Máquina para fazer o empacotamento a vácuo

A cada dia é mais normal encontrar nas gôndolas dos supermercados, produtos alimentícios embalados a vácuo. Entenda quais as vantagens da embalagem a vácuo.

O que antes era visto em apenas alguns alimentos, agora já é quase unanimidade e a grande maioria dos alimentos in natura, vem armazenados em embalagens a vácuo. São carnes, verduras, frutas, legumes, queijos, entre outros.

A embalagem a vácuo é uma forma de armazenamento de alimentos que retira todo o ar interno e impede que haja troca de ar com o externo. Desta forma dentro da embalagem permanece sem oxigênio e outros gases que aceleram o processo de degradação do alimento. 

Esta forma de armazenar alimento foi criada por Thomas Edison em 1881, onde retirava todo o ar das embalagens de vidro. Mas este método só ganhou eficiência com a criação das máquinas de embalar a vácuo que fazem um trabalho muito mais eficiente e otimizado.

Lembrando que os alimentos em contato com o ar aceleram o processo de deterioração, principalmente os perecíveis, facilitando a proliferação de bactérias e fungos, comprometendo a qualidade dos produtos. Desta forma, a embalagem a vácuo é uma forma de aumentar a vida útil dos alimentos, mas além desta, existem outras vantagens. Acompanhe:

 

Porque é melhor embalar a vácuo?

Cuidar da qualidade dos alimentos é uma preocupação constante para quem trabalha com produtos perecíveis e esta atenção faz toda a diferença para os clientes na hra de escolher por uma ou outra marca. Para auxiliar neste processo de aumentar a vida útil dos produtos, é que vem se intensificando a embalagem a vácuo dos alimentos. 

Descubra quais as principais vantagens deste método de embalagem.

 

Maior tempo de conservação e durabilidade dos alimentos

Se comparado a outras formas de empacotamento, a embalagem a vácuo oferece uma durabilidade de cerca de 3 a 5 vezes maior do que o normal. Desta forma não há prejuízo com relação à qualidade, textura, sabor, cor e odor dos alimentos.

 

Rentabilidade na comercialização dos produtos

Com um maior tempo de conservação dos alimentos, com certeza a rentabilidade será maior, em função da redução do desperdício. Neste sentido, é correto afirmar que este tipo de empacotamento agrega valor ao produto final. Pensando nesta possibilidade, alguns alimentos como carnes, peixes, queijos e castanhas podem ser comprados em maior quantidade, para que depois de fracionadas e embaladas a vácuo, tenham maior tempo para ficar nas gôndolas e balcões frigoríficos. 

Outro ponto que rende, é que embalados a vácuo, o produto não perde líquido pela evaporação, portanto, você não vai comprar por um peso do fornecedor e vender para o consumidor por outro bem menor.

Mas o fator principal desta técnica de conservação de alimentos, é que você irá fornecer produtos de qualidade, saudáveis e intactos. Com certeza vai gerar um processo de confiança na sua marca e desta forma vai ampliar a busca por seus alimentos.

 

Melhor visibilidade do produto

Pela embalagem ser de plástico e transparente, a visibilidade é maior e melhor. Desta forma fica melhor de expor os produtos e a dona de casa pode escolher os produtos que irá levar para casa. Desta forma há mais credibilidade ao adquirir as peças.

 

Facilidade no transporte

Como as embalagens sem ar tem um volume bem menor, ocupam menos espaço, seja no transporte, no estoque ou nas gôndolas. Isso diminui os custos com logística porque desta forma, a transportadora pode levar mais produtos por vez.

Outra vantagem é que a embalagem a vácuo, oferece muito menos risco de romper ou causar avarias comprometendo a qualidade do produto, Desta forma você pode empilhar muito mais quantidades sem riscos de sofrer algum problema.

 

Sem cheiro ou vazamento

 Com as embalagens passadas na seladora de alimentos, evitando a entrada de ar e assim a proliferação de fungos e bactérias, também não há possibilidade de sair ou entrar odores interferindo na qualidade do alimento. Além disso, não existe nenhuma chance de haver vazamento, facilitando na hora do transporte, armazenagem e também uma melhor apresentação na hora de comercializar o alimento.

Esta é uma grande vantagem para quem trabalha com produtos temperados, como a carne. Com a pressão feita pela máquina, os ingredientes ficam mais concentrados, mantendo suas propriedades naturais e desta forma, intensificam ainda mais o sabor sobre os alimentos. 

 

Mais higiene

Por fim, uma das maiores vantagens da embalagem a vácuo nos diferentes tipos de alimentos, é a questão higiênica.Como este modelo de empacotamento impedem que líquidos, sangue ou tempero, acabem vazando, os locais de onde são manipulados, embalados e transportados, se mantêm intactos. Desta forma não haverá a aproximação de moscas, ou qualquer outro inseto para pousar sobre os alimentos. Além do que não há possibilidade de algum fator externo interferir no interior da embalagem.

 

Quais alimentos  podem ser embalados a vácuo?

Este tipo de embalagem já faz algum tempo que vem sendo usado para empacotar carnes e grãos, mas existem outros alimentos que podem ser beneficiados por esta forma de embalagem.  

Veja a lista dos produtos que podem ser embalados a vácuo:

🍀 carnes, embutidos, pescados e peixes;

🍀 hortifruti e legumes;

🍀 cogumelos, palmito e conservas; 

🍀 pizzas, massas e espetinhos;

🍀 queijos, frios e fatiados;

🍀 comidas congeladas;

🍀 sucos, molhos entre outros.

 

Conheça a seladora a vácuo da Perfil Maq

Se sua empresa está precisando de uma seladora vácuo, para empacotar seus produtos com agilidade e eficiência, conheça a Empacotadora a Vácuo Linepack SV 200. Este equipamento foi desenvolvido pela Perfil Maq para atender a demanda de empacotamento a vácuo de diversos produtos. 

Este equipamento é uma mescla de empacotamento de bobina com uma seladora a vácuo, com isso pode atender tanto o empacotamento a vácuo como o empacotamento tradicional e pacotes de fundo chato e pacotes almofada.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre este e outros assuntos do seu interesse.