Máquinas para automação industrial

A tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos, como também no dia a dia das empresas. Mas a pergunta é: a automação nas indústrias gera desemprego?

A revolução industrial veio para otimizar os trabalhos, agilizar os processo e padronizar os serviços. Mas é incrível como muita gente ainda critica o uso das máquinas nas indústrias e o argumento é sempre o mesmo: porque a automação rouba os empregos. O que na verdade ocorre com a automação, são os novos empregos ou novas habilidades para saber manusear, criar e fazer a manutenção das máquinas.

Os antigos trabalhadores, chão de fábrica, precisaram se adaptar e aprender a dividir espaço com as máquinas, porque aumentou a produtividade e assim também o trabalho. As indústrias cresceram  numa proporção muito grande, com uma produção maior, em menos tempo, também barateou o custo de produção e consequentemente, os produtos comercializados. Assim o consumidor conseguiu adquirir mais. Desta forma os concorrentes que não querem ficar para trás, compraram novas máquinas e a produção aumentou mais,  crescendo também a oferta. Assim segue o ciclo, oferecendo novos empregos e melhorando a possibilidade de consumo que antes era restrita.

Além de tornar o trabalho mais leve e fácil, as máquinas também ampliam o poder de consumo da população. Se com a mecanização da produção, os empresários ganham mais dinheiro, irão também gastar mais, aumentar a produção, comprar mais máquinas e assim o giro acontece.

 

Automação = + emprego

Com o aumento da produção e consequentemente do consumo, é preciso mais pessoas para criar, projetar, construir, operar e fazer a manutenção das máquinas. Este mundo novo vai precisar de bons profissionais como inventores, desenhistas, engenheiros e mecânicos para dar conta da demanda. Desta forma, com o aumento da produção em larga escala e a redução dos custos, os consumidores passam a ter um padrão de vida melhor, podendo usufruir de bens que antes não tinham condições.

Com a automação também vieram inúmeros empregos novos que nunca imaginávamos que iriam existir, e que hoje, são essenciais pelas novas necessidades. Com a popularização da internet, quem imaginaria ter tantos profissionais especialistas em TI? A grande maioria dos trabalhadores de hoje precisa ter conhecimento na área, ou é a primeira exigência no mercado de trabalho.

Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que começam o ensino primário em 2023, irão desempenhar funções que ainda não existem. Este mesmo estudo identificou que para cada emprego eliminado pelo progresso, 2,4 novos postos são criados.

 

A importância da automação para a sociedade

Mesmo que no começo pareça uma conclusão lógica, de que as máquinas vão substituir a mão de obra e gerar desemprego, está equivocada. Primeiro porque o uso das ferramentas e máquinas, vieram para facilitar o nosso trabalho, desde o começo do mundo. Quando primeiro rachavam lenha com uma pedra, depois veio o machado, mais tarde a motosserra, isso tudo veio para facilitar e melhorar os resultados do trabalho do homem.

Importante reforçar que a introdução das máquinas e recursos tecnológicos, computadores e sistemas inteligentes contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento da humanidade. Assim como ampliou o acesso das pessoas aos recursos, incrementou a oferta de trabalho e melhorou a qualidade de vida das pessoas.

Você  já imaginou continuar como o começo do mundo, sem o emprego das tecnologias, automação, produção e consumo? Portanto, não podemos botar a culpa nas máquinas. Os empregos continuam existindo apenas foram remanejados e criados outros. É preciso se atualizar e estar aberto às mudanças. Há espaço para todos, é só desejar melhorar e crescer a cada dia.

Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.