colaboradores homem e mulher de uniforme e capacete lado a lado avaliando a flexibilidade na linha de produção

A flexibilidade na linha de produção permite operar com baixo custo e garantir o máximo aproveitamento dos insumos disponíveis! Saiba mais!

A flexibilidade na linha de produção, se adequa às demandas da empresa, garantindo a otimização dos processos e insumos disponíveis.

Além disso, com as mudanças do comportamento dos consumidores, cresceu a demanda por serviços e produtos personalizados.

Isto, consequentemente impacta os processos de produção, que tem que ser adaptados constantemente para atender a este novo cenário.

Ou seja, é preciso contar com processos mais flexíveis, em busca da melhor forma possível de utilização dos insumos disponíveis e garantir produtividade e rentabilidade nos negócios.

Continue a leitura e saiba mais sobre este sistema produtivo e suas principais vantagens!

O que é flexibilidade na linha de produção

A flexibilidade na linha de produção pode ser definida como um sistema de produção flexível, no qual as máquinas e equipamentos são ajustados, para atender a demandas diferentes.

Em outras palavras, é um sistema de produção que não possui etapas fixas. 

Ou seja, as etapas podem ser alteradas conforme a necessidade da linha produtiva e demanda do mercado.

Assim, há flexibilidade dos recursos disponíveis, como mão de obra e maquinário, que são adaptados conforme a demanda necessária e os processos que serão executados.

Vantagens da flexibilidade na linha de produção

Esse sistema apresenta diversas vantagens, como:

Controle de qualidade

Empresas que disponibilizam um mix de produtos e a possibilidade de personalizar os mesmos, têm maiores chances de se destacarem no mercado e dos seus concorrentes.

Para isso é preciso oferecer produtos de qualidade. E quando contamos com um sistema de reprodução flexível, normalmente são feitas avaliações e supervisões  constantes das configurações dos maquinários.

O que significa a redução de problemas e falhas e com isso, a maior qualidade dos produtos. 

banner com chamada para download de ebook sobre como reduzir custos de empacotamento

Melhor aproveitamento dos equipamentos

Os equipamentos de uma linha de produção normalmente são utilizados para o desempenho de uma única atividade. 

Porém, apesar de eficiente na realização de determinadas tarefas, durante certos períodos, podem permanecer ociosos ou com baixa produção, levando ao desperdício de insumos.

Contudo, com flexibilidade na linha de produção, os equipamentos podem ser utilizados em outras demandas, sendo reconfigurados para atender a outros pedidos, possibilitando aumentar a produtividade e o aproveitamento dos insumos disponíveis.

Redução da necessidade de grandes estoques

Como explicamos no conceito, no modelo de flexibilidade da linha de produção, os processos produtivos são adequados conforme as demandas do mercado.

Ou seja, a produção ocorre de acordo com os pedidos realizados pelos clientes, o que as empresas chamam de “ Just in Time”, que significa em português, há hora certa.

Assim, os produtos são fabricados conforme pedidos e entregues na quantidade e no momento em que o cliente solicitar.

Desta forma, não é necessário grande espaço de armazenamento, e nem a necessidade de dispor de um estoque, já que a empresa realiza a produção de pedidos sob encomenda. 

Flexibilidade dos recursos humanos

Nos modelos de produção comumente utilizados, os colaboradores permanecem sempre no mesmo posto de trabalho, executando a mesma função.

Contudo esse é um fator que pode levar a exaustão, visto que os colaboradores podem estar desenvolvendo atividades repetitivas, o que impacta diretamente na produtividade.

Além disso, conforme a demanda, a produção de alguns setores pode ser reduzida, levando a ociosidade de mão de obra.

Com a flexibilização na linha de produção, quando a produção cai em uma etapa ou setor, os colaboradores são deslocados para o desenvolvimento de outra atividade, mantendo a produtividade e reduzindo desperdício de insumos.

Ademais, é uma forma de os colaboradores conhecerem diversos processos dentro da empresa, e desta forma sempre que ocorrer alguma adversidade podem substituir outro colaborador, garantindo a continuidade dos processos produtivos.

De que modo pode ser implementada a flexibilidade na linha de produção

Com o avanço da tecnologia ficou muito mais fácil tornar a linha de produção eficiente.

Juntamente com este avanço tecnológico, equipamentos e máquinas passaram a oferecer novas funcionalidades, permitindo automatizar os processos, executados muitas vezes manualmente.

Esta automatização permitiu criar demandas personalizadas e adaptar os processos produtivos de acordo com as necessidades da empresa e do mercado.

Ou seja, passou a garantir maior flexibilidade nos processos.

Assim, investir em máquinas e equipamentos proporciona ganhos de produtividade, otimização e agilidade dos processos.

Investir na profissionalização dos colaboradores, na automação industrial e em tecnologias é a melhor maneira de garantir flexibilidade na linha de produção, e realizar melhor o aproveitamento dos insumos da empresa.

Para ter acesso a diversas outras informações e dicas, continue acompanhando o nosso blog, por lá você entra muito mais!