastreabilidade e acompanhamento dos produtos em todas as etapas.

Impressão Inkjet

É um tipo de impressão bastante utilizado em alimentos e bebidas (latas e garrafas de produtos de consumo rápido, como sucos, refrigerantes, embutidos etc.) e também em caixas de liberação por demanda. Esse tipo de impressão é usado no momento do despacho, eliminando custos com pacotes pré-impressos e personalizados.

 

Benefícios da rastreabilidade de alimentos para os consumidores

O uso de equipamentos para realizar a marcação ou leitura dos dados nos produtos contribui para melhorar as relações dentro da cadeia produtiva, que é composta pelo produtor, distribuidor, varejo e consumidor. Cada vez mais, empresas tidas como referência no mercado, cooperativas e produtores rurais estão fazendo uso dessas práticas.

Exemplos:

  1. grandes marcas estão usando QR Code’s em embalagens de leite, que informam sobre a procedência do alimento, sua produção, processamento e distribuição. 
  2. o uso de câmeras para reconhecer determinadas variedades de frutas,  também tem se tornado comum, pois o método permite fazer a distinção entre os diferentes tipos de fruta, para que sejam contabilizados no sistema, separados por grupos e, então, encaminhados para a etapa de distribuição.

A rastreabilidade das embalagens foi desenvolvida para dar suporte à cadeia produtiva, possibilitando aos consumidores a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre a origem e a qualidade dos produtos.

 

Benefícios da rastreabilidade de embalagens para as empresas

Ao investir em um sistema de rastreamento de embalagens, as empresas acabam conquistando mais clientes e, além disso, quanto maior for o controle sobre todo o processo logístico, menor as chances de ocorrerem erros, falhas e desperdícios.

Confira algumas dos principais vantagens que a rastreabilidade de embalagens pode proporcionar à sua empresa:

  1. identificação de avarias e defeitos;
  2. orientações sobre manuseio e transporte;
  3. indicações de armazenagem;
  4. certificações e selos de qualidade, que contribuem para uma imagem positiva da empresa e fortalecimento da marca perante o mercado, fornecedores e clientes.
  5. desempenho das vendas;
  6. volume e controle de estoque;
  7. agilidade nas entregas;
  8. rastreamento de segurança;
  9. redução dos custos;
  10. acompanhamento de todo o fluxo;
  11. organização e controle;
  12. atendimento à legislação;
  13. possibilidade de corrigir erros e falhas, antes do produto chegar ao consumidor final.

Vale a pena destacar que um dos serviços que mais crescem atualmente no Brasil, principalmente nesses tempos de pandemia, são as compras online e o delivery, que têm na embalagem uma ferramenta de operação e uma maneira de superar as expectativas dos clientes.

Para as empresas que possuem um volume elevado de entregas desse tipo, a rastreabilidade pode ser usada para acompanhar o trajeto da encomenda e saber se a entrega foi realizada corretamente

Como podemos ver, as novas tecnologias e as soluções inovadoras não param de surgir. Desse modo, as empresas que se dispõem a adotar novos conceitos, fugindo da zona de conforto e superando as expectativas dos clientes, garantem a sua permanência no mercado, especialmente no setor alimentício, onde a concorrência é enorme e não para de crescer!

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