Indústria alimentícia

A precisão na pesagem de produtos tem importância fundamental na indústria alimentícia, pois evita prejuízos. Confira as soluções desenvolvidas pela Perfil Maq!

O peso descrito na embalagem de um produto é muito importante e não pode ser menor nem maior do que indicado, pelos seguintes motivos: se a quantidade de produto for superior à descrita na embalagem, sua empresa estará desperdiçando insumos e, se estiver abaixo do indicado, poderá ter problemas com a legislação.

No processo de fracionamento manual de produtos é impossível realizar uma dosagem exata e é por isso que o uso de um equipamento de alta precisão se faz tão necessário.

Prossiga com a leitura e saiba mais sobre este assunto!

Indústria alimentícia: como evitar desperdício na pesagem de produtos

Embalagens com peso do produto em desacordo com a tara indicada são frequentes em pequenas produções e em empresas que não possuem um sistema de pesagem adequado.

Acontece que, quando a pesagem é feita de modo manual, o peso indicativo nas balanças raramente fica alinhado com a tara oficial (peso da embalagem) e isso resulta em erros na quantidade de produto fracionado.

Problemas causados pela imprecisão na pesagem na indústria alimentícia

Embalagens que não contêm a quantidade de produto indicada podem trazer problemas para a empresa, tais como:

Desperdícios e prejuízos

Cada vez que o peso de um produto é maior do que o descrito na embalagem há um desperdício de insumos. E, por questões legais, o procedimento mais adotado pelas empresas é justamente ultrapassar um pouco o peso indicado.

Inclusive, existe uma lei que define como concorrência desleal quando um produto passa do peso e não está identificado na embalagem.

Ao mesmo tempo, o desperdício de produtos prejudica o fluxo de caixa da empresa, pois o excedente de material embalado poderia render novas embalagens, aumentando os ganhos.

Problemas com a lei

Existem exigências legais que estabelecem uma margem mínima de erro com relação à quantidade de produto contido na embalagem.

Quando essa quantidade é menor do que a descrita, a empresa pode sofrer sanções legais no caso de uma inspeção técnica, resultando no pagamento de multas e taxas, que costumam ter valores elevados. 

Além disso, a imagem da marca fica prejudicada perante o mercado e recuperar a confiança perdida leva tempo. Lembrando que na área de alimentos as regras do InMetro variam de acordo com o tipo de produto.

Automação dos processos produtivos é fundamental

O setor de alimentos e bebidas é um dos mais competitivos do mercado e a concorrência não para de aumentar. Assim, fazer uso de máquinas e equipamentos para otimizar a produção, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos processos é um fator primordial para as empresas se manterem competitivas no mercado de produtos alimentícios.

Para impedir que pesagens erradas possam prejudicar o seu negócio, é necessário investir em equipamentos adequados, que assegurem precisão no fracionamento de produtos.

Veja a seguir os equipamentos para dosar produtos com alta precisão desenvolvidos pela Perfil Maq!

A Perfil Maq tem a solução que você procura aí na sua indústria alimentícia

A Perfil Maq é uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de máquinas e equipamentos que contribuem para o crescimento da indústria de alimentos.

Veja os modelos de dosadores industriais fabricados pela Perfil Maq:

Dosador Industrial de Gaveta DG 50

Esse modelo de dosador funciona com um sistema de acionamento pneumático e foi desenvolvido para fracionar produtos sólidos finos e granulares com alta precisão.

É indicado para dosar arroz, feijão, lentilha, milho de pipoca e outros produtos que não sofrem variação de volume durante o processo de embalagem.

Dosador Industrial de Rosca DR 100

O Dosador Industrial de Rosca DR 100 funciona com um sistema de controle acionado por servo motor e é indicado para fracionar com alta precisão produtos sólidos finos e granulares.

O equipamento é composto por um sistema de helicoide dosador e conta com um mecanismo de descompactação de produto, que além da alta precisão também garante uma maior produtividade.

É indicado para a linha de farináceos, como a farinha, café e outros.

Dosador Industrial Volumétrico DV 5000

Composto por dois discos giratórios acionados por motorredutor, o Dosador Industrial Volumétrico DV 5000 foi desenvolvido pela Perfil Maq para fracionar produtos sólidos finos e granulares, como o arroz, feijão, açúcar, lentilha e outros. 

O equipamento possui cinco canecas dosadoras com as respectivas canecas de redução, sendo que a regulagem de volume é realizada por meio de um sistema de ajuste manual.

Além desses equipamentos, a Perfil Maq oferece ao mercado outras soluções que contribuem para o crescimento da indústria alimentícia, como empacotadoras horizontais, empacotadoras verticais, seladoras a vácuo, enfardadeiras e exaustores industriais.

 

Confira no site nossos produtos e escolha a máquina mais adequada às necessidades da sua empresa. Aproveite para solicitar um orçamento!