De-olho-na-embalagem---fique-atento-à-validade-dos-produtos---Perfil-Maq

A utilização da embalagem certa tem influência direta sobre o prazo de validade dos produtos. Saiba mais!


Consumir um produto fora de validade é um grande perigo para a saúde e isso todos nós sabemos. Mas, você sabe como é definido o prazo de validade de um determinado produto?

Definir até quando um produto estará em condições para consumo é uma tarefa que exige cuidadosas análises laboratoriais, onde pequenas amostras são avaliadas para saber em que velocidade e em que condições ele se deteriora.

E você sabia que a escolha da embalagem certa é um item importantíssimo para a boa conservação dos alimentos. Continue a leitura e saiba o porquê!

Proteção e conservação de alimentos

Conservar e proteger alimentos são as principais funções das embalagens. Mas, para escolher os melhores tipos de embalagem é preciso considerar as características do produto que será acondicionado e há casos em que a embalagem a vácuo é a mais indicada para aumentar a vida útil dos alimentos.

Além da função de conservar e proteger, a embalagem também é importante para atrair a atenção do público consumidor e estimular a compra. Na embalagem também devem constar informações quanto à composição, valores nutricionais e forma de consumo do produto, de modo que o consumidor se sinta seguro em consumi-lo.

Tipos de embalagens

Existe uma grande diversidade de tipos de embalagens. Veja a seguir alguns dos mais usados na indústria alimentícia:

Vidro

Resistentes e impermeáveis, as embalagens de vidro servem para acondicionar uma ampla gama de materiais, desde água até produtos ácidos, como conservas e molhos. O vidro ainda tem a vantagem de ser um material 100% reciclável. A única desvantagem é sua baixa resistência aos impactos.

Alumínio 

Devido à sua leveza e longa durabilidade, o alumínio e o aço são muito utilizados pela indústria alimentícia. Embalagens compostas por esses materiais são práticas de transportar e duráveis nas prateleiras. Outra vantagem é que tanto o alumínio quanto o aço são totalmente recicláveis e contribuem para a sustentabilidade do planeta.

As embalagens de alumínio são muito utilizadas para embalar café, salgadinhos, entre outros produtos. 

Plástico

As embalagens plásticas estão entre as mais utilizadas pela indústria alimentícia. Por ser um material leve e muito versátil, o plástico permite diferentes formatos e é fácil de ser moldado. Além disso, embalagens plásticas podem substituir o vidro e o alumínio em algumas situações.

 

Embalagens certificadas

É importante que toda embalagem utilizada possua a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O Inmetro realiza inúmeros testes para comprovar que a embalagem é adequada para o fim a que se destina. Por isso, uma embalagem sem esse certificado deve ser descartada.

 

Eficiência e redução de desperdícios

Além de escolher a embalagem certa para agregar valor e garantir a qualidade e conservação dos produtos, um sistema automatizado moderno e eficiente para realizar o empacotamento também é essencial para reduzir desperdícios e agilizar a produtividade. O resultado final não poderia ser outro: o aumento nos lucros!

Quer saber mais sobre processos automatizados de embalagem para produtos alimentícios? Conheça as soluções e produtos da Perfil Maq Indústria de Máquinas Ltda. Se preferir, um consultor técnico da Perfil Maq pode auxiliar você, avaliando as reais necessidades de sua empresa.

Aproveite que está aqui e confira outros conteúdos do nosso blog!

Galeria de imagens