Saiba-como-agilizar-o-empacotamento-de-produtos-farináceos---Perfil-Maq

A automação é hoje a melhor alternativa para otimizar os processos produtivos na indústria de alimentos. 


As embalagens são responsáveis por proteger os produtos das influências externas, como a contaminação por microrganismos e outras situações que podem comprometer a sua integridade e conservação, principalmente quando se tratam de alimentos. Além disso, informações como a composição nutricional, ingredientes, modo de preparo, data de validade e outros dados são impressos na embalagem, que tem ainda a função de ser atraente aos olhos dos consumidores.

Nas prateleiras dos supermercados o seu produto concorre com inúmeras outras marcas, portanto, uma embalagem bonita pode ser o diferencial para que ele conquiste a preferência do consumidor.

A automação industrial traz vantagens importantes, como a instalação de empacotadoras, dosadores e agilizar o processo de enfardamento, além do aumento da produção, a indústria ganha mais qualidade do produto final, redução dos custos com mão de obra e a eliminação dos desperdícios. 

 

Produtos mais competitivos

Se você atua na indústria alimentícia, já percebeu que a automação no processo de empacotamento – que também inclui a dosagem e selagem – faz toda a diferença para que sua empresa possa se manter competitiva nesse mercado cada vez mais concorrido e de consumidores cada vez mais exigentes. 

Além dos custos com mão de obra, quando o empacotamento de produtos é feito de forma manual, a conferência é feita em uma balança de precisão. Não é a mais adequada, mas funciona. É preciso considerar uma margem de erro na pesagem, pois se as embalagens não tiverem o peso mínimo informado a empresa pode ser multada. Sendo assim, é muito comum que o peso efetivo de cada unidade acabe sendo um pouco superior ao indicado na embalagem, o que resulta em aumento dos custos.

Com a dosagem feita de modo automatizado é precisa e evita desperdícios de produto. Além disso, um processo automatizado aumenta a produtividade e a qualidade do serviço realizado. Todas essas vantagens, juntamente com a diminuição dos gastos com mão de obra, resultam naquilo que é o objetivo de qualquer empresa: maior lucratividade.

 

Produtividade e eficiência para a sua empresa

A Perfil Maq comercializa máquinas e equipamentos de última geração para automatizar processos industriais. Para realizar a dosagem de produtos alimentícios, incluindo os farináceos, destacam-se o Dosador de Rosca da linha DR 100 e o Dosador Industrial Volumétrico DV 5000. 

Veja a seguir as aplicações e algumas características técnicas de cada um deles:

 

Dosador de Rosca da linha DR 100 

Os dosadores volumétricos da série DR fracionam produtos sólidos finos (pó) e granulares com alta precisão, graças ao seu sistema de controle acionado por servo motor. Composto por um sistema de helicoide dosador, tem incorporado em seu projeto um mecanismo de descompactação de produto que garante precisão e alta produtividade.

Os produtos que podem ser dosados neste equipamento são: erva-mate, arroz, farinha, condimentos em geral, polvilho doce, polvilho azedo, achocolatados, leite em pó, cafés etc. Além de produtos alimentícios, este equipamento também pode ser utilizado para dosar outros materiais, como a argamassa.

Sua faixa de dosagem é de 10 a 3.000 gramas, com capacidade para dosar 50 (cinquenta) pacotes por minuto.

 

Dosador Industrial Volumétrico DV 5000

O Dosador industrial volumétrico da linha DV também foi desenvolvido para fracionar produtos sólidos finos (pó) e granulares. Esse modelo é composto por dois discos giratórios que são acionados por motoredutor. O equipamento possui cinco canecas dosadoras e cinco canecas de redução, sendo que o volume é ajustado manualmente.

Os produtos que podem ser dosados neste equipamento são: erva-mate, arroz, farinha, condimentos em geral, polvilho doce, polvilho azedo, achocolatados, leite em pó, cafés e outros.

 

Sua faixa de dosagem vai de 20 a 3.000 gramas, com capacidade para dosar 50 (cinquenta) pacotes por minuto.

Será que já está na hora de automatizar os processos de sua empresa para torná-la mais competitiva no mercado? Solicite um orçamento ou entre em contato com a Perfil Maq e para que um dos nossos técnicos possam auxiliá-lo com uma análise das verdadeiras necessidades do seu negócio.

Galeria de imagens