sigla na matriz SWOT com significado de cada letra

A matriz SWOT é uma excelente ferramenta de gestão e que quando utilizada de forma eficiente, pode proporcionar diversos benefícios para um negócio. Saiba mais!

Uma gestão eficiente é essencial para garantir o sucesso dos negócios, mas para isso é necessário conhecer as ameaças, fraquezas, oportunidades e ameaças – ou como é conhecida, matriz SWOT.

A análise SWOT é uma ferramenta muito eficaz para identificar pontos fortes e fracos de um negócio e assim criar estratégias mais assertivas para melhorar os resultados.

Ela é utilizada para que os gestores possam avaliar a realidade da empresa, e assim planejar ações que destaquem os concorrentes no mercado.

Quer saber mais sobre a matriz SWOT? Continue a leitura!

 

Definição de Matriz SWOT ou Análise SWOT

A matriz SWOT ou análise SWOT, é uma ferramenta utilizada para a gestão do ambiente interno e externo das empresas.

SWOT é uma sigla, de origem inglesa e que em português é conhecida por análise FOFA.

Tendo o seguinte significado:

Em outras palavras, com base na análise e levantamento destes fatores, ela possibilita identificar e avaliar a real situação da empresa e a partir disso criar estratégias mais assertivas, que permitam o crescimento dos negócios.

No próximo tópico, trazemos em detalhes a definição de cada um dos conceitos da matriz SWOT.

 

Strengths – Forças

As forças são os pontos positivos da empresa, pontos em que a mesma é melhor que as concorrentes e que possibilitam que se diferencie e se destaque no mercado.

Ou seja, um diferencial competitivo interno. Alguns exemplos são: um atendimento de excelência, um produto que se destaca no mercado pela inovação, entre outros.

 

Weaknesses – Fraquezas

Os pontos fracos identificados dentro da empresa, e que impactam no sucesso e nos processos executados.

Em outras palavras, quais os fatores ou erros que levam a redução de eficiência dentro da empresa. 

Como por exemplo: atrasos na entrega, desperdício de insumos e falta de mão de obra qualificada.

 

Opportunities – Oportunidades

As oportunidades estão relacionadas aos fatores externos, do mercado. Um bom exemplo disso, é a parceria com outras empresas para otimizar os processos, programa de benefícios para fidelização de clientes, entre outros.

 

Threats – Ameaças

Assim, como o anterior, as ameaças também são influenciadas por fatores externos.

Desta forma, são fatores externos que impactam negativamente os negócios da empresa. Como por exemplo crises econômicas e escassez de insumos.

 

Importância da Matriz SWOT

A matriz SWOT ou Análise SWOT, é importante para garantir que os negócios prosperem, principalmente porque permite identificar pontos falhos e assim otimizar os processos da empresa.

Assim, pode proporcionar diversos benefícios em diversas áreas da empresa. Dentro os quais, citamos alguns a seguir:

 

Matriz SWOT na tomada de decisões mais assertivas

Através da análise SWOT, é realizado o levantamento de diversas informações e dados referente a empresa.

Esses dados e informações possibilitam a tomada de decisões mais assertivas e baseadas em informações reais e atualizadas.

 

Otimização dos processos

Com o levantamento das fraquezas, por exemplo, é possível identificar falhas nos processos.

E, a partir disto, realizar melhorias dos processos, assegurando maior qualidade do serviços e produtos oferecidos, maximização da produtividade, redução dos desperdícios, dentre outros benefícios.

 

Melhora na qualidade dos produtos e serviços através da matriz SWOT

Com a otimização dos processos e a identificação de falhas, é possível melhorar a qualidade dos produtos e serviços ofertados e assim se destacar no mercado.

 

Oportunidade para se destacar no mercado

Aplicando a matriz SWOT na empresa, é possível identificar fraquezas e ameaças, mas também forças e oportunidades.

Assim, com a elaboração de estratégias assertivas, é possível se destacar no mercado e dispor de um diferencial competitivo dos concorrentes.

 

Levantamento de dados e informações importantes para a gestão

Uma gestão eficiente é pautada no conhecimento de todos os processos e informações da empresa, reais e atualizados.

Assim, com a aplicação na matriz SWOT é possível dispor de informações e conhecimentos importantes para a gestão assertiva dos negócios.

Elaboração do plano estratégico

A análise SWOT é uma ferramenta que facilita a elaboração do planejamento estratégico da empresa.

Baseados nos levantamentos realizados, fica muito mais fácil elaborar um plano estratégico e estabelecer o melhor caminho a ser seguido para que a empresa atinja seus objetivos e garanta sucesso dos negócios.

 

Levantamento das prioridades

A matriz SWOT também permite identificar quais são as prioridades que a empresa deve ter para otimizar os processos e garantir retornos positivos, como quais são os pontos que estão impactando de forma mais expressiva nos resultados.

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Dicas para implementar a Matriz SWOT na sua empresa

Pode até parecer complicada, mas a aplicação da matriz SWOT dentro de uma empresa é muito simples e fácil de ser executada.

E nós trouxemos alguns passos para te auxiliar nesse processo:

 

Converse com os colaboradores

Para montar a matriz SWOT é preciso realizar o levantamento de todas as informações dos processos da empresa. E nem sempre os gestores conhecem todos os detalhes da área operacional.

Por isso, a melhor forma de realizar este levantamento é conversando com os colaboradores. Assim, os gestores e colaboradores de cada setor devem juntos estruturar a matriz SWOT, para que as informações sejam reais.

 

Realize o levantamento de todos os fatores da matriz SWOT

Antes de estruturar a matriz SWOT é fundamental dispor de todas as informações necessárias.

Inicialmente realize o levantamento de todas estas informações, pontos positivos e negativos do negócio.

Para isso, juntamente com a equipe você pode realizar alguns questionamentos, como os exemplos a seguir.

 

Forças 

  • O que minha empresa tem ou faz de melhor?
  • O que a diferencia dos seus concorrentes?
  • De que modo o nosso produto ou serviço chama a atenção dos consumidores?

 

Fraquezas

  • De que modo o meu produto ou serviço poderia melhorar?
  • Quais as reclamações mais frequentes de nossos clientes?
  • O que leva a empresa a perder oportunidades de vendas?

 

Oportunidades

  • De que forma a empresa poderia agregar valor ao seu produto ou serviço?
  • Como poderia concretizar os objetivos dos clientes?
  • Existe alguma época do ano que se destaque pelos resultados?

 

Ameaças

As ameaças são de influência externas e assim muitas vezes imprevisíveis. Porém, uma boa dica para identificar as ameaças é acompanhar o mercado de forma geral.

Assim você se mantém atualizado com relação ao mercado financeiro, legislações, e qualquer outro fator que possa impactar seu negócio. 

 

Associe as forças e fraquezas com as oportunidade e ameaças levantadas

Partindo do levantamento dos fatores que fortalecem os negócios, é possível analisar de que maneira você pode utilizá-los, transformando-os em oportunidades para melhorar os resultados.

Da mesma forma, é importante avaliar de que forma os fatores negativos, ou fraquezas e ameaças podem impactar nos pontos positivos dos negócios.

Para assim elaborar ações que possam corrigir estas falhas e melhorar os resultados do negócio.

De forma simplificada, a análise SWOT permite ter uma visão realista dos negócios, seus pontos fortes e fracos, essenciais para a otimização dos processos e elaboração de ações assertivas de melhoria.

Ou seja, permite entender o negócio da empresa e garantir melhoria nos resultados.

Para ter acesso a diversas outras informações, continue acompanhando o nosso blog!

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