Automação industrial do processo de empacotamento: sua indústria alimentícia deve investir?

A automação industrial, na maioria das vezes é um sinônimo de avanço produtivo. Saiba como isso pode se encaixar na sua empresa!

O avanço tecnológico está cada vez mais ligado às indústrias. E claro, a automação industrial não ficaria de fora. Seja pela concorrência ou porque a sua empresa está dando indícios de que chegou a hora de automatizar a produção, a maioria dos gestores está percebendo que será impossível escapar da tecnologia.

Com o advento da Indústria 4.0, muitas indústrias vêm ficando para trás. Você também sente isso? Está querendo tornar o empacotamento da sua indústria mais eficiente? Será que comprar equipamentos é a solução? Se você quer acabar de vez com essas dúvidas, é só continuar com a leitura. Desse modo, neste conteúdo você vai ver:

  • O que é automação industrial;
  • A comparação entre produção manual e automatizada;
  • As vantagens da automação industrial;
  • E se definitivamente você deve apostar nisso.

Confira a seguir!

O que é automação industrial?

De modo geral, a automação industrial está diretamente ligada ao uso de sistemas de controle, como computadores e tecnologias de informação, para manejar e operar processos industriais com o mínimo de intervenção humana. 

Esses sistemas podem incluir robôs, sensores, softwares, e equipamentos especializados que executam tarefas repetitivas, perigosas ou complexas com alta precisão e consistência. Consequentemente, a automação visa aumentar a eficiência, qualidade e segurança das operações industriais, reduzindo erros humanos e custos operacionais.

Produção manual x produção automatizada

Com o processo produtivo manual o “carro chefe” das atividades são as intervenções humanas, trabalhos realizados a mão mesmo. Com ele, a preocupação com equipamentos e tecnologia é muito menor, no entanto, a qualidade na produção é muito inferior.

Além de demorar mais, ter que lidar com as burocracias de contratação, buscar a mão de obra no mercado de trabalho e muitas vezes não encontrar alguém qualificado, entre outros.

Já nos processos automáticos, o “braço direito” da produção são os equipamentos industriais, incluindo até o uso de robôs, muitas vezes. Embora seu investimento seja, por muitas vezes elevado, é possível conferir um nítido crescimento da produção, seja em qualidade e quantidade. 

Além disso, o custo de tempo e dinheiro com as burocracias é reduzido e através da manutenção preditiva.

Por que investir na automação da indústria alimentícia?

Como vimos, a automação industrial é um subsídio que sai na frente em quesitos monetários e produtivos. Por isso, separamos algumas vantagens de automatizar o seu negócio.

  • Redução de custos: isso porque ocorre uma redução de demandas supridas por intervenção humana, muitos custos fixos são eliminados;
  • Maior produtividade: porque a agilidade da automação é muito maior, fazendo com que se faça mais em menos tempo;
  • Padronização dos produtos: uma máquina dentro da indústria de alimentos é capaz de fazer com que todos os produtos saiam exatamente iguais, evitando problemas Legais, desperdício de produto ou insatisfação do consumidor;
  • Maior qualidade: pois os produtos alcançam um alto padrão de qualidade, fazendo com que todas as peças saiam iguais, com um acabamento melhor, soldas mais definidas e segurança ao longo de sua embalagem;
  • Ganho de competitividade: fica muito mais fácil atingir vantagens competitivas diante de um cenário que proporciona tantas melhorias na linha de produção. Você faz mais com menos, e ainda ganha em qualidade, aumentando muito o seu potencial competitivo.

Para qual indústria de alimentos vale a pena investir em equipamentos?

Para que a automação entregue os resultados desejados, siga este checklist:

Capacidade produtiva: olhe para a situação atual da sua produção e mentalize qual seria a produção ideal. Em seguida questione: vale a pena investir em equipamentos? E assim, um passo de cada vez, vá expandindo e implantando melhorias, afinal, você precisa vender aquilo que produziu a mais.

Tipo de produto: por questões de higiene, padronização da embalagem, segurança e estética, para todo produto alimentício é interessante que se invista em equipamentos de automação, como grãos, massas, erva-mate, balas e doces, cereais, ração etc.

Expansão: a sua indústria tem planos de expandir a produção e o tamanho? Esse pode ser um indício de que você precisa contar com equipamentos. Devido a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, as máquinas se tornam uma ótima alternativa e ajudam você a crescer sem percalços.

Como investir na automação industrial?

Investir na automação industrial requer um planejamento cuidadoso e a consideração de vários fatores para garantir que a implementação seja eficaz e traga os benefícios desejados. Portanto, pensando nisso, preparamos um passo a passo de como investir na automação industrial, especialmente no contexto da indústria alimentícia.

  1. Avaliação das necessidades e objetivos: faça uma análise detalhada dos processos de produção atuais para identificar áreas que mais necessitam de ajustes. Em paralelo, estabeleça objetivos claros para a automação, como aumento da eficiência, melhoria da qualidade, redução de custos, e aumento da segurança;
  2. Pesquisa e seleção de tecnologias: estude as tecnologias de automação disponíveis que se aplicam à sua indústria e consulte especialistas em automação industrial para obter orientação sobre as melhores soluções tecnológicas para suas necessidades específicas;
  3. Desenvolvimento de um plano de implementação: crie um plano detalhado de implementação que inclua um cronograma, etapas do projeto, e recursos necessário, sempre dentro de um orçamento estabelecido;
  4. Treinamento e capacitação: ofereça treinamento adequado para os colaboradores que irão operar e manter os sistemas automatizados.

Conheça as soluções Perfil Maq para automação industrial

A Perfil Maq, empresa sediada na cidade de Concórdia, no meio-oeste catarinense, atua no mercado há mais de uma década e tem seu foco no desenvolvimento e fabricação de máquinas, equipamentos e acessórios para atender empresas de diversas áreas.

Por fim, para auxiliar na rotina de trabalho das indústrias, os equipamentos da empresa variam entre: