indústria alimentícia

A automação dos processos produtivos na indústria alimentícia, como o uso de máquina de empacotar alimentos, é essencial para otimizar resultados. Saiba mais!

O setor de alimentos é um dos mais competitivos do mercado e a concorrência só aumenta, ao mesmo tempo em que os consumidores estão cada vez mais exigentes. 

Assim, investir na automação para aumentar a produtividade e a qualidade dos seus processos é fundamental para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado. 

Não existe a menor dúvida de que a automação traz inúmeros benefícios e contribui decisivamente para o crescimento da indústria alimentícia. 

Continue a leitura e veja de que forma o uso de máquinas e equipamentos pode otimizar a produção da sua empresa!

Aumento da qualidade e redução de custos na indústria alimentícia

A automação dos processos reduz custos, pois diminui a ocorrência de erros, falhas e retrabalhos, além de evitar desperdícios. Ao automatizar os processos produtivos, você também economiza com a contratação de mão de obra.

Uma máquina de empacotar alimentos, por exemplo, é essencial para garantir a qualidade das embalagens. E você sabe o quanto a embalagem é importante para assegurar a higiene e conservar os alimentos, protegendo-os de influências externas.

Além de cumprir o seu papel de proteger o alimento, mantendo intactas as suas características físicas – cor, aroma e sabor – e suas propriedades nutricionais, uma embalagem bem feita também serve para informar os consumidores quanto à data de fabricação e validade dos produtos, ingredientes e modo de preparo, entre outros.

A embalagem também deve ser bonita e atraente para chamar a atenção dos consumidores, principalmente em meio à grande diversidade de marcas que são encontradas nas prateleiras dos supermercados e outros pontos de venda.

Por sua vez, os dosadores automáticos, que apresentam alta precisão no fracionamento de produtos, evitam desperdícios – que ocorrem quando é colocada no pacote uma quantidade maior do que a indicada na embalagem. 

Da mesma forma, o fracionamento de produtos alimentícios realizado de forma automática impede que a quantidade embalada seja menor do que a indicada na embalagem, pois, se isso acontecer, a sua indústria alimentícia será notificada pelos órgãos de defesa do consumidor. 

Após a notificação, o mais provável é que a indústria tenha que efetuar o pagamento de multa que, inclusive, costuma ser bastante elevada. Sem falar que a sua marca fica com a imagem “arranhada” perante clientes e fornecedores.

A automação das etapas produtivas garante mais qualidade e agilidade nos processos, reduz a necessidade de contratação de mão de obra e evita falhas, retrabalhos e desperdícios.

Assim, embora o investimento na aquisição de máquinas e equipamentos possa ser elevado em um primeiro momento, em pouco tempo o valor investido será recuperado, pois, como vimos, a automação reduz custos e faz melhorar a produtividade. O resultado é o aumento dos lucros!

Operadores precisam ser capacitados

Um ponto muito importante e que precisa ser ressaltado é a importância de capacitar os colaboradores que vão operar as máquinas. É essencial que eles estejam bem preparados para trabalhar com os equipamentos.

Menos riscos de acidentes de trabalho

Os riscos de acidentes de trabalho são comuns, principalmente em empresas com um número maior de funcionários. Além de prejudicar a saúde do colaborador, um acidente de trabalho prejudica a produtividade e pode resultar no pagamento de indenização ao funcionário acidentado.

A automação reduz consideravelmente esses riscos, uma vez que as atividades que oferecem maiores riscos são executadas pelos equipamentos. Assim, caberá aos colaboradores o desenvolvimento de tarefas mais seguras.

Todos os equipamentos da Perfil Maq estão adequados à Norma Regulamentadora número 12 (NR 12), que reúne uma série de condutas de segurança voltadas para a instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos no ambiente laboral, com o objetivo de assegurar a saúde e a integridade física dos trabalhadores

Desta forma, não há dúvidas de que processos eficientes são fundamentais para que uma empresa possa se manter competitiva, especialmente no setor de alimentos, onde a concorrência é enorme.

Mas, para atingir o máximo em eficiência, é preciso fazer uso de máquinas e equipamentos que reduzem custos e aumentam a produtividade. Afinal de contas, é a produtividade com menores custos que faz uma empresa ser lucrativa.


Agora, aproveite que está aqui, conheça a nossa empresa e veja de que forma podemos ajudar você a melhorar os resultados da sua empresa! Se preferir, solicite um orçamento.