embalagem de cafe demostrando como calcular densidade

Saber como calcular a densidade de um produto é uma das formas de compreender o porquê embalagens iguais podem apresentar quantidades diferentes de produtos.

Você sabe como calcular densidade? Esta informação pode parecer complicada para muitas pessoas, no entanto, é necessária para compreendermos o porquê cada embalagem possui quantidades diferentes de produto. Além disso, compreender os motivos de embalagens com o mesmo peso possuírem tamanhos diferentes. 

Por este motivo, conhecer esta informação é importante para o consumidor e também para as indústrias.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo e ainda um exemplo de como calcular a densidade de um produto. Confira! 

O Que É Densidade?

Antes de saber como calcular densidade é importante entender o seu conceito. De modo geral, a densidade se caracteriza como uma propriedade utilizada para determinar a relação entre a massa de um material e o seu volume em uma certa temperatura e pressão.

Ela existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. Por sua vez, é representada pelo símbolo da letra grega ρ (pronuncia-se rô), sendo sua unidade de medida em Kg/m³.

Vale destacar que cada material presente na terra possui uma densidade específica. Ou seja, cada elemento apresenta propriedades e densidades únicas. Desse modo, um exemplo simples de densidade, é a inclusão de óleo e água no mesmo recipiente, eles não se misturam. 

Em resumo, os óleos possuem densidade que variam de 700 kg/m³ e 950 kg/m³, enquanto a densidade da água é de 1,000 kg/m³. Logo, os óleos são menos densos, desta forma flutuam na água.

 

Afinal, Como Calcular A Densidade De Um Produto?

Agora que você já sabe do que se trata a densidade, vamos conhecer como calculá-la. Dentro dos setores da indústria, a densidade é utilizada principalmente para garantir a eficiência e regularidade durante o processo de empacotamento, garantindo a qualidade final do produto.

Além disso, a densidade também serve para testar e garantir a qualidade dos próprios produtos. Isso porque cada mistura apresenta densidades diferentes, possibilitando a identificação de possíveis adulterações ou alterações indesejadas. 

Portanto, para descobrir a densidade dos materiais é preciso de aparelhos, como o densímetro ou picnômetro. Estes equipamentos são capazes de determinar a densidade de elementos líquidos, pastosos, sólidos, entre outros, facilitando a sua análise.

Antes de calcular densidade de um produto, no entanto, é importante entender qual é o procedimento para realizá-lo através dos equipamentos:

  • O responsável coloca o produto dentro do densímetro escolhido e desconta a tara do recipiente.
  • Durante a pesagem a fórmula da densidade é aplicada, e como resultado obtém-se o valor da massa do elemento.

Fórmula de cálculo da densidade de um produto

Para começar precisamos conhecer a fórmula da densidade. Sendo ela:

densidade = massa / volume

Sendo:

  • densidade –  relação entre massa e volume de um material;
  • massa – quantidade de matéria que um elemento apresenta;
  • volume – espaço que é ocupado por um material.

Agora que já conhecemos a fórmula de como calcular a densidade, fica mais fácil colocá-la em prática, e para isto usaremos o exemplo fictício a seguir.

 

Exemplo para cálculo da densidade

Tomaremos como exemplo uma embalagem de café, cujo peso total seja de 500 gramas e que a sua embalagem tenha massa de 5 gramas.

Sabe-se também que sua embalagem possui dimensões de 18 cm de altura, 10 cm de largura e 5 cm de profundidade. Qual é a densidade do café?

  • Massa total (embalagem + produto)  – 505 gramas; 
  • Massa da embalagem (sem o produto) – 5 gramas;
  • Dimensões da embalagem – 18 cm x 10 cm x 5 cm.

Como Calcular A Massa Com Volume E Densidade?

Descobrir a massa e o volume dos produtos também é uma tarefa importante para determinar a densidade. Tomando com base o exemplo anterior, entenda como realizar cada cálculo.

Descobrir qual a massa do produto

Para isto é preciso descontar a massa da embalagem, da sua massa total. Desta forma se obterá somente a massa do café.

massa do produto = 505 gramas (total) – 5 gramas (embalagem) 

massa do produto = 500 gramas

Saber qual é o volume do produto

Para saber qual o volume do produto, neste caso, utilizaremos como parâmetro as dimensões da embalagem na qual ele está inserido.

Desta forma aplicamos a fórmula de volume:

volume =18 cm x 10 cm x 5 cm = 900 cm³

Descobrir a densidade do produto 

densidade = 500 / 900 = 0,55 g/cm³ ou 550 kg/m³

Ou seja, a densidade do café utilizado como exemplo é 550 Kg/m³.

Contudo, é possível aplicar esta fórmula a produtos dos mais variados tipos, sejam eles pastosos, sólidos, entre outros.

Para isto, é preciso somente ficar atento às unidades de medidas utilizadas, para que estas sejam compatíveis umas com as outras. 

Porque é importante saber como calcular a densidade de um produto?

Saber como calcular e conhecer a densidade dos produtos é essencial para tornar o processo de empacotamento mais eficiente. Através desta informação é possível regular as dosadoras, ajustando-as à quantidade exata de produto em cada embalagem.

Portanto, o conhecimento preciso da densidade do produto é crucial para agilizar e tornar mais assertivo a cadeia de produção. Afinal, se ela mudar durante o processo de empacotamento, a precisão de pesagem também se altera.

Para auxiliar nesse processo, atualmente existem diversos tipos de dosadores que podem ser utilizados nas empacotadoras, como por exemplo os dosadores volumétricos (DR 100 e 200 e DCG 300 e 600). 

Já nos dosadores com célula de carga, um sensor eletromecânico faz a medição de força ou peso, como (DCV 100/200/300/400/600). Já com os dosadores multi cabeçotes, é possível pesar exatamente a quantidade requerida, independente da densidade do produto.

Ou seja, compreender as características dos produtos é importante para otimizar os processos e prever possíveis falhas. Além disso, se torna fundamental para escolher os melhores equipamentos para a execução dos procedimentos e assim melhorar a produtividade e reduzir os gastos com desperdícios.

Conheça Os Equipamentos Da Perfil Maq

Agora que você já sabe como calcular a densidade de produto e a importância dessa informação para o seu negócio, conheça os equipamentos da Perfil Maq.

Acesse nosso site e confira os diferentes dosadores industriais, fale com a nossa equipe e descubra qual é o dosador ideal para o desenvolvimento da sua empresa. Proporcione um trabalho mais assertivo e funcional, diminuindo desperdícios e aumentando o lucro da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Em nosso blog temos muito mais! Continue nos acompanhando.

banner com chamada para entrar em contato e saber mais sobre os equipamentos Perfil Maq