Embalagens flexíveis_conheça todos os seus benefícios

As embalagens flexíveis são inovadoras e apresentam uma série de vantagens que beneficiam tanto as empresas quanto os consumidores. Confira o post e saiba mais!

Escolher a embalagem certa é fundamental para que os diferentes tipos de alimentos possam ser conservados por mais tempo. Além disso, ela é a primeira coisa a ser observada pelo consumidor antes dele se decidir pela compra. Em função de seus vários benefícios, as embalagens flexíveis estão ganhando cada vez mais destaque no mercado.

 

Continue a leitura e confira as vantagens da utilização de embalagens flexíveis!

 

Embalagens flexíveis: o que são?

 

São aquelas produzidas sob medida para acondicionar um determinado material. Na fabricação deste tipo de embalagem são consideradas as necessidades do produto que será armazenado, tais como volume e propriedades físicas, densidade, odor, entre outros aspectos.

 

Embalagens flexíveis são mais econômicas e oferecem proteção máxima aos produtos, por isso são muito utilizadas pela indústria de alimentos. Mas, ainda há outros benefícios. Continue a leitura e saiba quais são eles!

 

Quais são as vantagens do uso de embalagens flexíveis?

 

Confira a seguir as vantagens que esse tipo de embalagem oferece, tanto para as empresas quanto para os consumidores!

 

1 – Mais proteção para os produtos embalados


As embalagens flexíveis são muito utilizadas pela indústria alimentícia, pois asseguram maior proteção aos produtos, protegendo-os contra influências externas e mantendo seu sabor e textura intactos. O uso mais comum desse tipo de embalagem é no acondicionamento de salgadinhos, biscoitos e doces.


2 – Custo de produção menor

Embalagens flexíveis têm a espessura fabricada conforme as necessidades do produto a ser acondicionado. Como possui filme extrusado nas medidas desejadas e é criada com o objetivo de embalar uma quantidade exata de produto, esse tipo de embalagem evita o desperdício de matéria-prima.

Outro benefício é que, em comparação a outros tipos de embalagens, as flexíveis necessitam de menos esforços e diminuem os gastos da indústria com aquisição de equipamentos, despesas com energia elétrica e contratação de mão de obra, por exemplo.

A economia que o uso das embalagens flexíveis representa para as empresas acaba diminuindo os preços dos produtos e beneficiando o consumidor final, que vai pagar menos por eles.

3 – Fáceis de personalizar

Além de proteger os produtos, as embalagens têm, ainda, um forte apelo comercial. Neste sentido, as do tipo flexível – como, por exemplo, as embalagens stand up pouch – também apresentam vantagem, pois possibilitam que o produto seja posicionado em pé nas prateleiras dos supermercados, aumentando a sua visibilidade.


4 – Melhora a experiência do consumidor com o produto

Embalagens flexíveis também proporcionam boas experiências dos consumidores com o produto. Assim, as empresas se empenham para facilitar a vida dos clientes, oferecendo mais praticidade, com embalagens de manuseio fácil.

Embalagens bem planejadas permitem, por exemplo, que a pessoa possa preparar alimentos de forma mais rápida e sem a necessidade de utilizar utensílios domésticos. É o caso dos recipientes de alimentos congelados, que podem ser aquecidos no forno ou no microondas. 

Evita-se ainda deixar o ar dentro do pacote, para melhorar a estética do pacote e a durabilidade do produto.

Itens como lacres, fechos e linhas de corte, entre outros recursos, também facilitam a usabilidade, possibilitando uma abertura mais fácil das embalagens e o seu fechamento, caso o produto não seja todo consumido. Desse modo, o produto se mantém conservado após aberto, evitando desperdícios.

Conclusão

Não restam dúvidas de que o uso de embalagens flexíveis para empacotar gêneros alimentícios é uma inovação que traz muitas vantagens, tanto para a empresa quanto para os consumidores.

A utilização desse tipo de embalagem pode ser um bom diferencial para que o seu negócio se torne mais competitivo no mercado, principalmente no segmento alimentício, onde a concorrência é bastante acirrada e aumenta cada vez mais.

Esse conteúdo foi útil para você? Então, aproveite que está aqui e confira outros artigos interessantes no nosso blog!

E se você tem a intenção de modernizar a sua linha de produção, não deixe de conferir a linha de máquinas empacotadoras automáticas desenvolvida pela Perfil Maq.

A empacotadora automática é muito eficaz para evitar falhas e desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade! Portanto, o uso de uma empacotadora automática pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se tornar mais competitiva. 

Solicite um orçamento sem compromisso!