O Brasil registrou, em 2022, 612,9 mil notificações de acidentes de trabalho. Este número é bastante preocupante. Veja algumas formas de reduzir estes dados:
O número de óbitos provocados por acidentes de trabalho no Brasil em 2022, chegou a 2,5 mil. A atividade de atendimento hospitalar é o setor com maior número de notificações, que chegam a mais de 59 mil casos. Mas estes dados alarmantes se estendem em todos os tipos de indústria e empresas em geral, como a construção civil, agroindústrias, serviço de energia elétrica, entre outras.
Se entende por acidente de trabalho, todos os tipos de imprevistos causados por diferentes motivos, no seu ambiente de trabalho. Este tipo de acontecimento vai desde a falta de cuidado e treinamento do funcionário, ou por vezes, pela negligência do empregador que não oferece ou não está ciente das normas de segurança do trabalho.
Em função do acidente ocorrido, dependendo da empresa ou da gravidade, pode causar lesões graves, perda de algum membro, que pode impedir a continuidade do trabalho e até mesmo o óbito do trabalhador.
Independente de sua atividade, sempre é importante ter os cuidados necessários para evitar que algum trabalhador sofra algum tipo de imprevisto quando estiver a serviço da empresa. Independente da gravidade, sempre que ocorre um acidente de trabalho, é um problema para o empregador e para o empregado.
Veja algumas dicas importantes para evitar acidentes na sua empresa:
Forneça exija o uso dos EPIs
Toda empresa tem a obrigação de fornecer os Equipamentos de Proteção Individual, EPIs, adequados que tenham capacidade para o trabalho que cada trabalhador exerce. Estes equipamentos de segurança não devem ter custo nenhum para o funcionário, além da necessidade de repor assim que houver algum dano.
É ainda obrigação do empregador, a exigência do uso, além de treinar sua equipe, para que seja feito o uso adequado dos itens de segurança. Desta forma, estará sempre pensando no bem estar e saúde do trabalhador.
Dentro desta lógica de treinamento, o empregador deve organizar palestras e campanhas de segurança do trabalho para que o funcionário entenda como prevenir acidentes para sua segurança e de seus colegas.
Tenha o local de trabalho organizado
Muitos acidentes de trabalho, ocorrem pela ausência de controle, organização e padrão nas montagem dos equipamentos, seja de segurança ou de uso durante o trabalho. As tradicionais “gambiarras”, são os maiores motivos de acidentes, muitas vezes fatais.
É lamentável que muitas empresas ainda não dão a devida importância para o tema e acabam criando maneiras erradas ou improvisadas durante o exercício do trabalho. Esta é uma forma suspeita de atuar. Assim, deixa sua empresa em riscos e cria um pensamento errado nos colaboradores, sem dar a devida importância para a sua própria segurança.
Mantenha uma conversa franca com seus colaboradores
Quando o gestor exerce corretamente a sua função diante de seus colaboradores, todos se sentem confortáveis para sanar suas dúvidas e ainda identificar alguns pontos de melhoria dentro do ambiente de trabalho. Desta forma, a comunicação e o feedback, de ambas as partes, deve existir, como forma de prevenir os acidentes ou doenças do trabalho e não deixar este assunto para depois.
Previna as doenças ocupacionais
Quando falamos em problemas ou segurança no trabalho, logo vem à mente as quedas, acidentes, incêndios ou outros impactos que podem causar algum tipo de dano físico ao trabalhador. Mas estes não são os únicos riscos que precisam ser observados. Existem também as maneiras de executar determinadas atividades que podem ter como consequência, as doenças ocupacionais.
Nestes casos, estas doenças têm relação com as condições do ambiente, que podem afetar diretamente o organismo. Podemos citar:
- Exposição ao excesso de ruído que pode causar problemas de audição;
- Execução de certos movimentos que podem causar lesões nos músculos e articulações como LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
- Ambientes com muito pó, que acabam afetando a respiração e os pulmões;
Desta forma é importante pensar na prevenção e não apenas no tratamento depois que o problema já estiver crônico.
Vantagens da prevenção de acidentes
Executando todas as maneiras de evitar os acidentes e as doenças ocupacionais na sua empresa, que ocorre pelo exercício do seu trabalho, você tem diversas vantagens.
Uma delas é bem importante, é a redução da rotatividade de funcionários ou a diminuição de profissionais afastados por atestados médicos. Desta forma, irá evitar que a empresa fique desfalcada e acumule prejuízos na produtividade e atraso nas entregas.
Por outro lado, quando você cuida dos seus funcionários, melhora a qualidade de vida e demonstra o seu interesse em fortalecer o bem estar, dentro e fora da empresa. Enfim, com o cuidado certo, você evitar dores, doenças crônicas, acidentes e outros incômodos e suas consequências.
E você, costuma aplicar todas as regras para evitar acidentes de trabalho na sua empresa?
Agora, aproveite que está aqui, conheça a nossa empresa e veja de que forma podemos ajudar você a melhorar os resultados da sua empresa!
Continue acompanhando nosso blog e receba mais informações.