Dosagem de produtos: tecnologia é uma aliada contra o desperdício

Evite desperdícios em sua empresa utilizando um dosador industrial moderno e eficiente. Saiba mais sobre o assunto no post a seguir!

Se você atua na indústria alimentícia, já sabe que é essencial que todos os produtos sejam pesados com exatidão. 

Sendo assim, não há dúvidas de que o dosador é um dos principais componentes para um empacotamento automatizado, moderna e eficiente. 

O dosador industrial pode realizar a pesagem exata, evitando problemas com o desperdício, que ocorre sempre que a quantidade de produto ultrapassa o que indica a embalagem, ou problemas com órgãos regulamentadores, como o Inmetro, caso o conteúdo seja em quantidade inferior à informada na embalagem.

Além de eliminar desperdícios e garantir transparência com seus revendedores e clientes finais, a dosagem correta dos produtos contribui para a otimização do processo produtivo. 

O uso de um dosador industrial também reduz consideravelmente os custos com mão de obra. Mas, como escolher o melhor dosador industrial?

Continue a leitura e conheça os vários tipos de equipamentos para dosagem disponibilizados pela Perfil Maq e suas aplicações. 

Tipos de equipamentos

Os produtos alimentícios para pesagem dividem-se entre homogêneos – caso das farinhas e alimentos em pó, grãos e líquidos – e heterogêneos, como, por exemplo, pedaços congelados de alimentos, que possuem partes com pesos variáveis. Estas características fundamentais precisam ser consideradas para definir o dosador mais apropriado às suas necessidades. Somente com o uso do dosador ideal será possível garantir um processo mais ágil e de acordo com as exigências técnicas para indústrias alimentícias. Veja a seguir os modelos de dosadores industriais disponibilizados pela Perfil Maq:

Dosador Industrial de Gaveta DG 50

Dosador-Industrial-de-Gaveta-DG-50-Perfil-Maq

Equipamento de alta precisão recomendado para a pesagem de grãos, como arroz, feijão, lentilha, milho-pipoca, grão-de-bico, soja e outros produtos que não apresentam variação de volume no processo de embalagem.

 

Dosador Industrial de Rosca DR 100

Dosador-de-Rosca-DR-100-Perfil-Maq

Com um sistema de controle acionado por servo motor, é o equipamento ideal para fracionar produtos sólidos finos e granulares (em pó) com alta precisão. Possui mecanismo de descompactação de produto, que não mudam o seu volume e densidade durante o processo produtivo e que garante alta produtividade, de até 50 pacotes por minuto. 

Dosador Industrial Volumétrico DV 5000

Dosador-Industrial-DV-5000-Perfil-Maq

Composto por discos giratórios acionados por motoredutor, este dosador industrial é utilizado para fracionar produtos sólidos finos e granulares. Com canecas dosadoras e de redução, o controle de volume é realizado via sistema de ajuste manual.

Entre as vantagens desse modelo de dosador é que, por possuir várias canecas, o tempo de enchimento de cada uma delas é de até três ciclos da empacotadora, mantendo a regularidade e precisão no peso fracionado e fácil higienização. 

O dosador volumétrico é ideal para fracionar açúcar cristal e refinado, farinha de milho, farinha de mandioca, aveia, alpiste, painço, trigo para kibe, quirela de milho, areia para gato, produtos químicos, e outros produtos com características similares.

Dosador Industrial de Esteira DSE 4000

Dosador-industrial-de-Esteira-DSE-4000-Perfil-Maq

Formado por quatro sistemas de pesagem por células de carga, com alimentação via esteiras transportadoras, este equipamento pode dosar produtos variados – uniformes ou não, com garantia total de precisão. Recomendado para produtos que sejam em pó, e podem variar a sua densidade ou volume durante o processo. Devido a pesagem por célula de carga, garantindo assim uma ótima precisão.

Dosador Industrial Helicoidal DH 3000

Dosador-industrial-DH-4000-Perfil-Maq

Alimentado por um sistema com rosca sem fim, este equipamento é composto por três sistemas de pesagem por célula de carga. Indicado para dosar diversos tipos de produtos, tanto os granulados quanto os sólidos finos, com absoluta precisão. Possui mecanismo de controle de velocidade realizado via inversores de frequência.

Dosador industrial Multicabeçote DCM 1400

Dosador-industrial-DCM-1400-Perfil-Maq

Equipamento indicado para a dosagem de produtos com geometria variada. Possui  balanças dosadoras com célula de carga variável a necessidade do cliente, que são alimentadas via mecanismos de dosagem gravimétrica. O modelo de dosador por variar de 9, 10,14 22, e 24 caçambas.Com tecnologia de combinação de pesagem, é um dosador que garante precisão na pesagem.

 

Veja este exemplo

Que tal um exemplo prático de como uma pesagem ineficiente pode trazer prejuízos ao seu negócio? 

 

Imagine uma situação de venda de aipim congelado, onde o peso final de cada pacote é inferior ao indicado na embalagem e, por isso, se torna necessário adicionar mais uma unidade em cada um dos pacotes. 

 

Supondo que esta unidade a mais acabe por exceder em 80g o conteúdo total de cada pacote, se forem embalados 1.500 pacotes por dia (1.500 x 80), o desperdício diário será de 120kg. 

 

Multiplicando-se este número pelos 22 dias trabalhados no mês, o excedente alcança nada mais, nada menos do que 2.640kg de aipim desperdiçados mensalmente. E, se cada pacote for vendido por R$ 8 (8 x 2.640), o prejuízo mensal será de R$ 21.120,00.

 

Com este cálculo, fica fácil observar que o seu investimento na aquisição de um dosador industrial será recuperado em questão de meses, pois, como já dissemos, além de evitar desperdícios, a automação no processo de pesagem também diminui custos com mão de obra. 

 

Clique aqui para escolher o dosador industrial da Perfil Maq mais indicado para o seu negócio. Caso necessite, um consultor técnico auxiliará você na avaliação de sua indústria para implementar o projeto que melhor atende às suas necessidades.

Galeria de imagens