dois colaborados um homem e uma mulher utilizando epi para indústria

EPI para indústria, você sabe quais os mais utilizados e sua importância? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O uso de EPI para indústria é fundamental para garantir a integridade e segurança dos colaboradores, sendo seu fornecimento de obrigação da empresa.

Durante o desenvolvimento das atividades dentro da indústria, os colaboradores estão sujeitos a uma série de riscos, que podem ser minimizados e até mesmo eliminados através do uso de EPI.

Assim, o uso desses equipamentos tem como principal objetivo proteger a saúde do colaborador e reduzir a ocorrência de acidentes.

Continue a leitura e saiba a importância do EPI para a indústria e quais os mais utilizados!

 

O que são EPI?

EPI é a abreviação de Equipamentos de Proteção Individual, ou seja, são equipamentos de uso individual de cada trabalhador, destinados à proteção da sua saúde e segurança no desenvolvimento de suas atividades.

A sua demanda surgiu por volta de 1970, juntamente com a Norma Regulamentadora – NR 6, que apresenta as responsabilidades que o empregador tem com seus colaboradores, quanto à disponibilidade de EPI. 

Sendo o não cumprimento passível de penalidades, como multas, processos e até mesmo a paralisação das atividades.

 

Importância do uso do EPI para indústria

Assim, como em qualquer área, o uso de EPI é fundamental para evitar acidentes e danos à saúde do indivíduo.

Dentro da indústria alimentícia, os colaboradores estão expostos a diversas situações, como por exemplo, queda de produtos, elementos cortantes e em altas temperaturas, que podem representar riscos à saúde dos envolvidos.

Desta forma, dispor de EPI adequados ao desenvolvimento de suas funções é extremamente importante.

Inclusive, a Lei n.º 6.514/77, regulamentada pela NR 6 – Sobre a Consolidação das Leis do Trabalho, relativo a segurança e medicina do trabalho, apresenta algumas diretrizes quanto ao uso de EPI.

Segundo a lei, é obrigação da empresa fornecer aos seus colaboradores EPI sem qualquer custo, e que garantam proteção adequada aos riscos ao qual estão expostos, assegurando sua proteção contra acidentes e danos de saúde.

Além disso, os mesmos devem sempre apresentar o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho.

O certificado de aprovação (CA) garante que o equipamento passou por todos os testes necessários e que seu uso segue as diretrizes da norma regulamentadora NR 6.

 

EPI para indústria: conheça os principais

 

Máscaras com filtros

As máscaras e filtros são EPI para indústria bastante comuns e muito utilizados em diversos ramos de atuação.

As máscaras contam com filtros embutidos, destinados a filtrar o ar externo, eliminando poluentes, como poeiras, gases tóxicos e até mesmo bactérias e vírus, evitando que os colaboradores respirem ar contaminado, prejudicando sua saúde.

 

Óculos

Os óculos de proteção servem para proteger os olhos dos colaboradores, evitando que materiais ou quaisquer outros elementos possam atingir os olhos e resultar em impactos a sua saúde.

Existem inclusive de diversas cores, sendo sua escolha de acordo com o nível de luminosidade do local. Evitando assim danos a retina, perfurações e até mesmo a cegueira.

banner com chamada para download de ebook sobre como reduzir custos de empacotamento

Luvas

Existem diversos tipos de luvas de proteção, cada uma com características distintas, a fim de garantir a proteção dos colaboradores no desempenho de suas atividades em diversos setores.

Cada luva oferece proteção para determinada situação, como uso de produtos químicos, cortantes, abrasivos, exposição a baixas temperaturas, entre outros. Dentre alguns tipos de luvas, estão:

  • PVC;
  • Borracha;
  • Aço inoxidável;
  • Látex;
  • Nitrílica;
  • Grafeno.

 

Perneira

A perneira é um EPI com a função de proteger as pernas do colaborador, entre a região do joelho e o pé, sendo normalmente associada aos calçados de proteção.

Dentro da indústria alimentícia, por exemplo, é comum a utilização de elementos cortantes, como facas, que podem ocasionar acidentes.

Assim, associar as perneiras aos demais equipamentos ajuda a evitar diversos tipos de acidentes e danos à saúde.

 

Mangote

Os mangotes de proteção tem a função de proteger os membros superiores. São confeccionados com materiais capazes de proteger o colaborador de cortes e queimaduras, por exemplo, sendo um EPI essencial para indústrias alimentícias.

Podem ser produzidos com diversos materiais, dentre eles:

  • Fibra sintética;
  • Kevlar;
  • Fio de aço;
  • Algodão;
  • Aramida.

 

Protetor auricular

Em muitos processos é comum o excesso de ruídos. Dessa forma, o uso do protetor auricular é fundamental para assegurar que os colaboradores não tenham impactos em sua audição.

Podem ser do tipo concha ou tipo tampão, e ainda fabricados de silicone, polímeros e espuma, sendo sua escolha de acordo com as características das atividades desenvolvidas.

 

Roupas térmicas

Dentro de empresas do ramo alimentício, é comum que os ambientes tenham temperaturas específicas, a fim de manter a conservação dos alimentos.

Contudo, estas temperaturas podem ser incômodas aos colaboradores, tornando essencial a utilização de roupas térmicas. Elas têm o objetivo de proteger os colaboradores dos riscos causados pela exposição prolongada às baixas temperaturas.

 

Capacete de segurança

O capacete de proteção tem a principal função de reduzir impactos de elementos que possam atingir a cabeça dos colaboradores, bem como quedas e choques.

Contudo, para que sejam eficazes é fundamental que o EPI esteja preso à cabeça e sem quaisquer rachaduras.

 

Calçados de proteção

Os calçados de proteção, também são equipamentos de proteção obrigatórios.

Principalmente, porque em seus cotidianos os colaboradores lidam com equipamento, maquinários e materiais pesados, cortantes, como embalagens de vidro, facas e serras, e até mesmo produtos químicos.

Assim, os calçados de proteção devem ser utilizados a fim de evitar, cortes, impactos, queimaduras, temperaturas baixas e até choques elétricos.

 

Para entender qual é o EPI para indústria necessário para sua empresa, é preciso sempre considerar os processos executados, visto que as características das atividades devolvidas, demonstram os tipos de EPI necessários, para garantir segurança aos colaboradores no desenvolvimento de suas funções.

Assim, por meio do uso de EPI para indústria, é possível reduzir as chances de acidentes e garantir a proteção à saúde dos colaboradores.

Gostou de acompanhar o nosso conteúdo? Para ter acesso a muito mais, continue acompanhando o nosso blog!

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq