mulher em mercado olhando o preço final de um produto em suas maos

O preço final de um produto engloba diversos fatores, que juntos determinam os gastos gerados pela empresa e o lucro que será obtido. Saiba mais!

Para que uma empresa continue atuando no mercado, ela tem que lucrar com seus produtos. 

Ou seja, é preciso entender quais os fatores que impactam no custo desses produtos.

Desta forma, é possível atribuir um preço final para a comercialização destes.

Neste conteúdo, vamos falar sobre os principais fatores que influenciam no preço final dos produtos! Confira abaixo!

Fatores que influenciam no preço final de um produto

Os custos de um produto são levantados de acordo com os gastos tidos ao longo de todos os processos produtivos e logísticos que um produto passa. 

Por este motivo, cada produto pode ter seus custos estipulados de acordo com processos distintos, o que significa que fatores diferentes podem influenciar.

Dito isso, listamos os principais fatores que podem influenciar nos custos para produção e comercialização de um produto e, consequentemente, em seu custo final.

Impostos

Todo produto possui embutido em seu preço uma porcentagem de impostos.

Estes impostos estão relacionados a diversos setores, desde faturamento da empresa até impostos como INSS e FGTS, ligados aos colaboradores da empresa. 

Inflação

A inflação é um dos fatores que altera o custo dos produtos. Este fenômeno econômico altera o preço dos insumos ou matérias primas utilizadas. 

Desta forma o valor gasto para a compra dos produtos aumenta e, consequentemente, eleva os custos da produção.

Para suprir este gasto com os insumos, há um aumento do valor de repasse do produto. 

Custos da produção

Custos Diretos

Os custos dos processos de produção estão ligados diretamente com o preço final dos produtos.

Os valores relativos a este processo variam de acordo com a demanda de produção, bem como a complexidade dos processos pelos quais os produtos terão que passar.

Quanto maior a produção, mais insumos serão gastos, como por exemplo energia elétrica, água e horas trabalhadas, alterando o preço final do produto. 

Isso significa que os custos diretos podem sofrer muitas variações, pois são impactados por diversos fatores que também sofrem alterações constantes.

banner com chamada para download de ebook sobre como reduzir custos de empacotamento

Custos Indiretos

Os custos indiretos estão relacionados com a produção, contudo não são influenciados pela demanda e aumento dela.

São chamados de indiretos pois não possuem reflexos diretos sobre a produção.

Um exemplo disso são os salários dos funcionários, que não sofrem alterações com o aumento ou diminuição da demanda.

Despesas fixas 

Estas despesas estão relacionadas a todos os custos que a empresa tem e que sempre estarão embutidos no preço final do produto.

Alguns dos exemplos são, aluguel, seguros e tecnologias utilizadas em processos.

Assim. quanto mais complexas forem as rotinas e os procedimentos utilizados, maiores poderão ser estas despesas, o que aumenta os gastos, podendo alterar o custo do produto.

Markup do preço final do produto

O markup é um índice utilizado para formar o preço final de venda do produto.

Para a sua determinação são consideradas despesas, e a margem de lucro que se deseja receber, o que resulta numa base de preço de venda do produto.

Dessa forma, quando bem feito, este cálculo cobre todos os gastos e ainda fornece a margem de lucro desejada

Embalagem 

Um dos fatores que mais agrega valor ao produto é a embalagem.

A embalagem de um produto é muito mais do que um material utilizado que o envolve.

Assim, ela engloba todo um processo de estudo e criação. 

Por trás de um projeto de embalagem há diversos pontos considerados, material adequado, design atrativo,  forma de empacotamento e distribuição, qualidade, código e legislações, entre outros.

Todo esse processo envolve várias etapas, além disso engloba boa parte das fases da cadeia produtiva.

Isso porque é preciso considerar todas as etapas pelo qual o produto passa na hora de desenvolver a embalagem

A embalagem é o meio de divulgar o produtos e diferenciá-lo dos demais, de modo a chamar atenção do consumidor e convencê-lo a escolher em meio aos demais.

Dessa forma, a embalagem é um dos elementos mais importantes em um produto.

Deste modo, a embalagem é um dos componentes que mais afetam o custo final do produto.

Contando com máquinas empacotadoras adequadas ao seu tipo de produto, é possível reduzir o desperdício de materiais e melhorar a efetividade desse processo, diminuindo os custos totais de produção.

Além disso, após o início da pandemia do coronavírus, as cadeias de abastecimento foram afetadas.

Os custos do transporte aumentaram, paralisações afetaram os processo de fabricação, funcionários doentes impactaram a produtividade, escassez de matéria prima, entre outras fatores, impactaram na distribuição do PE (Polietileno), principal material para a fabricação de embalagens de plástico.

Ou seja,  a redução das matérias primas e alta demanda de pedidos, juntamente com os diversos outros fatores, impactou diretamente na fabricação e distribuição das embalagens, elevando o preço das mesmas.

Transporte e distribuição impactam no preço final

Dentro da cadeia logística estão o transporte e distribuição dos produtos.

Todo este esquema montado para que o produto chegue até o consumidor final gera gastos para a empresa.

Como por exemplo, equipamentos utilizados para carregar o veículo, colaboradores, veículos, seguro dos veículos, deslocamentos, entre outros.

Estes gastos são computados juntamente com os demais para estipular o quanto o produto custou e assim elaborar seu preço final.

Demanda do mercado e ofertas dos concorrentes

A demanda impacta o custo final do produto, de modo simples de entender, quando maior for a demanda por um determinado produto menor será o preço, e assim vice e versa.

Juntamente com a demanda do mercado é preciso comparar os custos e qualidade das ofertas com os dos concorrentes.

Dois produtos semelhantes e com a mesma proposta costumam ter valores parecidos no mercado.

Para finalizar….

Como vimos o preço final de um produto é decorrente da junção de vários fatores e elementos, muitos deles variáveis, o que gera mudanças constantes nos custos finais de um produto.

Assim, a formação dos preços referentes a um produto,  é realizado com base nos gastos dos mais diversos processos.

Gastos estes que estão envolvidos em sua concepção, como inflação, embalagem, transporte, entre outros, impactando o preço de venda final.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe! Estamos à disposição para sanar todas as suas dúvidas!