Manutenção industrial

A manutenção industrial tem impacto direto na sua empresa! Além disso, a medida está longe de ser apenas uma despesa. Veja por quê!

Gestores que encaram a manutenção industrial apenas como uma despesa e não uma forma de prevenir problemas e dores de cabeça, correm sérios riscos de sofrerem com os prejuízos em seu caixa.

A manutenção industrial pode ser um ponto de impacto positivo ou negativo! De que lado você está? Óbvio que a sua resposta aponta para o melhor, no entanto, não basta só considerar, é preciso colocar em prática.

Quer saber como essas medidas impactam no resultado da sua empresa? É o que você vai ler na sequência!

Desenvolvendo um processo de manutenção eficiente

Para desenvolver o processo é necessário fazer um mapa crítico e avaliar quais são os “gargalos”. Ou seja, identificar em quais situações, caso um equipamento falhar, parte da empresa ou toda ela ficará parada.

Com este mapeamento feito, é possível (e necessário) atuar com processos de manutenção preventiva e preditiva nos equipamentos, buscando encontrar falhas e preveni-las.

Em muitos casos, esse processo pode ser extremamente caro, pois envolve muitas pessoas. Além disso, é necessário que se tenha em estoque “peças-chave” para o bom funcionamento do sistema.

Abaixo, seguem gráficos e fluxograma que facilitam a interpretação do processo de manutenção industrial e como ele deve funcionar:

Manutenção industrial

Manutenção industrial

Manutenção industrial

Por que é tão importante fazer a manutenção industrial?

Como gestor, você preza pela qualidade dos produtos, certo? Para alcançar o padrão qualitativo que você deseja, todo o processo de produção precisa estar alinhado e em pleno funcionamento, concorda? Então, para que isso dê certo, as máquinas e equipamentos devem estar sempre disponíveis para que os colaboradores realizem suas atividades da melhor maneira e no tempo adequado.

A manutenção industrial é tão importante justamente por esses motivos, pois garante maior qualidade, custos menores de produção, melhor aproveitamento do tempo e mais segurança.

Imagine você, parar a produção de um produto por um dia inteiro (ou mais). As consequências não são nada animadoras. Portanto, ter uma manutenção industrial qualificada evita a deterioração dos equipamentos e das instalações. Além disso, não deixa má aparência e nem causa maiores danos ambientais.

Manutenção industrial

Impactos negativos da falta de manutenção industrial

Que a falta de manutenção industrial é um problema, disso você já sabe. Veja agora, os principais impactos negativos ocasionados por não ter na sua empresa:

  • Diminuição da qualidade dos produtos;
  • Perda de tempo para consertar máquinas ou equipamentos;
  • Prejuízos financeiros;
  • Degradação de máquinas ou equipamentos;
  • Credibilidade afetada no mercado por atrasos na entrega;
  • Riscos maiores de acidentes;
  • Maiores danos ambientais.

São muitas questões negativas para não se ter uma manutenção industrial adequada!

Impactos positivos da presença de manutenção industrial

Por outro lado, os impactos positivos da manutenção industrial agem diretamente nos lucros e no crescimento da sua empresa. Veja alguns deles:

  • Garantia de qualidade do produto;
  • Aumento da produtividade;
  • Custos menores de produção por item;
  • Satisfação dos clientes;
  • Colaboradores seguros e mais satisfeitos;
  • Aumento das vendas;
  • Entregas feitas no prazo estabelecido;
  • Maior lucratividade;
  • Preservação e maior durabilidade de equipamentos.

Não é à toa que a manutenção industrial é um investimento que vai gerar lucros para a sua empresa. Levar essa questão como mera despesa é um erro grave.

Atualmente, é possível fazer a gestão de manutenção por meio de um software que registra e controla todas as manutenções preventivas e corretivas. Cada máquina ou equipamento tem seu histórico armazenado, assim como os prazos para as futuras manutenções.

Manutenção produtiva total: você conhece?

Talvez, você já faça na sua empresa. A manutenção produtiva total é aquela em que o objetivo é eliminar qualquer problema nas máquinas e equipamentos durante o processo de produção.

Ela á chamada de “total” não apenas por priorizar toda a manutenção industrial, mas pela importância que dá ao conhecimento dos profissionais envolvidos no manuseio das máquinas e dos equipamentos.

Embora os processos sejam cada vez mais automatizados, sempre existem pessoas ligadas a eles de alguma forma.

 

Definitivamente, a manutenção industrial não é um gasto que você pode se dar ao luxo de evitar. Na realidade, é um investimento necessário para alcançar a melhor produção, obter segurança e ainda gerar mais lucros.

Galeria de imagens