homens trabalhando em um armazem

Algumas mudanças realizadas no dia a dia das empresas podem ter grande impacto na produtividade na indústria alimentícia. Saiba mais!

A produtividade é item essencial para garantir um bom andamento em todos os ramos de atuação da indústria. E é claro que na indústria alimentícia, ter estratégias para melhorar a produtividade também é importante e faz muita diferença.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com cinco dicas para melhorar e garantir a  produtividade na indústria alimentícia. E as dicas independem do tamanho da empresa, ok? Neste conteúdo falaremos de ações do dia a dia que podem ser implementadas em empresas de qualquer porte e também de questões estruturais e automação de processos.

 

Primeira dica: Comunicação é fundamental

Pode parecer muito simples, e de fato é. Comunicação é fundamental em todas as áreas e, na indústria alimentícia, é essencial para que a equipe alcance os resultados esperados.

Ou seja, colaboradores de diferentes setores envolvidos em uma mesma atividade devem manter comunicação constante, de forma a terem um objetivo alinhado e entender a importância de cada setor no resultado final da produção. 

Além disso, uma comunicação constante também auxilia na diminuição de erros e retrabalhos, considerando que toda a equipe está alinhada com os objetivos da produção.  

 

Segunda dica para melhorar a produtividade na indústria alimentícia: organize o layout da empresa

O layout operacional de uma indústria alimentícia tem grande influência quando o assunto é produtividade. Por isso, é essencial avaliar com cuidado se cada equipamento está no local correto. Também, se os postos de trabalho estão organizados de forma a facilitar os processos na linha de produção.

Para chegar a essas conclusões, pense: quanto tempo leva para que todas as etapas do processo produtivo sejam cumpridas? O transporte e movimentação de materiais e matéria prima poderia ser feito de forma mais eficiente?  

Recomendamos a contratação de uma empresa que presta consultoria em layouts de produção. Esse processo também contribui para baixar os custos operacionais da indústria.

Com base na resposta dos questionamentos, e com a avaliação da empresa especializada em consultoria em layouts, verifique se é preciso realizar algum ajuste no layout da empresa de forma a melhorar os processos e, por consequência, a produtividade.

Terceira dica: Mantenha o foco na qualidade dos produtos

Na indústria alimentícia, o foco na qualidade deve basear todos os processos. Afinal, trata-se da produção de alimentos, que também possui uma legislação rigorosa a respeito dos critérios de qualidade.

De toda forma, implementar um setor de qualidade na empresa é primordial. Isso porque, através da análise da produção é possível perceber onde estão os gargalos. Por exemplo, se a embalagem está com problemas e precisa ser refeita, se o peso das embalagens está variando, entre outros.

Todos esses aspectos têm influência sobre a produtividade. Afinal, no caso de uma embalagem com problemas, por exemplo, a equipe acaba por gastar tempo com retrabalhos. 

Portanto, o controle de qualidade da indústria é essencial para identificar pontos onde o processo pode e deve ser melhorado. Com uma produção alinhada e entregando produtos de qualidade, a equipe ganha eficiência e também produtividade.

 

Quarta dica para melhorar a produtividade na indústria alimentícia: ofereça treinamento aos colaboradores

Mais uma dica essencial para garantir a produtividade. Os processos dentro de uma indústria passam por atualizações constantes. Além disso, novos colaboradores podem chegar para integrar a equipe de trabalho.

Portanto, é essencial que os colaboradores tenham treinamentos para que saibam operar as máquinas utilizadas no setor e conheçam todo o processo de produção. 

A atualização constante dos conhecimentos também traz um impacto positivo sobre a produtividade. Isso porque os colaboradores terão o conhecimento necessário para desenvolver suas atividades de forma correta e estarão atualizados quanto às demandas do mercado. 

 

Quinta dica para aumentar a produtividade na indústria alimentícia: invista na automatização de processos

Outro ponto que traz grandes impactos sobre a produtividade de uma indústria de alimentos é a automação de processos. Portanto, contar com equipamentos como empacotadoras e enfardadeiras automáticas torna o processo mais ágil e eficaz. 

Além da rapidez, um processo de empacotamento automatizado também garante mais qualidade aos produtos. Isso porque o processo deixa de ser realizado manualmente, e portanto, deixa de estar sujeito a erros humanos, que podem ocorrer.

Desta forma, diminui a necessidade de retrabalhos nesta etapa da produção, e o processo se torna mais eficaz.

 

Conheça as soluções da Perfil Maq

Agora que você já sabe quais ações implementar na sua empresa para melhorar a produtividade, conheça as soluções da Perfil Maq. Desde 2012, fornecemos equipamentos para automatização do processo de embalagem da indústria alimentícia. Trabalhamos com a linha de empacotadoras, enfardadeiras e seladoras a vácuo

Quer saber mais sobre a Perfil Maq e nossas soluções? Clique aqui e fale com nossos consultores!