Empacotamento-de-arroz-e-feijão-pode-ser-mais-ágil---Perfil-Maq

Automatizar o processo de empacotamento de produtos contribui decisivamente para a otimização do serviço. Leia o post a seguir e saiba mais!


A nutritiva e saborosa combinação formada pelo feijão com arroz é presença constante na mesa de muitos milhões de brasileiros. E quem não gosta de uma pipoca para acompanhar o chimarrão na roda de amigos ou para comer enquanto assiste a um programa na TV? Rica em fibras, a pipoca pode ser doce ou salgada e agrada paladares de todas as idades.

 

Pois é, o feijão, o arroz e a pipoca são produtos tradicionalmente bastante consumidos em nosso país, assim como outros cereais que fazem parte da base da pirâmide alimentar. Por serem produtos com preços acessíveis, as vendas desses alimentos estão sempre em alta, mesmo nos períodos de recessão econômica.

 

Se você possui uma indústria de alimentos ou faz o beneficiamento de cereais, já percebeu que a demanda por estes produtos é grande. Por isso, é essencial ter precisão no processo de dosagem para que sua empresa não seja prejudicada com o desperdício de produtos.

 

Precisão e dosagem

De acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), uma média de 85% de todos os produtos comercializados no mercado brasileiro são pré-medidos e é preciso que a medida e peso reais correspondam ao que está descrito na embalagem, tanto para informar ao consumidor quanto para que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) possa fazer a fiscalização.

 

Se um produto não possui o peso mínimo de acordo com o descrito na embalagem, a empresa sofre sanções em forma de multas, que podem ser bem altas. Inclusive, o Procon orienta os consumidores para que, em caso de desconfiança com relação ao peso de um produto, procurem o órgão para fazer formalizar a denúncia.

 

Certamente, estas não são informações novas para você que atua na indústria alimentícia. Mas, se sua empresa está tendo perdas no processo manual de dosagem, está mais do que na hora de considerar a automação industrial para otimizar este serviço!

 

Soluções em automação de processos industriais

A realização de atividades de forma manual pode ser um grande empecilho para o crescimento dos seus negócios, pelas seguintes razões: 

  • A atividade manual leva mais tempo para ser desenvolvida;
  • Requer a contratação de um número maior de funcionários;
  • No trabalho de dosagem, especificamente, resulta em desperdício de produtos.

Portanto, a automação do processo de dosagem traz vantagens importantes, como o aumento da produtividade e da qualidade do serviço realizado, redução de gastos com a contratação de mão de obra e a eliminação dos desperdícios. O resultado não poderia ser outro: menos custos, mais lucros!

Sua empresa mais competitiva

As soluções tecnológicas disponibilizadas atualmente tornaram os mercados ainda mais competitivos. As empresas que mantêm métodos totalmente manuais acabam sendo ultrapassadas pela concorrência e perdem espaço na preferência do consumidor. Por isso, hoje em dia a automação industrial é imprescindível para a manutenção e o crescimento dos negócios!

O dosador ideal para a sua empresa

O dosador industrial é um componente indispensável em uma máquina empacotadora. É ele que realiza o fracionamento dos produtos e sua utilização é decisiva para garantir a agilidade do processo, assim como para atender as exigências técnicas dos órgãos reguladores.

A Perfil Maq possui em seu catálogo diversos tipos de dosadores, com diferentes características. Mas, na hora de escolher o melhor modelo para o seu negócio, é preciso considerar o volume de produção.

Um dos modelos mais usados por empresas de pequeno ou médio porte é o Dosador Industrial de Gaveta DG 50. Desenvolvido com alta precisão e acionado pneumaticamente, os dosadores volumétricos da linha DG são indicados para fracionar produtos sólidos finos e granulares, como feijão, arroz, milho de pipoca e outros grãos que não variam seu volume durante o processo de embalagem. Os ajustes do equipamento podem ser feitos de modo manual ou automático.

Você quer automatizar o processo produtivo de sua empresa, mas está em dúvida sobre quais equipamentos terão o melhor custo-benefício? Veja aqui os diferentes modelos de dosadores que a Perfil Maq disponibiliza para venda. Se preferir, entre em contato conosco e um técnico especializado poderá auxiliá-lo a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Galeria de imagens