Gestores verificando a padronização de produtos na fábrica

Entenda o que é a padronização de produtos, como aplicá-la e sua importância para o desenvolvimento da indústria.

Uma das maneiras de garantir a assertividade nas operações é mantendo a padronização dos produtos na indústria. Desta forma o consumidor tem maior segurança e credibilidade na hora de comprar.

Manter a excelência na produção, independente da atividade, é uma das principais formas de conquistar uma boa reputação, se tornando essencial para o sucesso do negócio. Entre os benefícios para a organização, está o aumento da segurança, o padrão de qualidade necessário do produto final, proporcionando maior competitividade na área.

Cada vez mais as empresas buscam ter processos eficientes para reduzir custos e a padronização do produto ou serviço oferecido, é necessário para conquistar este objetivo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre padronização de produtos. Confira o seu conceito, sua importância, como aplicar e como identificar a falta de padronização.

O Que É Padronização De Produtos?

A padronização dos produtos começa padronizando os processos, ou seja, é organizar e desenvolver uma única maneira de realizar aquela atividade que deve ser seguida por todos os colaboradores. 

Sendo assim, é de conhecimento de todos os envolvidos como a qualidade do trabalho padronizado influencia no produto final e na satisfação do cliente. 

Desta forma, além de executar o trabalho, também é importante documentar e estruturar bem a sequência das atividades e manter isso sempre disponível para que os processos produtivos possam ser acessados sempre que for necessário. 

Para padronizar estes processos é essencial responder estas perguntas:

  • Ao que se refere este processo e qual o seu objetivo?;
  • Por onde começa e onde termina?;
  • Quem faz cada etapa dentro deste processo?; 
  • Qual é a sequência de cada atividade?;
  • Quais as áreas envolvidas em cada parte do processo?;
  • De que maneira a organização pode se beneficiar com a padronização dos processos?;
  • Quais os resultados que se espera atingir?.

Qual A Importância Da Padronização De Produtos?

Agora que você já sabe sobre o conceito da padronização de produtos, entender sua importância é muito importante. Assim, é possível compreender a relevância do investimento em processos cada vez mais tecnológicos e otimizados.

De modo geral, a padronização de produtos é fundamental para o ambiente interno da indústria e para os consumidores finais. Isso porque tem como característica gerar maior eficiência de produção. 

Portanto, ela tende a simplificar as etapas de fabricação, possibilitando uma maior produtividade, reduzindo o tempo e os custos. Consequentemente, a padronização também auxilia no aumento dos critérios de qualidade, gerando mais confiabilidade e segurança aos consumidores. 

Desse modo, o mercado como um todo pode entender que os produtos adquiridos passaram por diferentes testes, etapas e possuem as mesmas características e qualidade, grande particularidade das produções em larga escala. 

Como Fazer A Padronização De Produtos?

A implementação de processos padronizados requer uma série de estudos para encontrar o melhor desempenho possível. Primeiramente, identifique o motivo para a padronização

Entre os principais motivos, podemos destacar a melhora da qualidade, atender a regulamentações, garantir a segurança do consumidor, redução de custos, entre outros. Esse conhecimento é fundamental para facilitar a tomada de decisão quanto a mão de obra e equipamentos.

Posteriormente, procure por normas e regulamentos existentes relacionados ao seu produto e setor, para entender os padrões necessários. O terceiro passo é o desenvolvimento de uma equipe, com profissionais de engenharia, qualidade, regulamentações e outras especificidades do seu produto.  

Em seguida, determine os critérios de qualidade e desempenho, ou seja, os padrões que serão utilizados, garantindo segurança e durabilidade, por exemplo. Por fim, incentive a melhoria e acompanhamento constante dos processos. Assim, será possível encontrar pontos de melhoria e conquistar cada vez mais produtividade e qualidade.

Vantagens De Executar Um Modelo De Trabalho Padronizado

Confira agora duas vantagens de aplicar, manter e executar um modelo de trabalho com padrões de qualidade dentro da sua indústria.

1- Evitar que haja variação nos processos

Após definir o passo a passo do cronograma de um processo, este documento pertence à empresa, pois foi adaptado a ela e ao seu fluxo de trabalho e demandas. Nesse sentido, organizar o fluxo de trabalho dá a garantia de que as atividades serão executadas sempre da mesma forma.

Sendo assim, haverá uma redução nos problemas dos produtos entregues com diferenças, alterações de um para outro ou instabilidade na entrega. Com estas questões mitigadas o próximo passo é aumentar a produtividade, melhorar as ferramentas e estratégias, com visibilidade na redução de custos e a empresa poderá aumentar seus ganhos.

 2- Estar dentro da legislação específica

Dependendo da atividade que executa, a empresa precisa estar adequada, ou atender às normas dentro da sua área de atuação, por isso também da importância da padronização dos produtos. Seguindo a legislação com produtos ou serviços padronizados, evita de forma segura, algum apontamento negativo nas auditorias.

Como Identificar A Falta De Padrão Nos Processos?

Se você ainda tem dúvidas sobre adotar ou não o sistema de padronização de processos e produtos, vamos elencar aqui uma série de problemas que podem ser identificados se você mantém um trabalho sem ter a preocupação com a qualidade e o padrão final do produto ou serviço.

  • Não existe uma conformidade com os prazos de entrega, geralmente entregues com atraso;
  • O produto final ou serviço sempre tem alguma variação;
  • Não há um funcionário que seja responsável por cada tarefa em específico, além de que os gestores têm problemas em delegar funções e centralizam os comandos:
  • Geralmente não há registros no sistema dos processos;
  • É comum encontrar clientes insatisfeitos com a qualidade e o atraso nas entregas;
  • Não há regras ou não há o hábito de planejar metas e as formas de atingir estas metas.

Padronização De Produtos É Com A Perfil Maq

Agora que você já sabe tudo sobre a padronização de produtos é possível entender sua importância para o desenvolvimento do negócio, certo? Por isso, procure colocar esses conhecimentos em prática e aumentar a qualidade da sua produção.

A Perfil Maq possui diferentes equipamentos que podem ser excelentes para auxiliar no processo de produção da sua indústria. Confira nosso site, conheça nossos equipamentos e automatize seu negócio.

Para saber mais sobre processo padronizados e outras dicas para desenvolver a sua empresa, continue acompanhando nosso blog.

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq