Transpasse de embalagens: como garantir um selamento correto - Perfil Maq

O empacotamento eficiente dos produtos é essencial para a indústria alimentícia. Veja como funciona o transpasse de embalagens!


Após ser embalado, é indispensável que o pacote se mantenha bem fechado, de modo que o produto acondicionado esteja protegido durante todo o processo logístico até sua chegada ao consumidor final. Uma embalagem violada faz com que o produto perca totalmente o valor, pois ninguém irá comprar uma mercadoria nessas condições. 

 

Além do prejuízo financeiro com a perda do produto, situações assim podem comprometer até mesmo a imagem da sua empresa perante os clientes.

 

É aí que entra a importância de um selamento eficiente. Continue a leitura e veja como garantir a qualidade das embalagens!

 

Como é feito o selamento da embalagem?

O selamento vertical da embalagem é feito por meio da junção das duas extremidades do filme plástico com a sobreposição – ou transpasse – de material. Depois da solda feita, o transpasse normalmente fica localizado no centro da embalagem. 

Há casos em que o transpasse fica em uma das laterais da embalagem, como ocorre, por exemplo, nas embalagens de 6 soldas. Em ambos os casos, existe a preocupação de manter a beleza das embalagens.

Para garantir que não ocorra o rompimento da embalagem, é necessário observar os seguintes detalhes:

  1. a resistência da solda vertical deve selar os lados do pacote que desce no conjunto formador e as extremidades do transpasse não podem cobrir a arte da embalagem; 
  2. geralmente o transpasse sobreposto tem 20 mm, porém ele pode diminuir para 15 mm ou 12 mm, conforme a qualidade do pacote e da estabilidade do CoF (coeficiente de atrito) do filme.

Quais são os tipos de transpasse?

Existem dois tipos de transpasse: o sobreposto e o face-a-face. Em ambos, a junção das extremidades do filme plástico (solda vertical) se dá por aquecimento.

O transpasse do tipo sobreposto é usado quando nas camadas externa e interna há o mesmo material, como por exemplo, as embalagens monocamada. No caso do filme laminado de BOPP+PE é preciso usar o transpasse do tipo face-a-face. Assim, será selado o PE da face interna das pontas verticais do filme.

No caso das embalagens monocamada ou de filme laminado, porém com o mesmo material nas faces interna e externa, é comum usar o transpasse sobreposto. Assim, a face externa de uma das pontas do pacote é selada junto com a face interna da outra extremidade. 

Tanto nessa situação quanto no filme monocamada, é preciso prestar atenção ao limite do tratamento corona, que é indispensável para que a tinta impressa na embalagem tenha uma boa aderência.

 

O que é o colarinho?

O colarinho da máquina de empacotar ou formador de tubo, é um dispositivo usado para dar o formato e o tamanho da embalagem.. Ele é desenvolvido sob medida, com formatos que se adaptam a todos os tipos de máquinas verticais. Para se ter uma ideia da importância do colarinho, basta dizer que sem ele não é possível formar a embalagem.

O colarinho altera o formato do transpasse, podendo ser normal e face-a-face, lado esquerdo ou direito para ambos. Funciona com base em duas chapas que se assemelham a um triângulo-retângulo, presas na parte dianteira do colarinho, onde as pontas do plástico se cruzam, formando o transpasse. Para mudar o lado do transpasse é necessário fabricar outro colarinho. 

Ajuste do colarinho

Ele também precisa ser ajustado, pois qualquer desvio de regulagem do colarinho que forma o pacote pode ocasionar diferenças na posição do transpasse. Nesse caso, poderá não haver sobreposição suficiente para a selagem.

Importância do CoF do filme

O CoF do filme é primordial para assegurar que o transpasse fique uniforme. Se o filme ficar muito liso – CoF baixo -, ele não manterá a posição e acabará escorregando para as laterais do colarinho. Ao contrário, se ficar muito aderente – CoF alto – , o filme irá travar na hora em que passar pelo colarinho, rompendo o transpasse.


Com estes cuidados, é possível assegurar a eficiência do processo de selagem no transpasse. Se você quer melhorar os processos de empacotamento da sua indústria de alimentos, não deixe de conhecer as soluções da Perfil Maq.