Investir em automação de processos é uma necessidade. Mas muitos gestores ainda têm receio, pois não conhecem os benefícios dos resultados. Saiba mais:
A automação de processos é a transformação das atividades que eram feitas manualmente, para usar a tecnologia e seus mecanismos, eliminando a interferência humana. Desta forma, todo o processo será otimizado, com agilidade seguindo um fluxo mais eficiente e padronizado.
Este processo todo faz parte da transformação digital, com o uso da inteligência artificial, aumentando a eficiência e otimizando a comunicação entre os setores internos e externos. O objetivo principal da automação de processos é minimizar tempo e custos, além de reduzir a mão de obra empregada que soma valor à corporação.
Automatizando os processos da sua empresa, haverá consequentemente, a padronização de produtos e serviços, garantindo uma melhor qualidade, gerando satisfação e credibilidade aos consumidores.
A automação aumenta o desemprego?
Muitas foram as discussões em torno do tema: automação X desemprego. Há ainda quem acredite e pregue que a inclusão das máquinas nas indústrias trouxe desemprego e aumentou as taxas de pobreza da população.
Mesmo que os números mostrem que isso é apenas uma crença pregada por quem é contra o crescimento econômico e um melhor poder aquisitivo da população, ainda há quem insista nesta tese. O uso da tecnologia e de equipamentos substituiu, sim, determinadas tarefas humanas, mas não houve queda dos níveis de emprego ou renda dos trabalhadores. Muito pelo contrário, para quem entendeu o processo, aceitou dividir espaço com as máquinas e aprendeu como manipular, teve um aumento significativo no padrão de vida.
Os antigos trabalhadores, chão de fábrica, precisaram se adaptar e aprender a conviver com os equipamentos e a tecnologia que eles empregam. Com a inovação, aumentou a produtividade, na mesma proporção também o trabalho. As indústrias cresceram num nível muito grande, com uma produção maior, em menos tempo. Desta forma barateou o custo de produção e consequentemente, os produtos industrializados e comercializados.
Assim, o consumidor conseguiu adquirir mais. Além disso, os concorrentes que não querem ficar para trás, compraram novas máquinas e a produção aumentou mais, crescendo também a oferta. Desta forma segue o ciclo, oferecendo novos empregos e melhorando a possibilidade de consumo que antes era restrita.
Além de tornar o trabalho mais leve, fácil e seguro, as máquinas também ampliaram o poder de consumo da população. Se com a mecanização da produção, os empresários ganham mais dinheiro, também gastam mais, aumentaram a produção, compraram mais máquinas e assim o giro acontece.
A relação da máquina com o colaborador
As mudanças das habilidades do colaborador é o primeiro dos impactos gerados pela automação dos processos. Muitas foram as especulações em torno da implementação das máquinas para realizar as atividades, que até então eram realizadas exclusivamente pela mão humana.
Mas o que antes era disseminado como causador de desemprego, perda de renda, veio como uma maneira de conquistar benefícios:
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- Menos trabalho braçal pesado;
- Maior segurança;
- Melhor remuneração;
- Maior produtividade.
A empresa que não investir em tecnologia, está, a curto prazo, fechando as portas e aí sim, o desemprego será inevitável.
A automação age como ferramenta estratégica que veio para facilitar a vida das pessoas ao realizar as atividades profissionais. Com a inovação, ocorre uma interferência positiva na produtividade do trabalhador, bem como na qualidade e padronização dos serviços.
Mesmo que alguns profissionais disseminem que a automação é uma forma de transformar o homem e suas funções, em uma máquina, os resultados mostram justamente o oposto. Maior valorização e conexão entre os sistemas administrativos e de gestão, pois os ciclos produtivos são executados com maior agilidade, eficiência e precisão.
Desta forma, o tempo de trabalho pode ser melhor distribuído, com programas de treinamento, especialização e conhecimento. Assim há uma maior aproximação entre os profissionais para troca de experiências e conhecimento.
Com a automação das tarefas, todos saem ganhando:
- Os gestores – a redução de custos, tomadas de decisão mais assertivas, maior produtividade, menor desperdício e como consequência, maior lucratividade e destaque no mercado pela forma de padronizar seus processos e serviços.
- Os colaboradores – maior conhecimento, melhores ganhos, trabalho mais intelectual que braçal, mais segurança entre outros benefícios.
Por fim, a relação entre homem e máquina tende a ser mais integrada, se tornando “cúmplices” e não concorrentes.
Quais as etapas da automação de processos?
Agora que você já sabe que as empresas podem ser automatizadas e dos benefícios dela, neste artigo, vamos ver o passo a passo de como tornar sua empresa tecnológica. Independente da atividade, há automação de processos, de produção, automação de marketing, automação industrial, de vendas, entre outros.
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Conheça os processos da empresa.
Estude e conheça de forma sistêmica todo o processo de organização da sua empresa. Mesmo que para isso, seja necessário montar uma equipe com colaboradores de todos os setores. De forma estratégica, cada um irá discorrer e contribuir para montar um fluxo operacional que supra as necessidades da empresa, desde a busca por clientes até o pós-venda.
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Identifique os melhores e os piores processos.
Mantenha o olhar crítico sobre como estão acontecendo os processos e o desempenho de cada um. Descubra quais atividades estão emperradas ou que geram problemas e que precisam de ferramentas de automação e os que fluem com eficiência.
Reforçando que a automação é uma forma de melhorar o processo já existente.
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Mantenha o foco nos gaps
É fundamental entender os pontos estagnados e problemáticos dentro da empresa, para então, com a equipe multidisciplinar, desenhar as estratégias para implementar a solução, que é automação dos processos.
Elabore perguntas sobre como o trabalho poderia fluir melhor? Como os problemas poderiam ser eliminados definitivamente ou reduzidos? O que impede de implantar a tecnologia no setor? Qual a resposta prática para estas perguntas?
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Opte pelas soluções adequadas para seu negócio
Com este entendimento dos problemas e da solução, é necessário conhecer qual a ferramenta que irá se adaptar a sua necessidade e resolver os problemas, reduzir custos e padronizar serviços e processos.
O cliente tem benefício com a automação de processos?
Quando você deseja um produto e não encontra, com certeza vem a frustração e a marca desejada vai perder um cliente. Faltou organização no processo, pois a empresa deixou de entregar os produtos demandados.
Ou por vezes, você pode até encontrar o que busca, mas com baixa qualidade, proporções diferentes ou sem o padrão exigido. Isso tudo ocorre pela ausência de automação de processos.
Mas você também percebe a diferença da indústria automatizada, com os produtos uniformes, padronizados, com qualidade, na medida que o cliente busca. Produção em quantidade necessária, mais agilidade na entrega e com as informações necessárias.
Em quanto tempo a máquina paga o seu investimento?
No caso de uma indústria que adquire um equipamento novo para melhorar e aumentar sua produtividade, o custo da máquina deve ser incluso na contabilidade, contando com os recursos segurados para efetuar o pagamento. Também é fundamental que as parcelas não se estendam por muito tempo e nem com valores muito elevados, para não interferir no capital de giro.
Por isso, antes de adquirir a máquina, é preciso ter feito as contas de quanto tempo, com os recursos que se tem, o valor será quitado. Também pensando em quanto o equipamento vai ajudar a aumentar a produtividade, para que ela se pague.
Lembrando da importância em manter um capital de giro para que seu negócio não fique sem condições de quitar as contas com os fornecedores, colaboradores, impostos e outros gastos.
A fórmula para fazer o cálculo do prazo de retorno, é a seguinte: divida o investimento total pelo que você espera ganhar em um determinado período.
PRI: Investimento Total/Lucro Líquido por Período
Mas é importante que você saiba o momento certo para fazer o investimento, ou seja, se o período de retorno encontrado na fórmula estiver realmente conforme a necessidade da sua empresa.
Vamos dar um exemplo prático.
Uma fábrica de ração para pet quer fazer um investimento de 20 milhões de reais para começar a produzir ração para aves também. Esta aquisição deve gerar 10 milhões de reais por ano.
Entenda como calcular o prazo de retorno do investimento:
PRI – Prazo de retorno do investimento = investimento inicial/fluxo de caixa.
20/10= 2 anos
Neste caso, é necessário esperar dois anos para ter o retorno financeiro investido, ou seja, para que o equipamento se pague, considerando a projeção de lucro anual. Mas se ao fazer este cálculo, você perceber que não vai ter condições financeiras para recuperar o investimento, melhor nem fechar negócio.
Por fim
Concluindo nossa linha de pensamento, a automação de processos é o caminho mais assertivo para a empresa que vislumbra novos mercados. Ainda, para quem almeja aumento de produtividade, processos e serviços padronizados e quer entregar produtos de qualidade e dentro do prazo para seus consumidores e clientes.
Sua empresa está pronta para dar esse passo importante? Fale com nosso time, saiba mais sobre nossos equipamentos e como eles podem ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa!
Agora, se quiser saber mais sobre este e outros temas relevantes para seu negócio, é só acessar nosso blog e conferir nossos conteúdos!