Veja como cuidar bem da empacotadora de sua empresa- Perfil Maq

Saiba quais são as precauções que devem ser tomadas para que a empacotadora de sua indústria alimentícia obtenha os melhores resultados!


As máquinas de empacotamento são usadas nos mais diversos segmentos industriais. As embalagens para produtos alimentícios, por exemplo, são essenciais para manter a integridade do alimento acondicionado. 

 

Quanto maior for o uso da máquina empacotadora, menor deverá ser o período de tempo entre uma manutenção e outra, pois só assim será possível manter o seu bom desempenho. Além disso, são necessários outros cuidados que vamos listar.

 

Imagine o transtorno – e o prejuízo – de uma parada inesperada na produção porque a máquina de empacotar parou de funcionar. Melhor nem pensar, não é? Então, veja a seguir, de que forma você pode cuidar da sua empacotadora para obter o melhor rendimento!

 

Siga as orientações do fabricante

Realizar a manutenção periódica da máquina empacotadora é fundamental para assegurar uma melhor performance do equipamento, já que a eficiência operacional tem relação direta com as condições para que a máquina possa trabalhar de modo satisfatório.

 

No entanto, é indispensável que esse serviço de manutenção seja feita por profissional habilitado e de acordo com as orientações do fabricante. A substituição de partes do equipamento só deve ser feita utilizando peças originais. 

 

Os cuidados rotineiros com a empacotadora devem ser os seguintes:

 

  • inspeções diárias para certificar-se da qualidade do teflon das soldas vertical e horizontal;
  • verificar se o ar comprimido está com a pressão na faixa necessária;
  • alinhamento dos mordentes de solda;
  • limpar todas as partes do equipamento que têm contato com a embalagem;
  • lubrificar a máquina periodicamente.

 

Utilize embalagens adequadas

 

Estudos mostram que a embalagem corresponde ao segundo maior custo de uma empresa e que sua eficiência tem uma ligação direta com o bom funcionamento da empacotadora. Além dos cuidados do dia a dia citados acima, também é preciso estar atento aos tipos de embalagem que são utilizados, pois isso também interfere na produtividade do equipamento. 

 

Observe os seguintes pontos:

 

  • se o bobinamento está certo;
  • se a bobina está gerando estática no tracionador;
  • Se a bobina está criando uma película de pó, desta forma o tracionador escorrega e não puxa o filme;
  • Se a bobina está alinhada com o tubo formador e os mordentes de solda;

Use peças de reposição originais

Como vimos até aqui, o bom funcionamento da máquina empacotadora depende de diversos fatores e a utilização de peças originais é um deles. Usar peças genuínas será sempre a melhor alternativa para garantir qualidade.

 

Aparentemente, as peças “piratas” (não originais) são idênticas às peças genuínas, porém podem ser produzidas mudando materiais, diminuindo a qualidade – durando menos tempo. Ou seja, ao comprar peças não originais, o cliente não tem nenhuma garantia de eficiência. Diferente de um material dimensionado e fabricado pela empresa.



Além de estarem dentro dos padrões e terem encaixes perfeitos, com o uso de peças originais você poderá contar com o suporte da marca fabricante, caso necessite. O uso de peças originais também garante mais segurança para os equipamentos e seus operadores.

 

O operador da máquina deve ser capacitado

 

Outro fator decisivo para obter os melhores resultados de sua máquina empacotadora é que ela seja operada por um profissional capacitado, especializado em equipamentos industriais e que tenha conhecimento e domínio sobre o assunto. 

 

Se o profissional souber usar bem todos os recursos poderá aproveitar melhor o potencial da máquina empacotadora. Além de melhorias na produtividade, a boa utilização do equipamento também reduz a necessidade de manutenção e de paradas não programadas. 

 

Soluções em equipamento para a indústria

 

A Perfil Maq possui uma linha completa de equipamentos para embalar produtos, com foco principal na indústria de alimentos. A empresa desenvolveu dosadores, seladoras, empacotadora e empacotadora a vácuo que contribuem de forma definitiva para alcançar qualidade total nos processos produtivos.

 

O uso das soluções Perfil Maq foram pensadas para otimizar ao máximo a linha de produção, reduzindo custos com desperdícios e contratação de mão de obra, aumentando a produtividade. O resultado dessa qualidade nos processos não poderia ser outro: maior lucratividade.

 

A Perfil Maq também disponibiliza um consultor técnico para te orientar sobre a solução mais adequada às necessidades da sua empresa, de modo que você obtenha o melhor custo-benefício na aquisição do equipamento.

Ficou interessado? Então clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso!

Galeria de imagens