duas caixas de papelão que são embalagem para exportação

Entender sobre as regulamentações sobre embalagem para exportação é fundamental para o sucesso do seu negócio, confira!

Na dinâmica e competitiva indústria alimentícia, a expansão para mercados internacionais é uma estratégia essencial para o crescimento sustentável. Um dos elementos cruciais nesse processo é a embalagem para exportação.

Assim, esse cuidado desempenha um papel vital na preservação da qualidade dos produtos, na conformidade com regulamentações internacionais e na criação de uma imagem confiável da marca. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo sobre as exigências associadas à embalagem para exportação, destacando sua importância para empresas e profissionais da indústria alimentícia.

Qual a importância da embalagem para exportação?

Já falamos algumas vezes por aqui que o Brasil possui uma rígida legislação quando se trata da embalagem de alimentos. Mas isso não é exclusividade do nosso país.

Quando sua empresa exporta produtos alimentícios, uma série de regras e normas devem ser seguidas. Cada país tem suas normas específicas, mas algumas regras do processo de exportação se aplicam independente do país de destino das mercadorias.

Com isso, a embalagem é muito importante para a preservação da qualidade, protegendo os produtos alimentícios durante o transporte internacional, garantindo que cheguem ao destino final em condições ótimas.

A conformidade regulatória é um fator crucial quando abordamos esse tema. Afinal, diferentes países têm regulamentações específicas para embalagens de alimentos. Ou seja, conhecer e atender a essas normas é crucial para evitar problemas alfandegários e garantir a aceitação nos mercados de destino.

Para isso, informações claras e precisas nas embalagens são essenciais para cumprir os requisitos de rotulagem e normas de segurança alimentar. Além disso, embalagens bem projetadas e de alta qualidade refletem positivamente na imagem da marca, transmitindo profissionalismo e comprometimento com a satisfação do cliente.

Quais as exigências de uma embalagem para exportação?

No processo de exportação, você precisa se preocupar com uma série de fatores relacionados à embalagem. Entre eles, o transporte das mercadorias e a exposição nas prateleiras do país exportador. 

Todos estes itens precisam estar alinhados, para garantir que você não terá problemas no processo de exportação e também aceitação no mercado estrangeiro.  

A embalagem para exportação deve seguir padrões

Como mencionamos, quando se trata de embalagem de alimentos, as regras são rígidas. Isso porque é necessário garantir a integridade dos alimentos. Portanto, a embalagem não pode possuir componentes que fiquem em contato direto com os alimentos e possam contaminá-los.

Para isso, a primeira embalagem em contato com os produtos alimentícios deve ser neutra. Essa é uma regra geral que deve ser observada independente do destino dos produtos ser nacional ou internacional. As embalagens devem servir para proteger os alimentos e garantir a integridade dos produtos. 

Atenção às leis do país de destino

Neste conteúdo, nosso maior foco está em exigências gerais, que precisam ser seguidas independente do país de destino dos produtos alimentícios. Porém, é essencial que você conheça em detalhes a legislação relacionada ao processo de importação de produtos alimentícios do país para o qual está exportando a mercadoria.

Isso auxilia no entendimento de itens obrigatórios e também de práticas que não podem ser realizadas. Além disso, também é importante ter conhecimento de exigências ambientais que podem ter algum impacto neste processo.

Os costumes e tradições também devem ser observados

Além disso, é essencial conhecer a cultura do país e entender se, de alguma forma, os elementos presentes na embalagem podem ir contra crenças e costumes daquele país. Por exemplo, na China, a cor branca é utilizada para representar o luto. Portanto, o ideal é apostar em embalagens de outra cor. 

Esse foi só um exemplo que serve para ilustrar como os fatos culturais são importantes e tem grande impacto neste caso. Conheça a cultura e os costumes do país para que o seu produto seja atrativo para os consumidores e você não tenha problemas. 

Rotulagem dos produtos é essencial

É obrigatório a declaração de origem brasileira das mercadorias na marcação dos produtos para exportação. A inscrição “indústria brasileira” ou “Made in Brasil” é obrigatória, e deve aparecer em destaque. 

Também é necessário incluir o nome do industrial ou exportador nas embalagens para exportação.

Além disso, é obrigatória a expressão for export only, indicando que a comercialização destes produtos é exclusiva para exportação, e não para o mercado nacional. Em alguns casos específicos, essa norma pode ser adaptada, de acordo com as orientações da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). 

O transporte dos produtos merece muita atenção

O processo logístico do transporte de produtos também merece atenção. Neste ponto, você deve considerar alguns fatores importantes: qual é a forma de transporte dos seus produtos até o país de destino? Os alimentos serão transportados de carreta, ou navio, por exemplo? Saber disso é essencial para entender de que forma as mercadorias precisam ser embaladas e organizadas para o transporte.

No caso de transporte rodoviário, com o uso de caminhões e carretas, a unitização de cargas é uma boa alternativa. Trata-se de uma forma de “juntar” a carga, ou um conjunto de produtos, em unidades padrão, com as mesmas dimensões e peso, como os pallets e os fardos. No caso de transporte aquaviário, com o uso de navios, a unitização por containers também é muito comum. 

Ou seja, deu pra perceber que o processo é rígido e além disso a embalagem para exportação deve seguir diversas regras. Porém, todos esses fatores são importantes para garantir a segurança dos produtos e alimentos durante o processo. Além dos itens mencionados acima, reforçamos a necessidade de se informar a respeito das leis do país de destino das mercadorias.

Para acompanhar novos conteúdos, acesse o Blog da Perfil Maq e fique por dentro de tudo sobre o mercado da indústria alimentícia e equipamentos de produção. 

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq