A unitização de cargas é o processo de organização e agrupamento de produtos, para melhorar a gestão de armazenagem e transporte. Saiba mais!
A unitização de cargas é processo que permite melhor aproveitamento do espaço útil nos caminhões e armazéns, além de melhorar a segurança nos processos de carga e descarga das mercadorias.
As mercadorias de pesos, formatos e tamanhos diferentes são reunidas em cargas de volumes unitários iguais, com o objetivo de melhorar o aproveitamento do espaço útil. Além disso, essa iniciativa facilita o embarque e desembarque, reduz os custos com transporte e minimiza os desperdícios, avarias, tempo gasto com transporte e o manuseio da carga.
Conheça as principais formas de tornar a carga unitizada e as principais vantagens da sua utilização!
Qual o conceito de unitização de cargas?
De modo geral, a unitização de cargas é o processo de consolidar várias unidades de carga menores em uma unidade maior, facilitando o manuseio, transporte e armazenamento. Esse processo utiliza contêineres, paletes, gaiolas, entre outros métodos.
Portanto, o objetivo é criar uma unidade que seja mais fácil de manusear do que as peças individuais, aumentando a eficiência e reduzindo os custos operacionais.
Quais são os tipos de unitização?
A junção das mercadorias em cargas de volumes unitários utiliza diversas formas. Neste conteúdo, citamos as mais utilizadas e também as suas características principais.
Fardos
A utilização de fardos é uma das formas mais comuns e utilizadas de unitização de cargas.
É realizada através de equipamentos, como enfardadeiras automáticas, que unem os produtos em embalagens unitárias, o que ajuda a reduzir o volume, facilitando a organização das mercadorias
Além disso, fardos dão sustentação aos produtos, mantêm as mercadorias firmes facilitando o seu manuseio.
As enfardadeiras são ótimas ferramentas que ajudam a proteger os produtos, além de otimizar todo o processo logístico de empacotamento, reduzindo o tempo gasto e a mão de obra necessária para o processo.
Aqui na na Perfil Maq, dispomos de 2 modelos de enfardadeiras, sendo elas a Enfardadeira Cyklop SD 40 e Enfardadeira EF 1000. Equipamentos projetados para atender linhas de produção, garantindo agilidade e qualidade dos fardos.
Uma das principais vantagens de utilizar os fardos, é que podem ser moldados em diferentes tamanhos, sendo uma opção flexível e versátil, atendendo a diversas áreas.
Pallets são uma das formas mais comuns de unitização de cargas
Os pallets juntamente com os fardos, são opções muito comuns para a unitização de cargas.
Normalmente são de madeira, mas podem também ser de alumínio, aço, fibra, entre outros. Na maioria das vezes possuem formatos quadrados e retangulares, sendo muito semelhantes aos estrados.
A paletização automatizada ajuda a otimizar o agrupamento de mercadorias, reduzindo o tempo gasto e os custos com mão de obra.
Sua utilização ajuda a manter o espaço dos armazéns e cargas mais organizados, otimizando o espaço.
Além disso, com a movimentação da mercadoria automatizada, os pallets tornam o processo mais ágil e mais seguro.
Contêineres
Os contêineres são basicamente caixas sólidas construídas em aço, alumínio ou fibra e que tem por objetivo transportar cargas e resistir ao uso constante, além de possuir dispositivos de segurança com a função de evitar que a carga seja violada. Por isso, é muito comum para a unitização de cargas com transportes por navios.
São construídos com largura padrão de 8 pés, pois os encaixes dos navios são construídos com este padrão de largura de container. Já seu comprimento pode variar entre 20’ a 40’ pés.
Marine Slings
Marine Slings são cintas de material sintético que formam uma espécie de rede, possuindo dimensões padronizadas.
São utilizadas para o manuseio de cargas que serão erguidas por guindastes ou outros tipos de máquinas.
Big Bag
A unitização de cargas por big bag acontece com embalagens de materiais de alta resistência, como polipropileno e polietileno.
Big Bag traduzindo para o portugues, é uma “grande sacola”. Seu formato é capaz de suportar até 2.000 Kg de carga.
É uma ótima opção de unitização de mercadorias a granel ou embaladas em sacos, pois ajuda evitar que materiais perfuram ou rasguem as embalagens.
A confecção em materiais impermeáveis, permite o armazenamento em locais abertos. Além disso é uma opção que otimiza espaço, isso porque após sua utilização, podem ser dobrados e então armazenados.
Qual a principal função da unitização de cargas?
Como você pode ver, a principal função da unitização de cargas é otimizar a movimentação de mercadorias ao longo da cadeia logística. Consequentemente, as vantagens do uso da unitização se estendem desde o transporte até os armazéns. Entre as principais vantagens podemos citar:
Maior economia com os custos operacionais
O emprego da unitização de cargas possibilita compartilhar custos referentes ao envio e armazenagem. Isso porque empresas parceiras podem dividir o espaço de uma carga, bem como os gastos para o transporte das mercadorias.
Empresas que não transportam alto volume de mercadorias, podem ceder o espaço em suas cargas para outras empresas, reduzindo o orçamento gasto com este tipo de insumo.
Serviços de maior qualidade
A unitização de cargas abre uma gama de possibilidades, o que permite uma melhor frequência de distribuição e aumento de possibilidade de rotas.
A união de empresas que têm os mesmos objetivos, possibilita melhorar os processos, reduzir os custos do produtos e proporcionar ao cliente serviços de maior qualidade, o que significa melhorar as operações logísticas.
Otimização do espaço
A carga unitizada, permite agrupar mercadorias, o que possibilita aproveitar melhor o espaço e minimizar os desperdícios.
Desse modo, aproveitar melhor os espaços durante o transporte ajuda reduzir os custos do produto e os gastos da empresa com o envio das mercadorias.
Conheça as enfardadeiras da Perfil Maq
Para otimizar os processos logísticos do seu negócio nada melhor do que contar com equipamentos de qualidade, certo? Por isso, conheça as enfardadeiras da Perfil Maq.
Enfardadeira Cyklop SD 40
A enfardadeira da linha Cyklop atende linhas de alta produção e soluciona o sistema de agrupamento das indústrias. Para isso, o equipamento alia alta produtividade com a possibilidade de realizar fardos com 1, 2 ou 3 colunas, com entradas laterais ou traseiras.
Além disso, a enfardadeira Cyklop SD 40 possui sistema de tracionamento de filme através de correias sincronizadoras e desbobinador de filme automático.
Enfardadeira EF 1000
O desenvolvimento da enfardadeira horizontal EF é ideal para fazer o agrupamento de pacotes da linha SOS, unindo alta produtividade à diversas possibilidades de layouts de pacotes. Portanto, o equipamento pode operar em alta ciclagem, porém, com garantia da qualidade dos fardos e a segurança dos operadores.
Conclusão
A partir da leitura do conteúdo é possível entender que a unitização de carga é uma prática importante na logística moderna, trazendo inúmeros benefícios como segurança, eficiência e redução de custos.
Portanto, ao escolher o método de unitização adequado, as empresas podem otimizar seus processos de transporte e armazenamento, garantindo que as mercadorias cheguem ao destino final em perfeitas condições. Ou seja, através de paletização, conteinerização ou outros métodos, a unitização de cargas continua sendo uma ferramenta vital para o sucesso logístico.
Por fim, continue acompanhando nosso blog e mantenha-se atualizado sobre o setor industrial.