Como manter os alimentos conservados no estoque

Alimentos são produtos que devem ter um cuidado especial no estoque, seja de qualquer negócio. Entenda a importância em manter os alimentos conservados adequadamente no estoque

Além de causar grandes problemas sanitários gerando danos à saúde do consumidor,  a desorganização ou má conservação dos alimentos no estoque, pode causar grandes prejuízos. Ainda por não seguir as regras de boas práticas de conservação, pode gerar problemas judiciais por situações relacionadas ao armazenamento de ingredientes, afetando diretamente a imagem do estabelecimento, podendo causar até o fechamento do negócio.

Outra questão bem frequente também, é que em função da falta de cuidados sanitários, muitos produtos, sejam alimentos ou bebidas, não chegam ao consumidor,  causando grandes prejuízos financeiros, que impactam diretamente no capital investido. De outra forma, fazer estoque muito grande de produtos, que não tem saída por falta de demanda, acabam sendo desperdiçados porque tem prazo de validade curto. Isso acarreta em problemas financeiros para a empresa.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com boas práticas para garantir a eficiência na gestão do estoque de alimentos e bebidas da sua empresa.

 

Como armazenar produtos alimentícios

Para manter os alimentos conservados na sua empresa, é necessário conhecer e estabelecer uma série de regras e controle sobre a gestão de estoque. 

Para começar, independente se o produto é perecível ou não, o local de armazenagem deve ser seco, fresco, ventilado e iluminado. Desta forma os produtos se conservam com as suas propriedades sem a interferência de fatores externos.

Ainda é bem importante manter todas as áreas usadas para armazenagem, limpas, livres de sujeira e restos de outros materiais, para evitar a criação e proliferação de insetos e roedores. Mantendo os locais higienizados, estarão também livres de ratos, morcegos e pássaros. Ainda é importante higienizar e desinfetar o local com produtos apropriados para impedir a entrada de insetos mas que não interfiram nos alimentos. 

 

Espaço apropriado

As empresas que trabalham com alimentos devem ter no seu espaço, um local isolado e apropriado para armazenar os produtos recolhidos ou que serão inutilizados, até que tenha o destino correto. Não pode ser um local para deixar estes produtos de forma permanente, mas por um curto período de tempo até que se dê o destino correto. Outro detalhe importante com relação aos ralos no interior do ambiente onde os alimentos estão estocados, eles devem ser evitados. No geral, devem ser trancados para não permitir a entrada de insetos e mau cheiro vindo do esgoto. Assim também, como o teto que deve ser bem vedado, evitando goteiras que molhem as embalagens e comprometam a qualidade dos alimentos.

O piso deve ser acima do nível da rua permitindo o escoamento da água, e sem inclinação para que possa haver o empilhamento de caixas ou fardos sem o risco de tombamento. Assim como as paredes, o piso também deve ser mantido seco e sem infiltrações e sem aberturas para evitar a entrada de pássaros, morcegos e outras pragas.

 

Como manter os alimentos conservados em restaurante

Antes de você sair às compras, vá até o estoque e confira o que realmente precisa ser comprado, o que está sobrando e as quantidades, porque além de manter a qualidade dos produtos, você não desperdiça recursos, garantindo as finanças do seu negócio.

Portanto, para manter a qualidade dos alimentos estocados, mesmo que seja por um curto espaço de tempo, é recomendado que sua dispensa tenha mantimento por três meses, ou seja, três vezes o que é consumido no mês, sempre observando a data de validade. No caso de frutas, hortaliças, legumes e verduras, o melhor a fazer é adquirir de produtores locais que possam fazer entregas semanais, preservando assim a qualidade e mantendo os produtos frescos.

Quando fizer as compras, retire os produtos da embalagem secundária para facilitar o manuseio. Mas observe  as que não tem data de validade na embalagem anterior, faça uma etiqueta deixando bem a mostra os prazo de vencimento do produto e outras informações, como:

 👉 Data de fabricação;

👉 nome;

👉data de vencimento;

 

Alimentos refrigerados

Com relação aos alimentos que precisam se manter refrigerados, é preciso ter atenção redobrada com os frutos do mar, pois a temperatura deve ser abaixo de 5 graus para evitar contaminação. Eles também precisam ser guardados em ambientes separados dos demais produtos frios, como baco e apresentados por exemplo.

 

Ordem do empilhamento

Ao armazenar os produtos, procure fazer de maneira que os que têm um vencimento próximo fiquem na parte de cima, ou seja, “o primeiro que vence é o primeiro que sai”. Eles devem ser sempre colocados em prateleiras ou estrados, nunca em contato direto com o chão.

E então, foi útil para você este conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.