mão masculina segurando ferramentas utilizadas para manutenção preventiva

A manutenção preventiva é capaz de evitar maiores danos às máquinas e equipamentos, e prejuízos para a empresa. Continue a leitura e saiba mais!

É muito comum escutarmos falar da manutenção preventiva de veículos, mas ela não se aplica somente neste setor.

A manutenção preventiva deve ser adotada em diversos setores, dentre eles os envolvidos na produção dos mais diversos produtos. 

Visto que boa parte dos processos são executados com o auxílio de máquinas e equipamentos, garantir que executem a sua função com eficiência é fundamental.

Porém, ao longo da sua vida útil, para garantir que funcionem adequadamente e desempenhe o seu papel, é necessária  a realização de algumas manutenções.

E a manutenção preventiva, é utilizada justamente para garantir que os equipamentos continuem em operação, evitando que danos ocorram.

Continue a leitura e saiba mais sobre este tipo de manutenção, essencial para a eficiência nos processos produtivos!

 

Definição de manutenção preventiva

De acordo com a ABNT NBR 5462 – Confiabilidade e mantenabilidade, a manutenção preventiva é entendida como o tipo de manutenção realizada dentro de intervalos de tempo pré determinados, com o objetivo de diminuir o surgimento de falhas, bem como a degradação dos elementos, que levem ao mau funcionamento.

Sendo assim, a manutenção preventiva tem por finalidade realizar a manutenção dos elementos antes do surgimento de problemas, evitando danos posteriores de maior complexidade.

Desta forma, deve ser feita regularmente, dentro de um período pré determinado, conforme a necessidade e indicação dos fabricantes.

 

Importância de realizar a manutenção preventiva

Como o próprio nome exemplifica, a manutenção preventiva tem o objetivo de evitar maiores danos.

Ou seja, você mantém as máquinas e equipamentos em boas condições de funcionamento, evitando, por exemplo, que a produção para por problemas em determinada máquina 

Esse tipo de situação pode levar a gastos muito superiores, prejuízos ou até mesmo danos permanentes dos equipamentos e máquinas.

Além disso, resulta na ociosidades dos processos, impactando diretamente na produtividade e assim na rentabilidade dos negócios.

Outro ponto importante a considerar é que, quando a manutenção preventiva não é realizada de forma correta, é necessário a realização da manutenção corretiva.

A manutenção corretiva é realizada somente quando uma máquina ou equipamento, já sofreu avarias e desgaste, com o objetivo de que voltem a operar adequadamente.

Contudo, os custos com a manutenção corretiva podem ser muito superiores à preventiva, visto que os danos normalmente são muito maiores.

Ou seja, a falta de manutenção preventiva leva a necessidade de manutenção corretiva, que além de possuir custos mais altos, leva a:

  • Ociosidade de colaboradores;
  • Interrupção dos processos;
  • Atrasos de entrega;
  • Redução da produtividade;
  • Gastos desnecessários com manutenção corretiva;
  • Inutilização de máquinas e equipamentos, em alguns casos;
  • Impacto na qualidade dos produtos e processos produtivos;
  • Prejuízos financeiros;
  • Entre outros.

banner com chamada para download de ebook sobre como reduzir custos de empacotamento

Vantagens de realizar a manutenção preventiva

A manutenção preventiva pode proporcionar diversas vantagens para quem a utiliza, dentre os quais:

 

Redução de custos

Através de atividades de manutenção preventiva, os equipamentos recebem manutenção e substituição dos componentes, antes que apresentem possíveis falhas, e até mesmo danos irreversíveis, assim reduzindo custos.

Apesar de a substituição parecer cara, por exemplo, a troca do óleo de um equipamento, tem um custo muito menor que o do conserto do motor.

 

Garantia de uma vida útil mais longa das máquinas e equipamentos

Todas as máquinas e equipamentos requerem manutenção, sendo inclusive indicadas pelo próprio fabricante para prolongar a sua vida útil.

Desta forma, a manutenção preventiva é fundamental para garantir que os mesmo apresentem a vida útil esperada, evitando custos com a aquisição de novos equipamentos antes do período previsto. 

 

Maior eficiência nos processos

Máquinas e equipamentos com problemas tem suas funcionalidades impactadas e assim consequentemente, causam problemas nos processos.

Quando a manutenção preventiva é aplicada, a atividade para a qual foi projetado é executada conforme o previsto, assim garantindo processos eficientes.

Ou seja, os processos da empresa são executados com eficiência, assegurando a produtividade desejada, evitando prejuízos, ociosidade e até mesmo a insatisfação do cliente por atrasos nas entregas.

 

Mais qualidade no produto final

Ao longo do tempo de uso, máquinas e equipamentos sofrem desgastes normais. Contudo, quando não corrigidos, podem impactar no seu funcionamento correto, levando a produção com qualidade inferior à desejada.

Assim, a manutenção preventiva tem a finalidade de manter o bom funcionamento dos elementos, assegurando que desempenhe o seu papel com eficiência, resultando em produtos de qualidade.

 

Mas como realizar a manutenção preventiva?

A realização da manutenção depende de diversos fatores, como os tipos de equipamento e máquinas utilizadas, visto que cada um apresenta características distintas.

Mas, trouxemos algumas dicas que podem ser aplicadas em diversas situações:

 

Liste todos as máquinas e equipamentos existentes

Para garantir que a manutenção preventiva seja realizada de maneira eficiente, é fundamental ter conhecimento de todas as máquinas e equipamentos existentes.

Bem como algumas características, entre elas o processo que executa e o tempo de operação. Essas informações são essenciais para a definição do tipo de manutenção e sua periodicidade.

 

Invista no treinamento da equipe

Uma equipe bem treinada é capaz de operar as máquinas com eficiência evitando danos, bem como identificar a necessidade de reparos preventivos.

 

Respeite os prazos de manutenção indicados pelo fabricante

O próprio fabricante expõe alguns dos cuidados necessários para garantir a boa funcionalidade e a vida útil das máquinas e equipamentos.

Desta forma, é importante estar atento a essas informações e incluir os cuidados na manutenção preventiva.

 

Realize auditorias 

Conhecendo as condições das máquinas e equipamentos e todas as demais informações sobre suas operações, é possível definir o tipo de manutenção necessária e o intervalo de realização. 

Para garantir que essas avaliações estão sendo realizadas adequadamente, realize inspeções dentro de determinados períodos. Isso também possibilita identificar a necessidade de novas manutenções ou alterações no plano previsto inicialmente.

 

Tenha um plano de manutenção preventiva

O plano de manutenção preventiva tem o objetivo de apresentar e descrever todas as ações necessárias para garantir o bom funcionamento das máquinas e equipamentos.

Assim, para garantir que a manutenção ocorra de forma adequada é muito importante dispor deste documento, isso porque nele são descritos os tipos de manutenção necessária, periodicidade, características das máquinas e equipamentos, descrição das peças que devem ser utilizadas, profissionais responsáveis, dentre outros.

Ou seja, informações para que a manutenção ocorra de forma satisfatória.

 

Estas são apenas algumas dicas que podem auxiliar na organização desse processo tão importante. É fundamental que o plano de manutenção preventiva seja elaborado conforme os processos e necessidades da sua empresa. 

Assim, é possível garantir o bom funcionamento dos equipamentos, redução de falhas e custos, além de assegurar a produtividade e rentabilidade da empresa.

Para ter acesso a muitas outras informações e dicas, continue acompanhando o nosso blog!

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq