Grãos: arroz, ervilha, feijão, lentilha e outros podem ser empacotados em processos mais ágeis

Saiba quais são as vantagens do empacotamento automático de alimentos e melhore os resultados na sua indústria!

No ramo da indústria alimentícia, agilizar processos e evitar desperdícios são fatores determinantes para a redução dos custos e aumento da produtividade. O uso de máquinas empacotadoras é uma maneira efetiva de atingir estes resultados.

O embalamento é uma etapa determinante para garantir a qualidade de conservação dos produtos até o consumo, assegurando a distribuição correta das quantidades por embalagem e sua perfeita vedação, pois protege o conteúdo dos pacotes com eficiência total. 

Além de garantir a higiene, já que, sem o contato manual, os riscos de contaminação do produto diminuem significativamente, empacotar produtos de forma automatizada traz outros benefícios, como a economia com embalagens. 

Outra vantagem é a redução dos custos com mão de obra, uma vez que toda operação é programada para ser realizada automaticamente, o que por consequência aumenta também a produtividade.

A Perfil Maq oferece as mais modernas soluções em equipamentos para embalar produtos. Produz equipamentos que agilizam o processo das indústria, são seladoras e empacotadoras a vácuo, além de dosadores,  que possibilitam pesar e modificar a atmosfera no interior da embalagem, garantindo 100% a conservação dos produtos embalados. Por ser um processo inteiramente automático, também resulta em maior agilidade e rentabilidade na produção. 

Entre os equipamentos disponibilizados para venda pela Perfil Maq está a Linepack SD 300, com capacidade para embalar 40 pacotes desde 100g até 5kg por minuto.

Perfeita para quem não abre mão da tecnologia e procura o melhor custo-benefício com fácil operação. Sua composição com quadro de solda pneumático oferece excelente desempenho no segmentos de arroz, feijão, açúcar, que utilizam embalagens de 5kg. Embala pacotes com até 320 mm de largura, e acompanha diversos opcionais de série.

Tipo de produtos

Embalagem de alumínio, plástico, papel e em alguns casos até mistas, são as mais comuns e usadas pela indústria alimentícia. Variam de acordo com as características de cada produto – líquidos, farináceos, grãos homogêneos ou heterogêneos etc. 

Mas, além de considerar o tipo de produto a ser embalado, na hora de adquirir uma embaladora industrial também é preciso observar a sua capacidade produtiva, bem como o tamanho e a forma da embalagem, que podem ser do tipo almofada, sanfonada, fundo plano etc. assim como o número de soldas que eles devem ter. 

A medida de investir em uma empacotadora automática também irá incrementar a receita com uma maior oferta. Já que uma empresa focada em novas estratégias, busca também  diversificar novos mix de produtos e oportunidades de agilizar seus processos. A empacotadora automática padroniza as embalagens, garantindo soldas bem fechadas, que impedem que o pacote se rasgue ou abra durante o transporte.


Não encontrou as informações de empacotamento para o seu produto, solicite mais informações clicando aqui.

Vantagens de investir em uma empacotadora automática

Além do custo de mão de obra quando o trabalho de empacotamento de produtos alimentícios é realizado manualmente, deve-se considerar o pesagem com uma margem de erro, pois se as embalagens não possuírem o peso mínimo indicado, a empresa é multada. Por isso, nos processos manuais é bastante comum que o peso real seja um pouco superior ao descrito na embalagem. 

Aumento da eficiência e redução de desperdícios

Assim, em uma escala grande de produção ou a longo prazo, o sistema manual de empacotamento resultará em prejuízos significativos para a sua empresa. A capacidade de uma máquina semi-automática depende de quantos pacotes uma pessoa pode embalar por minuto, girando na média de 25 unidades. Porém, você pode eliminar definitivamente o desperdício utilizando uma empacotadora automática, que ajusta o peso exato de cada produto embalado, otimizando para até 50 pacotes por minuto. O resultado final é o que todo empresário busca: o aumento nos lucros.

Se o processo de embalagem de produtos alimentícios na sua empresa ainda é feito manualmente ou de forma semi-automática, invista na aquisição de uma empacotadora automática e elimine já os desperdícios. Na Perfil Maq você encontra equipamentos que podem te ajudar a reduzir até 35% do custo de processo de embalagem.

Aumenta a validade e a visibilidade do seu produto

Além de melhorar a apresentação do seu produto será possível deixá-lo disponível por mais tempo nos pontos de venda. O desperdício diminui e as vendas aumentam, já que menos produtos estarão retornando aos estoques para troca. 

A embalagem vai além da proteção e conservação do seu produto, é uma excelente ferramenta de marketing – tornando sua marca visível – e aliada a uma boa exposição no ponto de venda – são determinantes nas vendas. Este é mais um motivo para investir na otimização do seu processo de empacotamento, por meio de um desenvolvido para seu tipo de negócio.

Avaliação técnica 

Tomar a decisão mais acertada na hora de investir na aquisição de um maquinário não é algo tão simples, conheça os 6 itens que você precisa avaliar.

Na Perfil Maq você pode contar com um consultor técnico que pode te orientar sobre o equipamento mais indicado para as necessidades de sua empresa, de modo que você obtenha o melhor custo/benefício. 

Chegou a hora de otimizar o processo de empacotamento da sua indústria? Solicite um orçamento clicando aqui! 

Galeria de imagens