Homem com caixas de morango mostrando como fazer o transporte de alimentos

Para realizar qualquer tipo de transporte, por si só já exige muito cuidado, atenção e conhecimento. Para realizar o transporte de alimentos, este cuidado é redobrado. 

Para ser um motorista de carga, é exigido cursos, treinamentos, Carteira Nacional de Habilitação apropriada para função e uma análise do perfil da pessoa, pois é fundamental que o condutor esteja preparado para este trabalho. Isso tudo, porque é necessário que os produtos cheguem ao seu destino em perfeitas condições, e devem estar na mesa do consumidor com qualidade, ou do contrário, podem afetar  a saúde humana.

Um dos diferenciais deste transporte, é com relação aos prazos de entrega que devem ser mais rigorosos que os demais, pela vida útil dos alimentos, o monitoramento da temperatura e as necessidades do cliente. 

Neste conteúdo vamos especificar os cuidados com o transporte de alimentos. Boa leitura! 

 

Veículo de transporte específico para a função

Garantir a segurança da carga de alimentos, é essencial para desempenhar o serviço com a qualidade que a demanda exige e para que a empresa de origem tenha sua marca lembrada pela excelência nos produtos entregues. Seja a carga resfriada ou não, o importante é que esteja protegida de contaminações e perda de qualidade.

Para que isso aconteça alguns requisitos precisam ser cumpridos, como:

 👉🏽o veículo deve estar  em dia com a certificação de vistoria;

👉🏽a cabine do condutor deve estar isolada do compartimento que leva os alimentos;

👉🏽o piso deve ser vedado, garantindo que o líquido não escorra para fora;

👉🏽o veículo não pode circular mais do que o tempo necessário.

 

Principais cuidados para o transporte de alimentos

Existem diversas regras estabelecidas para o transporte de alimentos. Entenda os cuidados necessários para o transporte de cada tipo de alimento, além de algumas práticas que devem ser adotadas pela empresa que faz este traslado, com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos. São estas:

 

Faça a conferência das etiquetas

Saber o que vem nas etiquetas é essencial para garantir que o alimento chegue até o consumidor final com qualidade e em perfeitas condições. Para que esta verificação ocorra, é importante que a empresa de logística responsável pelo transporte verifique se os produtos estão devidamente etiquetados e que estas estejam legíveis. Se alguma coisa estiver fora da regra, o fabricante deverá ajustar as etiquetas, e só após isso realizar a carga.

 

Tenha certeza do prazo de validade

Transportar produtos com prazo de validade próximo do vencimento pode gerar problemas, principalmente em caso de haver imprevistos, como algum incidente que possa atrasar a entrega. O transporte somente é indicado quando houver uma margem de de segurança, por isso da importância de fazer a verificação antes.

 

Atenção com o empilhamento dos produtos

O cuidado ao organizar as mercadorias no caminhão, é importante para que a empresa contratada tenha atenção ao número de produtos empilhados, se estão de acordo com o que está descrito na embalagem. Seguindo esta orientação, é possível evitar que os produtos não sofram nenhuma avaria ou risco de danos durante o transporte.

Um exemplo bastante comum são os produtos enlatados que acabam amassando e se tornando impróprios para o consumo, ou ainda pacotes de açúcar ou farinha que  acabam estourando e inutilizados, causando prejuízos. 

 

 A documentação deve estar em dia

A legislação exige autorização específica para o transporte de alimentos. A documentação autorizando o transporte deve estar sempre com o transportador, para casos de fiscalização. Como forma de evitar possível retenção da carga, pela ausência de algum documento essencial, é necessário sempre contratar uma empresa de logística que tenha capacidade e autorização para fazer o transporte de alimentos. 

 

Ter atenção com os detalhes da carga

A empresa de logística precisa ter conhecimento e veículos apropriados para os diferentes tipos de carga. Se o transporte for de alimentos, é preciso observar as especificidades do produto e designar um caminhão apropriado para levar a carga.

Para cada  variedade de transporte de alimentos,  há um tipo de veículo autorizado a realizar a carga. Veja:

 👉Veículo aberto – transporta leite em embalagens metálicas, bebidas em garrafas, hortifruti e outros; 

 👉Veículo aberto com proteção – é feito o transporte de biscoitos, cereais, água mineral, todos os tipos de farinha,  massas secas, doces, alimentos em embalagens bem vedadas, entre outros;

 👉Veículo fechado com temperatura ambiente – é apropriado para levar panificados, produtos salgados ou de conserva, pescados e afins;

 👉Veículos fechados, refrigerado e isotérmico – deve ser transportado carnes, margarina, refeições prontas para o consumo, entre outros. 

 

E então? Gostou deste conteúdo? Foi explicativo? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.